A FORÇA DE LAUREZ
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) trocou o secretário executivo da Casa Militar. Saiu o tenente-coronel João Leyde de Souza Nascimento para entrar o coronel Flávio Santos Brito. Nos bastidores do Palácio, a mudança foi recebida como demonstração de prestígio do vice-governador Laurez Moreira (PDT) e perda de mais espaço para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), empresário Joseph Madeira.
SÓ RESTA 1
Isso porque Nascimento era um dos remanescentes das indicações de Joseph junto ao governo Wanderlei. Em fevereiro, outro aliado do empresário deixou a gestão, Marcos Milhomem, que era secretário extraordinário de Participações Sociais e Políticas de Governo, substituído pela ex-deputada estadual Valderez Castelo Branco. No governo ainda resta outro braço do presidente da Acipa, o secretário estadual da Indústria e Comércio, Beto Lima.
AJUDANTE DE ORDENS DE LAUREZ
O novo secretário executivo da Casa Militar, coronel Flávio Santos Brito, era ajudante de ordens do vice-governador Laurez Moreira.
JADER FILHO EM ARAGUAÍNA
O deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos) está aguardando em Araguaína para ainda este mês a visita do ministro das Cidades, Jader Filho. A expectativa é de que o ministro possa ir no dia 30, mas ainda depende de confirmação. Alexandre e Jader Filho são muito próximos, uma amizade de muitos anos e que, claro, está convergindo para resultados políticos.
MDB NO FOCO?
Um deles é a possibilidade de o deputado tocantinense acabar no MDB, partido sobre o qual a tradicional família Barbalho, que é do Pará, tem enorme influência. Hoje, no Estado, a sigla está sob comando do ex-governador Marcelo Miranda. Contudo, como o MDB tocantinense naufragou nas eleições do ano passado e Alexandre é estrela em ascensão, nada é descartado, ainda que nada esteja confirmado.
É DE GRUPO
Aliados do secretário da Governadoria, Jairo Mariano (PDT), classificou de fogo amigo as declarações de que ele lançou sua pré-candidatura a prefeito de Palmas sem conversar com o governador Wanderlei Barbosa. Lembram que Jairo tem espírito de grupo e que jamais colocaria seu nome na corrida sucessória sem ouvir seu líder maior.
TEM A TOTAL CONFIANÇA
Fonte de grande trânsito no Palácio lembra também que Jairo é homem muito próximo a Wanderlei. “Quando o governador precisou, no início da gestão, de alguém para a Secretaria da Fazenda pôs o Jairo, depois precisou na Infraestrutura e levou o Jairo, e foi o Jairo quem coordenou a campanha de reeleição. Tem ou não tem a confiança do governador?”, sugeriu.
IMIGRAÇÃO JAPONESA
O deputado federal Filipe Martins (PL) foi especialmente convidado para a sessão solene dos 115 anos de imigração japonesa para o Brasil, realizada na manhã desta terça-feira, 13, na Câmara. A sessão foi uma iniciativa do Grupo Parlamentar Brasil-Japão do Parlamento e o convite a Martins partiu do presidente dessa frente, deputado Luiz Nishimori (UB-PR).
JAPÃO ACREDITOU NO TOCANTINS
Em seu pronunciamento, o deputado do PL agradeceu a comunidade japonesa e lembrou do trabalho de seu pai, o ex-deputado pastor Amarildo Martins, e do empresário Kenji Kawano, pai do também empresário Alex kawano (presente à sessão), “em prol do Brasil e também do meu querido Tocantins”. Martins ainda citou o ex-governador Siqueira Campos e avaliou que a parceria Brasil-Japão “deu oportunidade de sonharmos o sonho daquele governador”. “Eu quero aqui agradecer ao Japão por acreditar no nosso querido Tocantins”, afirmou o deputado.
POSSE NO INCRA-TO
O novo superintendente do Incra em Tocantins, Edmundo Rodrigues Costa, tomou posse na manhã desta terça-feira, 13, no auditório do órgão, em Palmas. Edmundo Rodrigues possui licenciatura em história com especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atua na Comissão Pastoral da Terra Araguaia (CPT) desde 2001, como educador popular, e é membro dessa entidade. Para sua nomeação, Rodrigues teve apoio do grupo do ex-deputado federal Célio Moura (PT) e dos movimentos sociais do Estado.