AVANÇA NA REFORMA DA EQUIPE
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), avançou na reforma de seu secretariado nessa segunda-feira, 24, com mais mexidas. Ela havia feito algumas alterações no final de janeiro e agora trocou os comandos das Agências de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ARP) e de Transporte Coletivo (ATCP), da Fundação do Meio Ambiente (FMA), e das Secretarias de Comunicação (Secom) e do Desenvolvimento Rural (Seder).
PAGOU PELO ATRASO
No caso da ATCP, o advogado Fábio Chaves pagou pelo atraso do processo de pagamento da medição de fevereiro da Viacap. Segundo a coluna apurou, o processo não andou na velocidade que deveria na ARP, houve um bate-cabeça e resultou na paralisação de quase 40 ônibus, o que prejudicou os usuários de linhas importantíssimas para o fluxo de passageiros, como a do Taquari-centro.
VINHA DANDO A ALMA
Uma pena, porque, como a Coluna do CT vem afirmando desde o início da municipalização do transporte público, em dezembro, Fábio Chaves vinha dando a alma para o sucesso desse intrincado processo.
EXCELENTE RELACIONAMENTO
No lugar da experiente jornalista Ivonete Mota, na Secom, está assumindo o também jornalista e radialista Júlio César de Prado Domingos, profissional de excelente relacionamento com as redações.
EM POSIÇÃO ESTRATÉGICA
Ivonete continuará na gestão como secretária executiva do gabinete de Cinthia. A jornalista é craque na articulação política, tem visão global da gestão (pela atuação transversal própria da Secom) e pode ser estratégica nesta reta final de fim de governo. Aliás, articulação política nunca foi o forte da gestão da prefeita. Muito capenga ao longo de todo o mandato e meio dela.
NO LUGAR CERTO
O ex-vereador Carlos Braga vai para uma pasta com a qual tem grande identificação ao trocar o Meio Ambiente pelo Desenvolvimento Rural. Braga conhece profundamente a zona rural de Palmas, os produtores e pode, assim, fazer um grande trabalho.
NÃO SERÁ DESTA VEZ PARA SABOINHA
Numa reviravolta, tudo indica que não será desta vez que o ex-vereador de Guaraí Saboinha Júnior (SD) vai assumir a vaga na Assembleia. Apesar de aliados terem dito inicialmente que o presidente da Câmara de Araguaína, Marcos Duarte (SD), o primeiro suplente do deputado estadual Vilmar de Oliveira (SD), abriria mão para se dedicar à sua missão no Legislativo do município, parece que ele repensou. Duarte está a caminho de Palmas nesta terça-feira, 25, para discutir sua posse na Aleto, a partir de segunda-feira, 1º, quando começa a licença de Vilmar.
NÃO DEIXOU O CAVALO PASSAR
Ele é primeiro suplente, com os 5.498 votos obtidos em outubro; e o segundo é o vereador de Gurupi Ivanilson Marinho, com 4.373 votos, que disse à coluna que estava decidido a abrir mão da oportunidade para Saboinha, que conquistou 3.129 votos. Mas Duarte achou melhor não deixar o cavalo passar arriado, e decidiu montá-lo.
GUIMARÃES NÃO DESCARTA
Em Araguaína, aliados dizem que o deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos) não descarta a possibilidade de disputar a prefeitura no ano que vem, apesar da boa relação que vem construindo com o atual titular, Wagner Rodrigues (SD). Segundo essas fontes, Guimarães está fazendo contas políticas.
VAI FAZER A DIFERENÇA
Guimarães visitou Gurupi na sexta-feira, 21, e recebeu apoiadores de campanha que debateram sobre as ações do parlamentar na cidade. O deputado disse a eles que quer fortalecer ainda mais o seu grupo local. E avisou que vai participar do processo eleitoral gurupiense de 2024 e que, com seu pessoal, vai fazer a diferença.
ESTÁ DESCARTADO
Já em Pedro Afonso, o ex-prefeito e atual secretário da Governadoria, Jairo Mariano (PDT), descarta a possibilidade de disputar seu retorno ao comando do município no ano que vem. Ele, contudo, ainda não decidiu quem vai apoiar. Fato é que está estremecido com o prefeito Joaquinzinho (Progressistas), a quem apoiou em 2020.
DE VOLTA AO MUNDO
Como a coluna afirmou nessa segunda, a ex-senadora Kátia Abreu (Progressistas) está na Europa e aproveitou para assistir a entrega do Prêmio Camões ao escritor e compositor Chico Buarque, em Lisboa. “Foi emocionante”, contou ela em suas redes sociais. Kátia ainda fez uma foto ao lado do presidente Lula, que também foi à premiação de Chico: “Nosso presidente Lula está muito disposto e com ótimo astral. Em Portugal, sua agenda foi intensa. O Brasil está mesmo de volta ao mundo”, anotou Kátia no Instagram.
31 ANOS DA JUSTIÇA FEDERAL NO TO
A Justiça Federal no Tocantins comemorou os 31 anos de sua instalação. Sua sede foi inaugurada em Palmas em 8 de maio de 1992. Assim, a solenidade de abertura oficial da Correição Geral Ordinária de 2023, na tarde dessa segunda-feira, serviu para lembrar dessas mais de três décadas de serviços.
CARTEIRA PARA AUTISTAS
O governo do Tocantins publicou no Diário Oficial do Estado dessa segunda-feira o decreto sobre a expedição da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). O documento é válido em todo o território estadual e sua apresentação visa garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. Agora o Estado tem 30 dias para disponibilizar no site oficial da Secretaria Estadual da Saúde formulários para que as famílias possam preencher e requerer o documento. O acesso ao formulário também poderá ser feito nos Centros e Serviços de Reabilitação de Palmas, Porto Nacional, Colinas e Araguaína.
NOVO ENSINO MÉDIO EM DEBATE
A Assembleia do Tocantins debaterá em audiência pública na quinta-feira, 27, a partir das 15 horas, o Novo Ensino Médio, que começou a ser implementado no ano passado em escolas públicas e privadas em todo o Brasil, mas foi suspenso pelo governo Lula. O autor da proposta é o presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto do Legislativo estadual, deputado Marcus Marcelo (PL).
COM O MINISTRO DO TRABALHO
O presidente da Força Sindical-TO, Carlos Augusto Melo de Oliveira, o Carlão, participou no final da semana de reunião com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, para discutir o futuro das organizações sindicais do Brasil. Entre os temas debatidos, o direito à greve, a organização sindical, o financiamento das entidades e negociação coletiva. Segundo Carlão, o ministro e os representantes do governo federal se comprometeram em apresentar algumas propostas com soluções já nesta semana para serem anunciadas no Dia do Trabalhador, na segunda-feira, 1°.