OS MEDIADORES DO ENTENDIMENTO
Os mediadores do entendimento entre o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), foram os responsáveis pela articulação política das duas gestões. O secretário da Governadoria, Jairo Mariano, e o secretário de Governo e Relações Institucionais da Capital, Fabrício Viana, se reuniram no início da semana passada para discutir uma saída conciliatória para a crise da regulação.
CINTHIA LIGOU
Depois cada um conversou depois com seu superior sobre a necessidade de entendimento para que a gestão da saúde possa fluir e a população não seja a prejudicada. Convencida, a prefeita Cinthia pegou o telefone e ligou para o governador. Então, marcaram a conversa de quinta-feira, 25, que pôs fim às rusgas e apaziguou a relação.
JANTAR DE GUIMARÃES
O deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos) ofereceu um jantar na sexta-feira, 26, no Baroli, em Araguaína, para alguns membros do alto escalão do governo Wanderlei Barbosa. O encontro foi articulado pelo irmão do parlamentar, Israel Júnior, que é presidente da Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ATR). Entre os que participaram estavam o secretário da Saúde, Afonso Piva; o presidente da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), Issam Saado; o subsecretário da Educação, Edinho Fernandes; e ainda o deputado estadual Valdemar Júnior.
QUER SER PREFEITO
No rega-bofe, Guimarães confirmou sua intenção de se lançar candidato a prefeito de Araguaína no ano que vem e pediu apoio dos seletos convivas.
DOIS PRÉ-CANDIDATOS
Internamente, o Republicanos terá muita discussão até as convenções do ano que vem. É que outro importante membro do partido também já trabalha sua pré-candidatura a prefeito de Araguaína, o deputado estadual Jorge Frederico. Ele esboçou a candidatura em 2020, mas, por problemas de saúde na época, cedeu a vaga ao então deputado estadual Elenil da Penha (MDB).
DISPUTA INTERNA
Nos bastidores, o que se diz é que a disputa interna entre Guimarães e Jorge impede até hoje a definição de quem vai presidir o Republicanos em Araguaína. O deputado federal defende que o critério que valeu para Palmas e Porto Nacional deve prevalecer em Araguaína. Nas outras duas cidades, a presidência do partido ficou para os dois federais – Ricardo Ayres em Palmas e Antônio Andrade em Porto.
BOLSONARISTA NA AGRICULTURA
Bolsonarista de carteirinha, a ex-prefeita de Guaraí Lires Ferneda (PSD) foi nomeada na sexta-feira, 26, como a nova superintendente do Ministério da Agricultura (Mapa) no Tocantins. A indicação é do senador Irajá (PSD), do qual Lires foi candidata a vice-governadora na eleição do ano passado.
Confira uma das publicações de Lires pró-Bolsonaro no segundo turno:
REQUERIMENTOS REJEITADOS
Os dois requerimentos do vereador Flávio Cabanhas (PTB), protocolados na quarta-feira, 24, foram rejeitados por 12 votos, com 2 parlamentares favoráveis e 1 abstenção. Um pedia CPI para investigar, na Secretaria da Saúde, desvio de recursos e de insumos e “exonerações de cargos recentes e denúncias feitas no Ministério Público”. O outro requerimento convocava a secretária da pasta, Ana Paula Abadia, “para prestar esclarecimentos sobre algumas irregularidades no setor de almoxarifado”.
OS FAVORÁVEIS
Votaram a favor dos requerimentos o próprio autor, Cabanhas, ligado ao deputado Jorge Frederico, e o vereador Thiago Costa (PSDB), próximo ao deputado estadual Olyntho Neto (PSDB) e ao deputado federal Alexandre Guimarães.
NOVO COORDENADOR DO MDA
O secretário de Organização do PT do Tocantins, geógrafo e administrador, Diego Montelo, é novo coordenador do escritório do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) no Tocantins. A nomeação de Montelo foi publicada no Diário Oficial da União de sexta-feira.
SABOINHA EM SECRETARIA DE WANDERLEI
O ex-vereador de Guaraí Saboinha Júnior, vitimado pelo bate-cabeça dos suplentes do Solidariedade, o que impediu que assumisse a vaga deputado estadual, agora é o novo secretário extraordinário de Ações Estratégicas. O convite do governador Wanderlei já havia sido feito antes do episódio da vaga na Assembleia, mas, por conta dessa possibilidade, ficou em stand-by.
O NOME DE GUTIERRES PARA FORMOSO
Na região sul, o que se diz é que o deputado estadual Guitierres Torquato (PDT) quer emplacar o advogado Guilherme Gama (PDT) como o candidato do Palácio Araguaia a prefeito de Formoso do Araguaia no ano que vem. A cidade é administrada por Heno Rodrigues (PTB), que também acalenta a esperança de ter o governo do Estado em seu palanque.
MAJORITÁRIO EM FORMOSO
Guilherme Gama é suplente de deputado estadual pelo PDT e foi majoritário em Formoso, onde atuou como coordenador da campanha de Ronison Parente (MDB) a prefeito, em 2020, e disputou para estadual em 2022.
MARCA TURÍSTICA
O prefeito Júnior Bandeira (PL) lança nesta terça-feira, 30, a Marca Turística de Lajeado. Será às 19 horas, no Centro de Artesanato José Gomes Sobrinho.