ANDRÉ MENDONÇA ACOMPANHA RELATOR
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), devolveu o processo do PSB nacional contra a dupla eleição da mesa diretora da Assembleia do Tocantins, o que reabriu o julgamento virtual na Corte, interrompido em junho. Mendonça acompanhou o relator, ministro Dias Toffoli, por considerar que a dupla eleição afronta “os princípios democrático e republicano”. Por isso, defendeu, “é inconstitucional a antecipação desarrazoada” do segundo biênio de uma legislatura, “que leve ao rompimento do necessário liame da contemporaneidade entre o escrutínio e o exercício do mandato diretivo”.
SÓ EM OUTUBRO
Mendonça ainda fixou em seu voto um marco temporal para a antecipação de eleição de mesa de parlamentos. Para o ministro, elas só podem ocorrer a partir do último domingo de outubro do segundo ano do mandato parlamentar vigente. No caso da atual legislatura, a partir de último domingo de outubro de 2024.
EM JUNHO
Na Assembleia do Tocantins, essa antecipação, até a legislatura passada, ocorreu em junho do segundo ano. O julgamento no STF prossegue e outro ministro ainda pode pedir vista.
FESTA GRANDE DE FORTES
A política no final de semana foi movimentada pela grande festa em Gurupi pelo aniversário do deputado estadual Eduardo Fortes (PSD). O evento reuniu colegas dele na Assembleia, o presidente Amélio Cayres (Republicanos), os deputados Luciano Oliveira (PSD), Janad Valcari (PL) e Winston Gomes (PSD). Também contou com a presença do deputado federal Carlos Gaguim (UB), do vice-governador Laurez Moreira (PDT) e da prefeita de Gurupi, Josi Nunes (UB).
JOSI I
Alguns discursos de alguns ilustres convivas geraram desconfortos, sobretudo para Josi, que parece ter passado despercebida para alguns líderes que se pronunciaram. O presidente da Aleto, por exemplo, exaltou o vice-governador e classificou Laurez como o melhor prefeito de Gurupi. Amélio estava bem ao lado de Josi. A fala do deputado deixou aliados de Josi grilados.
JOSI II
Já Janad lançou o aniversariante Eduardo Fortes a prefeito de Gurupi. Aliados de Josi também não gostaram.
GAGUIM NA MAJORITÁRIA
Gaguim fez foi lançar a si próprio, no caso, a senador. Em seu discurso, o deputado não esqueceu da prefeita, que o tem como parlamentar federal mais próximo da gestão. Ele defendeu que Josi “está trabalhando muito” e avisou sobre 2026: “Laurez vai ser governador, Wanderlei [Barbosa, Republicanos] vem para o Senado e eu, Gaguim, quero ser o outro candidato do senado do grupo. Eu desafio qualquer deputado que colocou mais dinheiro em Gurupi do que eu”.
OLHO EM 2026
Por falar em Janad e Gaguim, em importantes rodas de política essa aproximação dos dois é vista como um dos motivos para que o senador Eduardo Gomes ainda esteja em profunda reflexão sobre o anúncio do apoio do PL à pré-candidatura da deputada estadual a prefeita de Palmas. Afinal, avaliam, pelo andar da carruagem, Gaguim deve ser o candidato a senador de Janad, no ano em que Gomes deve renovar o mandato.
TEM O IRMÃO
Mas não é o único motivo. A avaliação geral nessa importante roda é que Gomes também quer ver os rumos que a política palmense deve tomar nos próximos meses. “E se o irmão dele virar prefeito de Palmas?”, sugere um membro do seleto grupo.
FILA GRANDE NA PORTA DE ANDRÉ
Por falar nisso, a brincadeira da roda é que quanto mais Janad faz denúncia contra a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), maior fica a fila do beija-mão do vice-prefeito André Gomes (PL). Claro, André não vê graça nisso e não quer saber dessa conversa.
SÓ AMASTHA
Ainda sobre a sucessão de Palmas, sob a perspectiva partidária, apenas um pré-candidato tem partido garantido para concorrer: o presidente regional do PSB, Carlos Amastha. Janad depende desse apoio de Gomes ou que o partido garanta a ela carta que a libere a seguir seu rumo; Júnior Geo está encalacrado no Podemos; e Eduardo Siqueira Campos e Vanda Monteiro não terão legenda no União Brasil nem que a vaca tussa.
DJALMA QUER SER CANDIDATO
Em Dianópolis, quem está decidido a encarar a sucessão do prefeito José Salomão (PT) é o ex-vereador Djalma Parente. Ele disse contar com “um grupo coeso e consolidado” e que “fará o melhor por Dianópolis”. Para Djalma, nas eleições de 2022 esse grupo mostrou força elegendo Ricardo Ayres o deputado federal como o mais votado da história da cidade, com 1.546 votos, e Léo Barbosa, o estadual majoritário, com 940 votos. O ex-vereador ainda estuda o partido pelo qual deve disputar.
ÚLTIMA SEMANA
Está é a última semana para que Organizações da Sociedade Civil do Tocantins possam se inscrever no processo de seleção da senadora Dorinha Seabra Rezende (UB) para distribuição de emendas parlamentares do Orçamento de 2024. O prazo para inscrições termina na sexta-feira, 29.
QUESTÃO É A SEGURANÇA JURÍDICA
O deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos) disse não ser contrário aos direitos indígenas. “Pelo contrário, tenho grande respeito por eles, pois representam nossa história”, afirmou. Contudo, na questão do marco temporal, tese invalidada semana passada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Guimarães avaliou que o que está em jogo é segurança jurídica, que, para ele, “também é crucial”. “Nesse sentido, é necessário um equilíbrio, uma busca por soluções que respeitem os direitos indígenas, mas que também levem em consideração a produtividade das terras”, defendeu.
A ORGANIZAÇÃO E A DESORDEM
Ele afirmou que a Frente Parlamentar da Agropecuária e a bancada ruralista têm projetos de lei para regulamentar essa situação, “visando a organização e a estabilidade em um Brasil que, por vezes, parece estar em constante desordem”.
DIRETORA DA MULHER
A vereadora de Lajeado Leidiane Mota (Podemos), assumiu semana passada o cargo de diretora da Mulher da União dos Vereadores Tocantinenses (UVT). Ela foi empossada pelo presidente da entidade, Miguel do Cajueiro (UB). O objetivo do cargo é fortalecer a participação da feminina na política e ampliar os espaços das mulheres nos cargos eletivos.
“A NOIVA” EM GURUPI
Estarei na quarta-feira, 27, em Gurupi para meu novo livro, “A noiva e outros contos políticos” (Editora Veloso). O lançamento será no Centro Cultural Mauro Cunha, às 19 horas, e conta com o apoio da Secretaria Estadual da Mulher e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. Os organizadores pedem para que se leve um brinquedo de doação para o projeto Arthur e Nina.