SEM CONCILIAÇÃO
Depois de longos meses de tentativa de conciliação, mas sem acordo, o Ministério Público Federal (MPF) foi à Justiça contra todos os envolvidos no impasse do Projeto de Irrigação São João: o governo do Estado, Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e o Distrito, instância dos produtores para fazer a gestão do empreendimento. Segundo a ação, a medida judicial foi necessária diante da omissão do Estado “em realizar uma transição segura e paulatina de obrigações ao Distrito”.
QUE MANTENHA EM FUNCIONAMENTO
Contudo, o MPF pede liminarmente que seja determinado ao Estado que mantenha as estruturas e atividades essenciais ao funcionamento do Distrito, especialmente o fornecimento de energia elétrica nas casas de bombas.
GRUPO DE TRABALHO
O MPF quer que a Justiça determine a constituição de um grupo de trabalho, integrado por representantes dos acionados e do Ministério Público Federal, para promover a transição da gestão do Distrito à entidade dos irrigantes. Também que o Estado mantenha as estruturas e atividades essenciais ao funcionamento do Distrito, especialmente o fornecimento de energia, efetuando o pagamento de todas as contas junto à Energisa para imediato restabelecimento dos equipamentos de uso comum do projeto, em até 48 horas.
QUE ASSUMA GRADUALMENTE
A Procuradoria ainda pede que a Justiça obrigue o Distrito a assumir gradualmente a gestão projeto de irrigação, com as ações que lhe forem sendo transferidas pelo Estado, conforme indicado pelo grupo de trabalho.
NILTON IRRITADO
O deputado estadual Nilton Franco (Republicanos) ficou muito irritado na Assembleia nessa terça-feira, 9. Isso porque o Palácio quis que uma Medida Provisória que está com vistas para Júnior Geo (Podemos) fosse votada em uma reunião em conjunto das três principais comissões – Constituição e Justiça, Finanças e Defesa do Consumidor. Nilton e Moisemar Marinho (PSB) convocaram as presididas por eles, CCJ e Defesa do Consumidor, respectivamente. Olynto também chamou a dele não, mas em conjunto com as demais. Motivo: na convocação em conjunto, a presidência da reunião é de quem comanda a CCJ, no caso, Nilton.
ATROPELADO POR GEO
Nilton ainda não gostou do fato de seu vice-presidente na CCJ, Júnior Geo, ter distribuído matérias na sua ausência. A prerrogativa é de quem preside a comissão.
MÃO AMIGA
O deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos) está insatisfeito com os espaços que conseguiu conquistar nos governos do Estado e federal. Para estender seus domínios no governo Lula, os aliados de Guimarães revelaram que ele passará contar com a mãozinha de amigo especial, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), muito próximo ao presidente da República.
NÃO NECESSARIAMENTE
O vice-governador Laurez Moreira (PDT) disse à coluna que não necessariamente o partido que preside no Estado, o PDT, terá candidato a prefeito em Gurupi, sua cidade. Laurez contou estar conversando com todos e que seu objetivo é unir as diversas correntes locais.
SHOW DE HORRORES EM ARAGUAÍNA
Foi amplo o show de horrores que marcou a sessão da Câmara de Araguaína na segunda-feira, 8, para ouvir os esclarecimentos da secretária municipal de Educação, Elizângela Silva, e o diretor da Escola Joaquim Sabino, Renato dos Santos Correia, unidade de ensino que recebeu uma peça semana passada, patrocinada pela Bayer, que tem por objetivo conscientizar as crianças sobre as diferenças entre as pessoas, de forma a romper com barreiras do preconceito. Na tribuna, alguns vereadores se sucederam com discursos homofóbicos travestidos de boas intenções cristãs. O mundo mudou, a sociedade mudou, as diversidades saíram de todos os armários e estão à luz solar. O que se tenta é ensinar as novas gerações a conviver com essa diversidade com respeito, sem preconceito. Ninguém quer mudar ninguém. Esse e outros episódios (como a absurda discussão sobre a linguagem neutra na Câmara de Palmas) mostram quanta ignorância ainda precisamos vencer. E a postura eleitoreira, sem seriedade no trato de uma questão tão delicada, só nos distância de uma sociedade marcada pelo respeito e pela tolerância.
FOGO AMIGO
Adversários do próprio PT recuperaram a demissão do ex-deputado estadual José Roberto como analista ambiental do Ibama em abril do ano passado e distribuíram nas redes sociais como se tivesse ocorrido agora, no governo Lula. O fogo é cerrado entre o presidente regional do PT, Zé Roberto, e seus adversários internos.
BIELÂNDIA RECEBE OBRAS DE TIAGO DIMAS
Distrito de Filadélfia localizado a 50 quilômetros do centro da cidade, Biêlandia acabou de receber uma praça e o novo abatedouro de frango, obras construídas com recursos destinados por emendas pelo ex-deputado federal Tiago Dimas (Podemos). Na cerimônia de entrega, no final de semana, o prefeito Davi Bento elogiou a parceria de Dimas com a cidade e com o distrito, dizendo que o ex-parlamentar sempre contribuiu com o progresso da localidade e de Filadélfia. “Para o município foi uma honra contar com Tiago Dimas, uma pessoa comprometida com a qualidade de vida da população e a geração de renda”, frisou o prefeito.
PREFERENCIAIS
A Câmara dos Deputados aprovou na noite dessa terça-feira, 9, projeto de lei do senador Irajá (PSD) que inclui doadores de sangue entre as pessoas com direito a atendimento preferencial em filas e repartições públicas. A aprovação ocorreu na forma de um substitutivo do deputado Kim Kataguiri (UB/SP) e prevê que o doador de sangue também contará com prioridade após todas as pessoas dos grupos já contemplados pela Lei 10.048/00 e os novos grupos. Para contar com o benefício, o doador de sangue terá de apresentar comprovante de doação com validade de 120 dias. O texto agora retorna ao Senado.