EVENTO PARA RECEBER WAGNER NO UB
O União Brasil, da senadora Dorinha Seabra Rezende, fará um evento de filiação em Araguaína na sexta-feira, 8, às 18 horas, para receber o prefeito Wagner Rodrigues, que, na verdade, já ingressou no partido no dia 15 de dezembro. Segundo a coluna apurou, a filiação dele foi antecipada visando a janela partidária e a formação das chapas proporcionais. Agora será um momento festivo.
CONVERSA COM OLYNTHO
O deputado estadual Olyntho Neto (Republicanos) se reuniu com Wagner na manhã desta segunda-feira, 4, para ouvi-lo antes de decidir sua posição na disputa de Araguaína. Dias atrás ele se sentou com o pré-candidato da oposição, o deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos). Para declarar seu apoio, Olyntho vai ouvir agora sua base na cidade e o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), apoiador de Jorge.
EM 2020…
Em 2020, Olyntho apoiou a candidatura de Wagner a prefeito. Jorge foi para a campanha de outro colega de Assembleia, o então deputado estadual Elenil da Penha (MDB).
CAMILA VAI A EVENTO UB, MAS NÃO SE FILIA
A prefeita de Miracema, Camila Fernandes (MDB), chegou a ir ao evento de filiação do União Brasil em Araguacema, no sábado, 2. Sua presença gerou a expectativa de que ela ingressaria no partido da senadora Dorinha Seabra Rezende. Contudo, isso não ocorreu. Assim, aumentou significativamente a aposta de que Camila vai mesmo para o Republicanos, do governador Wanderlei Barbosa, pelas mãos do principal aliado da prefeita na Assembleia, o deputado estadual Nilton Franco.
SÓ COM IVORY E NO REPUBLICANOS
Lembrando que o deputado estadual Ivory de Lira (PCdoB), adversário de Camila, recebeu o recado claro do governador de que os aliados do parlamentar em Miracema, os ex-prefeitos e pré-candidatos da oposição Saulo Milhomem e Júnior Evangelista, não terão o Palácio em seus palanques. Motivo: em 2022 estiveram na campanha de governador do senador Irajá (PSD). Ivory disse a seu grupo na cidade que, apesar disso, Wanderlei vai apoiar quem o deputado indicar. Contudo, a provável filiação de Camila ao Republicanos mostra que não. Há quem diga que a oposição só teria apoio do governador se o próprio Ivory fosse o candidato, e pelo partido de Wanderlei. Ou seja, é pouco provável que tenham o Palácio com eles.
DORINHA JÁ É A VENCEDORA DA JANELA
Mesmo antes bem antes das convenções, Dorinha já garantiu um crescimento enorme do União Brasil e deve ser a maior vencedora da janela partidária, que se abrirá neste mês. É a senadora garantindo a musculatura necessária para uma possível candidatura altamente competitiva a governadora em 2026.
NÃO DEU
Os prefeitos do Tocantins votaram na sexta-feira, 1º, 100% com a chapa da oposição da Confederação Nacional de Municípios (CNM), liderada pelo ex-prefeito mineiro Julvan Lacerda, mas não deu. O atual presidente, Paulo Ziulkoski, mostrou que ainda tem muita força e foi reeleito com 55,61% dos votos, enquanto a chapa CNM com Renovação obteve 44,10%; 0,21% votaram em branco e 0,08% nulo. Dos últimos 27 anos, Ziulkoski comandou a entidade por 22, e ficará à frente dela até 2027. Foi o primeiro bate-chapa em 44 anos de história da confederação.
A LUTA SEGUIRÁ
O presidente a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges, era candidato a segundo vice-presidente na chapa oposicionista de Julvan. Ele disse que respeita o resultado. Nas redes sociais, Diogo ainda agradeceu a participação dos prefeitos do Estado e avisou que seguirá “lutando em favor dos municípios”.
FLÁVIO É O NOME DE DIOGO
Por falar em Diogo Borges, ele definiu o nome do pré-candidato que vai apoiar em sua sucessão em Talismã. Será o empresário Flávio Cristo Rei, ex-vice-prefeito, ex-vereador e ex-secretário de Administração do município. Flávio é filiado ao União Brasil e vai para a disputa com a imensa força de Diogo na cidade, onde o prefeito foi reeleito em 2020 com incríveis 82,76% dos votos.
ALEXANDRE RECEBE MAURÍCIO MARTINS
O deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos) se reuniu com o dentista Maurício Martins, suplente de deputado estadual e criador do movimento Odontologia Mais Forte, em Araguaína. Martins é pre-candidato a vereador em Palmas e disse contar com o apoio dos conselhos estadual e federal e do sindicato de sua categoria.
PROFESSOR BENEDITO COM JOEL RUFINO
O professor Benedito Bembem de Miranda (de vermelho, ao centro), presidente municipal do Progressistas em Rio dos Bois, desistiu de concorrer e declarou apoio ao pré-candidato a prefeito Joel Rufino (Republicanos) na noite desse domingo, 3. O ato de adesão contou com a presença do prefeito Moacir Oliveira e apoiadores do grupo do professor Benedito. O ex-pré-candidato disse que a eleição está polarizada na cidade e, por isso, seu gesto rumo à pré-candidatura que ele acha “mais plausível”. “A disputa está polarizada, e não encontramos mais condições de seguir adiante com a nossa pré-candidatura. No entanto, o sonho permanece. Aqui não tem estrelismo, não tem ninguém melhor do que ninguém, tem homens e mulheres que sonham com uma cidade cada vez melhor. Um pouco ou um muito do que Rio dos Bois é hoje tem a colaboração de cada um que está aqui. E por essa causa maior, estamos ombreados para somar nossos projetos”, disse o professor.