TROPA INSATISFEITA COM PROCESSO DE PROMOÇÃO DA PM
Com o Dia de Tiradentes chegando — no domingo, 21 — começa a movimentação entre a tropa da Polícia Militar para as esperadas promoções. Como sempre, cercadas de muito burburinho. Militares se disseram à coluna especialmente muito insatisfeitos este ano. Eles dizem que estão sendo abertas mais sete vagas para coronéis, mas que não haverá espaço adicional para promoção da base da corporação, somente as já previstas. Os insatisfeitos dizem que o número de vagas de coronéis saltará de 21 para 28, mas não se mexerá nas patentes destinadas aos praças, como de cabo para terceiro sargento, nem desses para segundo sargento.
SETE VAGAS A MAIS PARA AJUSTAR
Os militares explicaram que hoje existem 22 coronéis para 21 vagas. Então, serão abertas mais sete para ajustar essa diferença e promover mais seis oficiais ao posto máximo da corporação.
MAIS QUE PR E SP
Segundo esses militares, proporcionalmente, o Tocantins tem mais coronéis que estados bem maiores. Enquanto aqui são hoje 21 para cerca de 3 mil homens e mulheres na corporação, Paraná tem 17 coronéis para 14 mil integrantes; e São Paulo tem 62 para 89 mil.
OPOSIÇÃO EM ARAGUAÍNA CHEGA A 4
Em Araguaína, a oposição ao prefeito Wagner Rodrigues (UB) comemora o fato de ter aumentado para quatro o número de representantes na Câmara, com a chegada da vereadora Socorro Ferreira (Progressistas), que assumiu semana passada a vaga do titular Fraudneis Fiomare (Progressistas). Além dela, os oposicionistas dizem contar com os votos de Flávio Cabanhas (PDT), Enoque Neto (Republicanos) e Zezé Cardoso (Republicanos).
VANDA COM A OPOSIÇÃO EM MARIANÓPOLIS
A oposição em Marianópolis tem o apoio da deputada estadual Vanda Monteiro (UB). Ela é quem avaliza pré-candidatura de Saulo Barbosa, filiado ao PDT do vice-governador Laurez Moreira. Saulo é empresário e vai enfrentar o nome que será definido pelo prefeito Isaias Piagem (UB). “Saulo é o melhor nome para o município, que precisa de pessoas com compromisso e disposição para trabalhar pelo povo e o desenvolvimento de Marianópolis”, defendeu Vanda.
A DISCRETA DISPUTA ENTRE VANDA E DORINHA
Por trás desse apoio, uma discreta disputa entre Vanda e a presidente regional do União Brasil, senadora Dorinha Seabra Rezende. Os pré-candidatos governistas em Marianópolis são filiados ao partido de Dorinha, com quem a deputada estadual não anda satisfeita depois de a executiva nacional do partido não ter liberado Vanda para trocar de sigla e assim poder concorrer à Prefeitura de Palmas.
GARANTEM QUE NÃO É A ÚNICA
Por falar em Marianópolis, os vereadores da cidade não gostaram da informação da assessoria da ex-secretária da Educação Mara Prediger (UB) de que ela já teria sido escolhida como a candidata à sucessão do prefeito Isaias Piagem. O presidente da Câmara, Erivan Serpa, e o vereador Gilson Coutinho garantiram que Piagem ainda não se definiu e que Mara não tem o apoio de nenhum dos seis vereadores da base do prefeito.
ILTON COUTINHO TAMBÉM É PRÉ-CANDIDATO DA BASE
Além de Mara, também espera o apoio de Piagem o ex-vereador Ilton Coutinho, também do UB e irmão do vereador Gilson Coutinho. Ele era secretário da Infraestrutura de Piagem e deixou o cargo agora para se dedicar à pré-campanha. Ilton foi vereador por três mandatos, vice-prefeito da cidade e presidiu a Câmara por dois biênios.
GARANTEM APOIO
Já aliados de Mara garantem que o apoio de Piagem a ela teria sido definido em reuniões na quarta, 10, e quinta, 11, e que o movimento contrário parte dos Coutinhos, que querem que a pré-candidata recue em seu projeto eleitoral.
GUIMARÃES COM FONTOURA
O deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) foi a Figueirópolis no final de semana e confirmou seu apoio ao pré-candidato da oposição, o ex-prefeito José Fontoura Primo (Republicanos).