SINTET BARRA PARTICIPAÇÃO DE AMASTHA
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet), da Capital, não aceitou receber o ex-prefeito e pré-candidato do PSB, Carlos Amastha, nessa terça-feira, 25, às 19 horas, como convidado do II Encontro da Federação Palmas Brasil da Esperança, de PT, PCdoB e PV. A ideia das três legendas é fazer um debate com os prefeituráveis de centro-esquerda. Em vídeo na rede social, o sindicato destacou o perfil “autoritário, ditatorial e nada democrático desse senhor [Amastha]”. É a greve da educação na gestão do ex-prefeito entregando a conta do tratamento recebido na época. O Sintet ainda aproveitou para negar que o movimento de 2017 teve finalidade política, como Amastha chegou a dizer num vídeo semana passada.
INIMIGO NÚMERO 1
No texto do post, o Sintet informa “à categoria e a sociedade palmense que, assim como nas eleições anteriores, manterá a abertura ao diálogo com os candidatos à Prefeitura de Palmas, com exceção ao pré-candidato Carlos Amastha”. O título do post do sindicato é autoexplicativo sobre como a categoria enxerga o ex-prefeito: “Pré-candidato Carlos Amastha, inimigo nº 1 da educação, NÃO SERÁ bem recebido no SINTET”.
A RESPOSTA DE GABRIEL A VISGUEIRA
O vereador de oposição de Formoso do Araguaia Gabriel Bezerra (MDB) foi à tribuna da Câmara nessa terça-feira, 25, para o que chamou de “respostas às afrontas” do secretário da Infraestrutura da gestão do prefeito Israel Kawê (PSB), Ronaldo Visgueira, a quem classificou de “operador do esquema desvendado pela Polícia Federal”. Uma alusão à Operação Dubai. Ele começou o discurso dizendo que recebeu uma mensagem “um tanto intimidadora” de Visgueira. Segundo o parlamentar, no primeiro ponto da mensagem, o secretário perguntou se Gabriel tinha algo contra ele, porque, se tiver, “tínhamos que conversar”; e que ainda, como vereador, ele deveria dar o exemplo.
MONTOU ESQUEMA
Então, Gabriel disse que não tem “nada contra, nem a favor” do secretário, e emendou: “Tudo que sabemos de sua vida, enquanto participação pública e empresarial, é que o senhor montou e executou um esquema de corrupção na Prefeitura de Formoso do Araguaia, já neste mandato, e o próprio Ronaldo foi à Polícia Federal para confessar que o fez”.
FALTOU AÇÃO DE IMPROBIDADE
O vereador disse que é, sim, exemplo. “Diferente do senhor, eu não sou envolvido em esquema de corrupção, não respondo processo por corrupção, não sou ladrão, não sou bandido, nunca fiz parte de quadrilha, e tenho a minha imagem limpa. A exemplo disso, o senhor disputou a mesma eleição que eu disputei, e eu estou aqui na qualidade de vereador. O senhor fica barganhando cargos para fazer esquemas de desvio de dinheiro e lavar dinheiro para políticos, porque não teve a oportunidade franqueada pelo povo de estar aqui”. Para Gabriel, faltou ação de improbidade administrativa do Ministério Público para que “pessoas como essa [Visgueira] não pudessem ocupar cargos públicos”.
LAVAGEM DE DINHEIRO
O parlamentar ainda continuou: “Não fui eu, senhor Ronaldo, que disse que lavava dinheiro para o ex-prefeito Heno Rodrigues; não fui eu que disse que lavava dinheiro para o atual prefeito Israel Kawê. Diga-me se algum dia o senhor lavou dinheiro para mim. Era para eles que o senhor lavava, e foi o senhor mesmo que disse que fazia isso. Prova disso é que o senhor ganhou um cargo de alto escalão no município. E o prefeito Israel dizia nessa Câmara, na comissão de cassação, que não tinha relação [com Visgueira]. Como não ter relação com alguém e lhe dar um cargo de confiança? Como não ter relação e dar o mais importante cargo neste momento, considerando que os nossos maiores problemas estão na infraestrutura urbana e também rural?”, questionou.
A VERGONHA
Gabriel disse que a condenação a Visgueira virá não dele, mas da Justiça. “Enquanto isso, temos a vergonha de ter você à frente da Secretaria da Infraestrutura”, lamentou. A coluna fez contato com o secretário da Infraestrutura e aguarda sua manifestação.
REPUBLICANOS SE APROXIMA
É dado como fato em Gurupi que há uma aproximação do Republicanos, do governador Wanderlei Barbosa — na cidade presidido pelo ex-presidente da ATS Edinho Fernandes –, com a prefeita Josi Nunes (UB). Se a conversa vai avançar é outra história, mas que ela existe, existe. Inclusive, discussão de indicação de vice. A negociação é pilotada diretamente por articuladores do Palácio.
ÉLCIO DEVE DEIXAR SECOM DE JOSI
Por falar em Gurupi, o secretário da Comunicação da prefeitura, o jornalista Élcio Mendes, deve se afastar do cargo para se dedicar à campanha de reeleição de Josi e ainda contribuir com o pré-candidato do Podemos em Palmas, Eduardo Siqueira Campos, de quem ele também é muito próximo. Para o lugar de Élcio, o nome mais citado é o do jornalista Paulo Albuquerque.
OUTRA PONTE PARA RONIVON
Quem comemorou o anúncio da aprovação, pela Assembleia, da autorização para o Estado fazer um empréstimo de R$ 250 milhões para a duplicação da Ponte Governador José Wilson Siqueira Campos, que liga Palmas a Luzimangues, foi o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel (PSD). Ele, que acabou de ganhar um ponte novinha no dia 14, agora disse que a duplicação da travessia Palmas-Luzimangues “vai agilizar e fortalecer a integração do maior distrito do Tocantins com a Capital”. Será uma conquista gigante. Governo do Estado e Assembleia Legislativa acertam muito em dar andamento para a proposta, que é um grande anseio da população portuense de Luzimangues e da Capital”, comemorou o prefeito.
WAGNER E A ENDOSCOPIA
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB), está fazendo exames de rotina e, no final da manhã dessa terça, 25, passou por uma endoscopia. O efeito do medicamento demorou a passar. Apesar de aconselhado a desmarcar, Wagner insistiu em manter o lançamento de uma obra para as 17 horas. Contudo, só foi acordar por volta das 19 horas, quando passou o efeito do remédio. O bochicho sobre a saúde do prefeito foi grande por conta dessa história, mas ele já está inteiro e de volta à rotina.
STÁLIN MOSTRA VOLUME DE APOIOS
O ex-deputado estadual estadual Stálin Bucar (Progressistas) lançará sua pré-candidatura a prefeito de Miranorte no dia 5, às 19 horas, no plenário da Câmara da cidade. O convite de Stálin — foto ao lado — traz como presenças confirmadas o presidente de seu partido, o deputado federal Vicentinho Júnior, e do vice-presidente da sigla, o também deputado federal Lázaro Botelho; o presidente regional do PDT, vice-governador Laurez Moreira; o deputado federal Antônio Andrade, do Republicanos — partido do pré-candidato de situação e, portanto, concorrente de Stálin, Adriano Santiago –; os deputados estaduais Nilton Franco, também do Republicanos, e Gutierres Torquato (PDT), e o ex-senador Vicentinho Alves.
WESLLEY CAPIXABA LANÇA PRÉ-CANDIDATURA EM KENNEDY
Quem lança pré-candidatura nesta quinta-feira, 27, às 19 horas, é Weslley Capixaba (PSD) em Presidente Kennedy. Lá ele conta ainda com o apoio do PSDB e do Agir. Para o lançamento estão confirmadas as presenças do presidente regional do PSD, senador Irajá, dos deputados estaduais Eduardo Mantoan (PSDB) e Luciano Oliveira (PSD, e do deputado federal Filipe Martins (PL). A outra pré-candidatura da cidade é do prefeito João Batista (Progressistas), que vai à reeleição com o apoio do Palácio.
O APOIO DE ZECA DIRCEU A CÉLIO MOURA
O pré-candidato a prefeito de Araguaína pelo PT, ex-deputado federal Célio Moura, recebeu o apoio de outro ilustre petista, o deputado federal Zeca Dirceu (PT), filho do ex-ministro e poderoso articulador do partido do presidente Lula, Zé Dirceu. Zeca chamou Célio “de importante liderança nacional do nosso partido”. “A vitória do Célio na eleição vai colocar Araguaína no centro do poder aqui em Brasília, onde estão concentrados os recursos, programas, as obras, investimentos que podem levar Araguaína a um desenvolvimento ainda maior, de geração de emprego, de equilíbrio social”, garantiu o deputado paranaense.