RELATORA DO CASO BIVAR
A senadora Dorinha Seabra Rezende foi a relatora interna do caso que resultou no afastamento do presidente nacional do União Brasil, Luciano Bivar, nessa quarta-feira, 20. Foram 11 votos favoráveis ao afastamento e 5 contrários, com 1 abstenção. O partido agora passa a ser comandado pelo primeiro vice-presidente da sigla e o principal adversário interno de Bivar, Antônio de Rueda.
NÃO OPTOU POR EXPULSÃO
Dorinha disse à imprensa nacional que não opinou pela expulsão de Bivar porque isso poderia prejudicar o partido em um ano eleitoral.
AMASTHA COM ASSESSORES DE PADILHA
O ex-prefeito de Palmas e pré-candidato Carlos Amastha (PSB) se reuniu com assessores do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. O objetivo foi buscar apoio do PT da Capital ao seu projeto de voltar a administrar a cidade.
PREVALECEU NOME DE SIQUEIRA
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados decidiu rejeitar nessa quarta-feira, 20, o projeto do deputado federal Carlos Gaguim (UB) que propunha o nome do senador João Ribeiro para a ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-153, ligando Xambioá a São Geraldo (PA). Relator da matéria, o deputado federal Vicentinho Júnior (PL) optou pelo projeto apensado por seu colega Lázaro Botelho (PP), que dá à ponte o nome do ex-governador Siqueira Campos. “Não obstante ambos os projetos cumprirem os pressupostos de natureza técnica, sem qualquer demérito ao senador João Ribeiro, optamos por dar o nome do governador Siqueira Campos a esta obra grandiosa, em razão da sua notória e reconhecida atuação política para a criação do estado do Tocantins, bem como pelo incansável trabalho de organização administrativa estrutural do novo estado, que governou com afinco por quatro mandatos”, concluiu Vicentinho em seu relatório, aprovado pela comissão.
CARÁTER CONCLUSIVO
A proposta agora vai à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em caráter conclusivo, ou seja, se aprovada lá não precisa ir a plenário e já passa a valer.
DELEGADA DA MULHER É PRÉ-CANDIDATA
A Delegada da Mulher de Araguaina, Sarah Lilian de Souza, vai concorrer a vaga de vereadora da cidade pelo Republicanos. A pré-candidatura dela foi anunciada nessa quarta-feira, 20, durante a passagem do governador Wanderlei Barbosa, presidente regional do Republicanos, por Araguaína.
PAULA ZERBINI TAMBÉM
Entre as seis mulheres que devem concorrer pelo Republicanos em Araguaína está também a atual suplente professora Paula Zerbini, que disputou em 2020 pelo PTB.
PRÉ-CANDIDATO COM APOIO DE LAUREZ
Já em Porto Nacional, quem vai concorrer pela primeira vez a vereador é o advogado Ariel Godinho. A pré-candidatura dele foi anunciada em vídeo pelo vice-governador Laurez Moreira, presidente regional do PDT, partido pelo qual o advogado disputará. O PDT está totalmente integrado à base governista em Porto, e vai apoiar a pré-candidatura a prefeito do deputado federal Antônio Andrade (Republicanos).
VÍDEO VIRULENTO EM LAJEADO
Em Lajeado, o pré-candidato a prefeito Toninho da Brilho (PSB) fez um vídeo pesado em que chama de “canalha” dois adversários, o atual prefeito, Júnior Bandeira (PL), e o ex-prefeito e também pré-candidato Tércio Dias Melquíades Neto, o Dr. Tércio (Republicanos). Toninho diz que os dois – grandes adversários no passado – teriam se unido nestas pré-campanhas.
VICE ROMPEU COM BANDEIRA?
Como resultado dessa suposta aliança até bem pouco tempo impensável, o vice-prefeito Nego Dilson teria rompido com Júnior Bandeira, e firmado uma aliança com os pré-candidatos vereadora Leidiane Mota, o ex-prefeito José Edvaldo, o ex-vereador Adão Tavares e o policial civil Hilário Dias. Eles devem fazer uma pesquisa até semana que vem para decidir quem vai encabeçar a chapa.
BANDEIRA LIBEROU VEREADORES
Dr. Tércio negou o apoio de Bandeira a ele. O que pré-candidato do Republicanos disse é que o prefeito liberou os vereadores para fazerem a composição que quisessem. “Eles poderiam ir para qualquer lado em termos de futuro. Como eu tenho bom relacionamento com quase todos, estão optando por minha pré-candidatura”, afirmou. Como a coluna informou, no sábado, 16, Dr. Tércio recebeu no Republicanos três vereadores — André Portilho, Oscar Goveia e Antônio Carlos — e outros dois não ingressaram na legenda, mas declararam apoio a ele — Walber Pajeu e Emival Parente. Dr. Tércio avisou que está tomando medidas judiciais contra Toninho da Brilho por causa do vídeo.
3 PRÉ-CANDIDATURAS
Diante dessas movimentações, a expectativa em Lajeado é de que a cidade tenha três candidaturas – Júnior Bandeira, no segundo mandato, não tem direito à reeleição: Dr. Tércio, Toninho da Brilho e um nome que vai sair desse grupo com Nego Dilson, Leidiane, José Edvaldo, Adão Tavares e Hilário Dias.
VANDALISMO
Cerca de uma dezena de faixas de agradecimento ao prefeito Ronivon Maciel (PSD), bancadas por empresários de Porto Nacional, foram danificadas misteriosamente. As faixas enalteciam o projeto do Polo Multissetorial que, após duas décadas, saiu do papel e começará a receber suas primeiras empresas. Mais curioso é que as faixas danificadas foram em locais sem câmeras de segurança. Onde tinha câmera, ninguém mexeu.