ATÉ VOLTA DE WANDERLEI
Em Guaraí, a especulação do momento é que o ex-vereador Saboinha Júnior (Republicanos) será mesmo o vice da campanha de reeleição da prefeita Fátima Coelho (UB). Contudo, ele garantiu à coluna que mantém sua pré-candidatura a prefeito e que seu grupo está unido. Mas disse estar “dialogando com as forças políticas da cidade”. “Estou alinhado ao governador Wanderlei Barbosa, presidente do meu partido, que chega dia 4 para a gente se sentar e definir”, ressaltou. Na corrida sucessória de Guaraí, o governador definiu que quer apenas um nome da base. Do outro lado da disputa está a ex-prefeita Lires Ferneda (Podemos), que em 2022 foi a candidata a vice-governadora de um importante aliado dela, o senador Irajá (PSD), inimigo do Palácio. A leitura é que a divisão palaciana favorece Lires.
TIAGO DIMAS RECONQUISTA PODER DE BARGANHA
Sobre provável volta do ex-deputado federal Tiago Dimas (Podemos) à Câmara, com a maioria formada no STF e que deve se confirmar em plenário no segundo semestre, o ex-parlamentar reconquista poder de barganha. Para ele, isso será fundamental em dois momentos: primeiro, diante da expectativa de poder, negociar a participação do Podemos na composição da chapa majoritária do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB) — que pode até ficar com o deputado federal Alexandre Guimarães (MDB), mas em outros termos, já que Tiago chegará à convenção fortalecido –; e, depois das eleições, para segurar o comando do partido no Estado. Sem o mandato, ele veria o Podemos ser tomado de suas mãos, fosse por quem fosse. É próprio da selvageria da política, absurdamente autofágica.
PISONI, O INCENDIÁRIO
Enquanto as eleições em Araguaína e Palmas, por exemplo, seguem em banho maria (totalmente insossas), em Gurupi, o processo pega fogo. Isso porque tem um incendiário que não deixa as chamas se apagarem: o pré-candidato a prefeito do PSDB, Cristiano Pisoni. O título de um material de sua assessoria distribuído à imprensa esta semana, após outra saraivada de tiros nos adversários, anuncia que Pisoni “segue em frente com críticas aos políticos da cidade”. Com tochas nas mãos.
PROFESSOR LAMARCK, VICE DE COKIM
O vereador professor Lamarck Pimentel (Rede) será o candidato a vice-prefeito da oposição na chapa do prefeiturável e hoje também parlamentar de Tocantinópolis, Roberlan Cokim (PSB). Lamarck vem de dois mandatos na Câmara e já não iria disputar a reeleição, porque, disse, não quer fazer do cargo de vereador uma profissão. Assim, ele resolveu encarar mais uma disputa como vice-prefeito da chapa encabeçada por Cokim.
O vereador já disputou a eleição para prefeito em 2008 pelo Psol, quando o deputado estadual Fabion Gomes (PL) — este ano novamente na corrida pelo Paço — venceu. Da atual oposição de Tocantinópolis, Lamarck é o único que nunca teve ao lado da família Gomes na política.
ATÉ BOLSONARISTAS QUEREM PT EM IPUEIRAS
Em Ipueiras, duas das pré-candidaturas da cidade estão brigando pelo apoio do PT, Neto Aires (Progressistas) e Nícolas Pedreira (MDB). Tem chamado a atenção que parte dos dirigentes petistas locais querem empurrar o partido para o Neto, que, assim como o irmão, o deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas), é um notório bolsonarista. Não é por acaso: em 2022, o presidente Lula ficou 72% dos votos da cidade no primeiro turno e 73% no segundo. Mas há quem tenta evitar que o PT acabe no colo de bolsonaristas. Um deles é o ex-deputado federal Célio Moura, que estaria trabalhando para impedir esse alinhamento.
COMO EM PALMEIRAS, TAMBÉM EM AGUIARNÓPOLIS
O prefeito de Aguiarnópolis, Wanderly dos Santos Leite, fez contato com a coluna para contar que enfrentou no MDB a mesma situação que seu colega de Palmeiras, Júnior Noleto, que deixou a legenda presidida agora pelo deputado federal Alexandre Guimarães e foi para o União Brasil, dizendo não sentir segurança de que teria a sigla para concorrer à reeleição. “Aqui em Aguiarnopolis não foi diferente, fomos eleitos em 2020, também pelo MDB, juntamente com três vereadores, e tivemos que deixar o partido, ou, no meu caso, corria o risco de não ter legenda para disputar a reeleição”, disse Wanderly, que trocou o MDB pelo Republicanos.
PRD COM MARCOS DO CHICO
A pré-candidatura de Marcos Carvalho Lima, o Marcos do Chico (SD), a prefeito de Caseara ganhou reforço na segunda-feira, 24, com o apoio do PRD. Segundo site da região, o Araguaia Notícias, entre os nomes que se unem a Marcos do Chico está Márcio do Jeová, que é ex-presidente do PT local, ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e atual presidente do PRD. Também se alia ao pré-candidato a suplente de vereadora Josely Moreira (PRD). Marcos do Chico é o nome da oposição para enfrentar o pré-candidato da prefeita Ideslene Santana (UB), o ex-vereador Neguinho da Aleixa (Republicanos).
SODRÉ APOIA CAMILA
Em Miracema, o superintendente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faet), Fred Sodré, apesar de não ter sido possível ser o vice, anunciou que vai apoiar a reeleição da prefeita Camila Fernandes (Republicanos). O site Leal Júnior contou que ele compareceu à reunião de lançamento da pré-campanha da prefeita, na sexta-feira, 21, e afirmou que apoiará Camila. Sodré não pôde ser o vice porque ainda se encontra filiado ao Progressistas — partido aliado de Ivory de Lira (PCdoB) –, mesmo que tenha dito que migrou para o PSDB. Contudo, não houve a alteração no sistema da Justiça Eleitoral. Assim, a companheira de chapa de Camila, como a coluna antecipou, deve ser a professora Vânia Passos (UB).