SEM MUITAS OPÇÕES
O deputado estadual Júnior Geo (sem partido) ficou sem muitas opções partidárias para disputar as eleições de Palmas. Tentou o Solidariedade, mas a ducha de água fria veio nessa quarta-feira, 3, com o vídeo do vice-presidente nacional do partido, Paulinho da Força, garantindo o comando ao deputado estadual Vilmar de Oliveira e o apoio à pré-candidatura a prefeita de Janad Valcari (PL).
VEREADORES RESISTEM
Assim, Geo tenta nestas últimas horas da janela se acertar com o PSDB da prefeita Cinthia Ribeiro. Mas enfrenta forte resistência na base do partido na Câmara. Alguns dos principais vereadores de Cinthia — o próprio presidente da Casa, José do Lago Folha Filho, Major Negreiros e Eudes Assis, todos tucanos — querem que a prefeita se acerte com seu antecessor, Carlos Amastha (PSB), e o apoie nesta campanha.
OS ‘ADVOGADOS’ DE GEO
Quem advoga a favor de Geo é o vereador Josmundo Vila Nova (Podemos). Fora da Câmara, o que dizem é que Geo conta também com o apoio do deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB), marido da prefeita, e da poderosa secretária de Planejamento e Desenvolvimento Humano (Seplad), Mila Jaber.
GARANTIR A GOVERNABILIDADE
Porém, Cinthia tem posto à mesa até mesmo a necessidade de garantir a governabilidade nesta reta final da gestão e, para isso, não seria recomendável ir contra a vontade da maioria dos parlamentares.
PREOCUPAÇÃO COM A REAÇÃO DOS SERVIDORES
Uma preocupação do entorno da prefeita é com a reação dos servidores municipais, segmento que recebeu tratamento especial na gestão de Cinthia, e é visto como refratário a Amastha.O ex-prefeito tem dito que não é verdade que seja rejeitado pela categoria. Mas é fato que aliados próximos de Cinthia temem que ela se desgaste com o funcionalismo da Capital ao hipotecar apoio a seu antecessor.
OLYNTHO AINDA INDEFINIDO EM ARAGUAÍNA
Em Araguaína, o deputado estadual Olyntho Neto (Republicanos) ainda não decidiu se apoiará a pré-candidatura de prefeito de seu colega de partido e de Assembleia, Jorge Frederico, ou se estará na campanha de reeleição de Wagner Rodrigues (UB). Olyntho tem dito que não descarta apoiar Wagner, já que mantém uma afinidade com o prefeito, mas há também a amizade com Jorge. Antes de se decidir, Olyntho pretende conversar com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).
E FERREIRINHA?
Indecisão também sobre a posição do presidente municipal do MDB de Araguaína, ex-vereador José Ferreira Barros Filho, o Ferreirinha. Tio de Jorge Frederico, ele está comprometido com o projeto do sobrinho de chegar à prefeitura. Mas o MDB da cidade ficou na cota do deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos), que declarou apoio a Wagner. Como tem mandato, Ferreirinha só deixa o comando da sigla se o presidente regional, Marcelo Miranda, fizer uma intervenção. Como hipotecou apoio para o ex-vereador assumir o MDB local, o ex-governador não deve se meter na cidade.
SÓ COM ALEXANDRE
No entanto, o MDB terá mudança no comando regional por volta de junho, já que o mandato de Marcelo vence no final de maio. Alexandre Guimarães, que acaba de ter autorização do TSE para deixar o Republicanos, vai assumir a presidência do MDB no Tocantins, e só então poderá haver a mudança no diretório de Araguaína. Bom, pelo menos é essa a expectativa.
O MUNDO CAPOTA I
Nas rodas de Porto Nacional, o comentário é que o deputado federal Antônio Andrade (Republicanos) foi um dos mais ardorosos defensores de que a então deputada federal Dorinha Seabra Rezende (UB) fosse a candidata a senadora da base do governador Wanderlei em 2022. Andrade rejeitava completamente a possibilidade de o Palácio apoiar a reeleição da ex-senadora Kátia Abreu. Agora o União Brasil, presidido por Dorinha, recebeu o prefeito Ronivon Maciel (ex-PSD), adversário de Andrade, e vai apoiá-lo à reeleição.
O MUNDO CAPOTA II
Já em Araguaína, o pré-candidato a prefeito Jorge Frederico tem como opção de candidato a vice seu ex-colega de Assembleia Elenil da Penha (MDB), candidato derrotado pelo prefeito Wagner em 2020. Nas últimas eleições municipais, dizem pessoas próximas do hoje secretário estadual do Esporte, Elenil queria Jorge de vice, mas o deputado do Republicanos não quis se arriscar e pouco se envolveu campanha do companheiro de Parlamento.