PALÁCIO NÃO GOSTOU
Não caiu bem no Palácio uma afirmação do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues, de que sua gestão foi parceira do governo do Estado na revitalização do Distrito Agroindustrial de Araguaína (Daiara). Em material distribuído pelo Paço à imprensa, a seguinte frase é atribuída a Wagner: “A gente deu uma grande contribuição nessa obra e vamos continuar na mesma linha de parceria”.
RECUSOU PARCERIA
A insatisfação dos governistas é que, segundo eles, o Estado chamou Wagner para uma parceria nessa obra, em que a prefeitura passaria para o governo a pavimentação das vicinais do Daiara, mas o prefeito se recusou. “Então, não houve parceria nenhuma porque o prefeito não quis, mas estamos abertos ao município e dispostos a fazer essas vicinais se o prefeito quiser, porque o alvo da gestão é atender a população, sem preocupação com a cor partidária do gestor”, avisou um governante de alta plumagem.
JORGE FREDERICO APOIOU ATAÍDES
Ainda sobre Araguaína, um dos motivos apontados dentro do próprio governo que levaram a presidente regional do União Brasil, senadora Dorinha Seabra Rezende, a receber o prefeito Wagner (que está deixando o Solidariedade) é o fato de o deputado estadual Jorge Frederico, pré-candidato palaciano de 2024, ter apoiado o ex-senador Ataídes Oliveira em 2022. Dizem que Jorge Frederico chegou a ser avisado de que essa escolha poderia lhe dar problemas futuros. Mas o parlamentar preferiu ficar com Ataídes e não com a candidata governista, Dorinha.
CONSOLIDA ROMPIMENTO
A filiação do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins, Paulo Carneiro, ao Republicanos do governador Wanderlei no sábado, 28, foi recebido no meio político como a consolidação de seu rompimento com a ex-senadora Kátia Abreu (PP). Com isso, fecha-se o ciclo de comando de Kátia na instituição, que ocorre, diretamente ou por aliados, desde os anos 1990. Carneiro se elegeu vice-presidente da última gestão de Kátia, em 2017, e depois ela se licenciou e ele tocou o mandato até o final, quando foi escolhido presidente em 2021.
PP ESTARÁ NA MAJORITÁRIA GOVERNISTA
O presidente regional do Progressistas, Vicentinho Júnior, avisa através da coluna, a quem interessar possa, que o partido está trabalho duro e disciplinadamente para ter um de seus quadros na majoritária palaciana de 2026. Vicentinho garante que a sigla seguirá até o fim com o governador Wanderlei Barbosa e que estará numa vaga majoritária. O deputado, inclusive, não esconde que é pré-candidato a senador.
ELIZABETE VAI PARA O UB
A vice-prefeita de Araguatins, Elizabete Rocha, está trocando o PSD do senador Irajá pelo União Brasil de Dorinha. Rompida com seu cabeça de chapa de 2020, o prefeito Aquiles da Areia (PP), ela é pré-candidata à sucessão, mas também precisará superar a bucha judicial que pode levar à cassação dos dois. Condenada em primeira instância, a dupla de gestores foi absolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por 5 votos a 2. Contudo, o presidente da Corte, desembargador João Rigo Guimarães, acolheu recurso especial da defesa do ex-prefeito Rocha Miranda (PTB) e encaminhou os autos do processo no dia 22 para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
MESMA TESE DE CLÁUDIA
O que se diz no Bico do Papagaio é que Elizabete utiliza a mesma tese da então vice-governadora Cláudia Lelis (PV), que também perdeu o cargo pela cassação de Marcelo Miranda (MDB) em 2020, mas manteve a elegibilidade por não ter participado da captação ilícita de recursos.
SE ANTÔNIO DO BAR NÃO CONCORRER
De Augustinópolis, chega a informação de que, se o prefeito Antônio do Bar não for à reeleição, seu candidato poderá ser o empresário Roni Teodoro, que cogitou disputar em 2020, mas acabou desistindo.