AVISO A QUEM INTERESSAR POSSA
Não passou despercebido de olhares atentos que, um dia após seu tio, o vice-governador Laurez Moreira (PDT), ter visto seus mais importantes aliados serem exonerados pelo Palácio, o deputado estadual Gutierres Torquato (PDT) postou uma foto com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) com mensagem do mais alto astral: “Sextou com conversa boa com o amigo Governador Wanderlei. Obrigado pela parceria, vamos seguir sempre firmes”, avisou a quem interessar possa.
SEM SER ESPERADO
Segundo fontes do Palácio, Gutierres foi a Campo Alegre sem ser esperado. A postagem foi vista como mensagem para mostrar que está tudo bem e que continua firme na base de Wanderlei. Já à coluna, o deputado garantiu: “Jamais vou a qualquer lugar sem ser convidado”.
VEM PARA A PONTE DE OLHO NO JALAPÃO
No encontro que teve com congressistas na quinta-feira, 18, entre eles o deputado federal tocantinense Ricardo Ayres (Republicanos), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou que virá ao Tocantins em outubro para a inauguração da Ponte de Xambioá. Lula ainda brincou com a comitiva dizendo que quer ir para o Jalapão.
FALTAM NEURÔNIOS E CIVILIDADE
Por falar nisso, como é típico deste tempo de obscurantismo, de uma volta à idade média que o Brasil vive, foram totalmente irracionais os ataques que Ricardo Ayres sofreu nas redes sociais por parte dos extremistas por conta desse seu encontro com Lula. Trata-se de motivo de comemoração para ele e o Estado que um deputado com apenas um ano e meio de mandato tenha um projeto de lei de sua autoria sancionado pelo presidente da República, seja ele quem for, como foi o motivo da presença do parlamentar no Palácio do Planalto na quinta. Sem dúvida, um ato histórico, esse reconhecimento do trabalho de um tocantinense pela Presidência da República. Mas, para os extremistas, para os quais faltam neurônios e civilidade, o encontro parece ter sido visto como uma aliança eleitoral ou coisa do tipo. Haja burrice!
UMA GRANDE INVERDADE
O ex-prefeito de Porto Nacional Otoniel Andrade rebateu à coluna a crítica do prefeito Ronivon Maciel (UB), que, durante evento de pré-campanha, semana passada, disse que o irmão de seu adversário Antônio Andrade (Republicanos), em 2015, quando comandava o município, teria tentado tirar o pátio multimodal de Luzimangues. “Nunca tivemos intenção de tirar as indústrias da área de Luzimangues, isso é uma grande inverdade. Todas as nossas ações foram pautadas pensando no crescimento econômico e social de toda a região. É tanto que nós mandamos o Projeto de Lei para a Câmara Municipal separando a parte industrial, da parte de zoneamento urbano”, disse o ex-prefeito. “O que isso significa? Significa que no loteamento industrial o valor venal será bem inferior o valor venal do lote urbano, então, nós fizemos o correto, justamente separando isso. Não houve má intenção em querer tirar algo de alguém. Primeiro pelo seguinte, quando vai se emancipar um município, o novo limite desse município é determinado pela Nova Lei de criação desse município”, argumentou.
NÃO É CANDIDATO A NADA
Otoniel disse que não é “candidato a nada”. “E ainda assim sou o foco dos ataques desse grupo rotineiramente. O prefeito cita que está fazendo um compromisso renovado, e eu pergunto como? Se são os mesmos de sempre com os mesmo propósitos que não incluem o bem-estar da população”, criticou. “Essa é mais uma mentira que eles inventaram na época da eleição e continuam alimentando. Nunca fizeram nada por Luzimangues em oito anos. Se lá tem prédio público, foi construído na nossa gestão, se tem asfalto, as escolas, a Unidade Básica de Saúde, as pontes de concreto ligando os setores lagunas a zona rural, foi construído na nossa gestão. Porto Nacional hoje é a terceira economia graças a implantação da ZEN em Luzimangues na minha gestão. A gestão Ronivon Maciel nunca fez nada pelo crescimento econômico e social de Luzimangues”, enfatizou o ex-prefeito, e ainda disparou: “A única coisa que o time do atual gestor fez foram decretos emergenciais para gastar cerca de R$ 40 milhões com lixo de Porto Nacional e Luzimangues, no intuito de não haver licitação. Desde 2021 esses decretos indecentes estão sendo feitos. Esse é o modus operandi da gestão da mentira e do ódio.”
RUSGA WANDERLEI E LAUREZ É EXEMPLO
O prefeito de Colinas, Josemar Kasarin (UB), não deixa passar absolutamente nada com seu bom humor. Ele aproveitou a rusga entre o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e seu vice Laurez Moreira (PDT) para lembrar da importância de a escolha do companheiro de chapa ser feito por quem a encabeça e não por terceiros. É que lá o Palácio tenta emplacar como vice os vereadores do Republicanos Ricardo Parente ou Washington Ayres. Nem um, nem outro é do desejo do prefeito.
SEM ADVERSÁRIO
Em Luzinópolis, o prefeito João Português (UB) segue sem adversário para enfrentá-lo nas eleições de outubro. Por enquanto, é a única pré-candidatura colocada por lá. A oposição queria que o ex-prefeito Ari Almeida, que governou o município de 2013 a 2016, fizesse esse enfrentamento, mas ele já disse que não vai concorrer às eleições deste ano. Aliados contam que Ari deixou a gestão em 2013 com 80% de aprovação e elegeu o sucessor, seu sobrinho Gustavo Nonato, com 66% dos votos da cidade.
OPOSIÇÃO GARANTE QUE TERÁ CANDIDATO
Apesar de não haver concorrente definido, a oposição local promete surpresa para as convenções e garante que haverá, sim, candidato do grupo para enfrentar o prefeito João Português.
MÁRCIA ENFERMEIRA FAZ CONVENÇÃO DIA 30
A pré-candidata a prefeita de Lajeado, Márcia Enfermeira (PSDB), vai realizar sua convenção no dia 30, das 14 às 21 horas, ma Câmara da cidade. Além da presidente regional do PSDB, prefeita Cinthia Ribeiro (Palmas), e do deputado estadual Eduardo Mantoan, os tucanos locais contam com apoio do PDT, do vice-governador Laurez Moreira, e da deputada estadual Vanda Monteiro (UB). A vice de Márcia é a vereadora Leidiane Mota (PDT).
PSOL ADIA CONVENÇÃO
O Psol, da pré-candidata a prefeita de Palmas Charleide Matos, mudou a data da convenção, que ocorreria no primeiro dia da abertura do prazo, sábado, 20. Agora ficou para o próximo sábado, 27. Contudo, como Charleide já havia dito em sua entrevista ao CT, ela poderá ser colocada pelo Psol como candidata a vereadora, porque o partido avalia que a nova leitura das sobras de votos pelo STF e a boa votação que se espera dela poderiam garantir uma vaga à sigla na Câmara. Para o caso de decidir trocar a cabeça de chapa, o substituto está decidido, mas o Psol só vai revelar na convenção se realmente decidir pela mudança.
JÚLIO CÉSAR, DE COUTO, FAZ 1ª CONVENÇÃO
E o Tocantins já teve convenção no primeiro dia de abertura do prazo. No sábado, 20, o Republicanos e o Progressistas, juntamente com a Federação Brasil da Esperança – PT, de Couto Magalhães, formaram a coligação “Para o progresso continuar”, encabeçada pelo prefeito Júlio César Brasil com Jeferson Maciel (PT) de vice. Júlio César, ex-petista histórico, que já até presidiu o diretório regional do partido de Lula, vai buscar na reeleição o seu quarto mandato no município. Jeferson está no seu segundo mandato de vereador.
NÃO É VICE
A ex-vereadora Ivonete Pereira (Republicanos) garantiu à coluna que, ao contrário do que se especula, não há nada “nem cogitado” para ela ser vice de um dos seus dois concorrentes a prefeito de Cariri, o atual presidente da Câmara de Gurupi, Valdônio Rodrigues (PDT), e o presidente da Câmara de Cariri, Elton Moreira Alves, o Tetin do Açougue (UB). “Não sou vice!”, avisou, afirmando que sua pré-candidatura a prefeita segue firme e forte. “Conversas sempre têm, mas, por enquanto, nada definido. No momento, não abro mão da minha candidatura a prefeita”, afirmou.
CIDADÃO BENEMÉRITO
O Diário Oficial do Estado de quarta-feira, 17, trouxe a publicação da lei que concede o título de Cidadão Benemérito Senador João Ribeiro ao pastor Claudemir Lopes, que é pré-candidato a vereador de Palmas pelo PL. Claudemir já foi vereador na Capital e, em 2022, concorreu a senador do Tocantins pelo Patriota.