GEO NÃO É DESCARTADO POR ALA PALACIANA
O Palácio ainda experimenta e estuda todas as possibilidades de apoio no caso de uma das eleições mais estratégicas para ele, a de Palmas. Dois nomes colocados na corrida sucessória são avaliados com lupa: a deputada estadual Janad Valcari (PL) e o secretário da Governadoria, Jairo Mariano (PDT). Mas uma ala palaciana não se descarta, contudo, nem mesmo a pré-candidatura do deputado estadual Júnior Geo (Podemos). Pode parecer surpresa, mas há argumentos interessantes do setor que o defende.
SEM ATAQUES PESSOAIS
O primeiro dos raciocínios é que Geo, apesar da postura vigilante na Assembleia, nunca fez ataques pessoais ao governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), ao contrário do senador Irajá (PSD), que, para os governistas, além de ainda não ter descido do palanque, passado mais de um ano da eleição, escolheu o chefe do Executivo estadual como inimigo pessoal.
BOAS RELAÇÕES
Mesmo com sua postura “crica”, Geo mantém uma relação respeitosa com o governador e com o filho dele, o deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos). Além disso, é visto como um nome leve, de baixíssima rejeição e com um resultado em 2020 surpreendente – sem estrutura nenhuma ficou na segunda colocação. Também se considera que, no discurso da abertura do ano legislativo, em fevereiro, ambos – Geo e Wanderlei – disseram que se respeitam. Inclusive, o deputado chegou a dizer que era independente e não de oposição.
FOI E É CONTRA
Aliados do deputado estadual Marcus Marcelo (PL) garantiram à coluna que ele realmente era contra e votaria contra o aumento do ICMS de 18% para 20%, quando a matéria entrou em pauta em março. O problema, explicam, é que, como a coluna informou nessa terça-feira, Marcus registrou presença em plenário e foi ao banco rapidamente, no próprio prédio da Assembleia. Nesse ínterim, contudo, o tema foi votado em plenário, quando o parlamentar ainda não havia voltado.
PARA CONSTAR EM ATA
Por isso, no dia seguinte, ele protocolou ofício em que pediu para que constasse em ata a sua posição claramente contrária ao aumento do ICMS. Confira no vídeo, ainda de março, no dia seguinte à votação, com a fala do deputado:
MUTIRÕES DE INAUGURAÇÃO
O senador Eduardo Gomes (PL) fará, entre os dias 13 e 16, a primeira de mais de dez viagens de inaugurações de obras que está organizando para os municípios. Entre as previstas, a do Parque Aquático Júnior Coimbra, em Sítio Novo. “Uma homenagem a um tocantinense municipalista que nos deixou muito cedo”, afirmou Gomes à coluna.
MOURÃO BARBUDO
Fora dos holofotes desde as eleições do ano passado, quando concorreu a governador, o ex-deputado Paulo Mourão (PT) fez uma aparição pública na sexta-feira, 29, na visita do ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Wellington Dias, a Palmas. Os dois têm uma amizade pessoal de muitos anos. Mourão estava barbudo.
FOTO COM MARCOS PEREIRA
Num momento em que disputa com o deputado estadual Jorge Frederico o comando do Republicanos de Araguaína, o deputado federal Alexandre Guimarães fez questão de divulgar uma foto com o presidente nacional do partido, deputado federal Marcos Pereira (SP), na reunião que os dois tiveram nessa terça-feira, 3.
CONVITE EM CIMA DA HORA
Em Porto Nacional, aliados do prefeito Ronivon Maciel (PSD) dizem que ele só foi convidado na última hora, e sem qualquer deferência, para evento na cidade pelos 35 anos do Estado, promovido pelo governo do Tocantins. Foi na Praça Centenário, com o desfile cívico. Ronivon acabou viajando para Brasília e não participou. O fato é a principal pauta das rodas de política e grupos de WhatsApp da cidade, e não caiu bem. Lá o Palácio apoia pré-candidatura a prefeito do deputado federal Antônio Andrade (Republicanos).
FILIAÇÃO EM GURUPI
Em Gurupi, o empresário e ex-senador Ataídes Oliveira está mobilizando lideranças da cidade para se filiarem ao MDB. Ele ingressou no partido no final de maio. Em 2022, Ataídes disputou a cadeira de senador pelo Pros. O ex-parlamentar tem dito que vai retomar ainda este ano sua agenda política.