MEDIDAS JUDICIAIS
O presidente da Câmara de Araguaína, Marcos Duarte (SD), protocolou ofício na sexta-feira, 21, concedendo três dias para que o prefeito Wagner Rodrigues (SD) comprove com dados técnicos a necessidade de sobrestamento da execução de emendas parlamentares, num total de R$ 9,5 milhões. O documento ainda pede que Wagner reconsidere a decisão e avisa que o não cumprimento da execução das emendas “exigirá medidas judiciais por parte deste órgão”.
CRIME DE RESPONSABILIDADE
No ofício, Marcos Duarte lembra que “as emendas individuais são impositivas” e, por isso, constitucionalmente, “a administração tem o dever de executar as programações orçamentárias, a fim de garantir a efetiva entrega de bens e serviços à sociedade”. Além disso, o presidente da Câmara ressaltou que o artigo 173, parágrafo 9º da Lei Orgânica, prevê que a não execução das emendas “implicará em crime de responsabilidade ao prefeito municipal”.
DESCARACTERIZAR EMENDAS
Duarte defende que é “por meio das emendas que os parlamentares conseguem aperfeiçoar a proposta orçamentária apresentada pelo governo, no intuito de melhorar a destinação das verbas públicas”. “Ou seja, as emendas não atendem interesse pessoal, atendem um anseio da sociedade”, sustentou o vereador. Assim, para ele, “descaracterizar as emendas parlamentares de expedientes importantes e enquadrá-las como não essenciais à sociedade, requer um estudo mais aprofundado por parte da administração”.
PRIMEIRO E SÉRIO RECADO
Conforme a coluna apurou, conteúdo desse ofício foi discutido com os vereadores e alguns deles disseram que este é “um primeiro e sério recado ao prefeito”. “Se o prefeito não rever a situação poderá ter grandes problemas”, avisou um parlamentar.
ESTARÁ ATIVAMENTE NAS ELEIÇÕES
Rompido com a prefeita de Gurupi, Josi Nunes (UB), o vice-prefeito Gleydson Nato (PTB) diz que vai participar ativamente da eleição no ano que vem. Ele foi o segundo candidato a deputado estadual mais bem votado na cidade, com 4.199 votos, atrás somente do deputado Eduardo Fortes (PSD), que fez 10.431. O deputado Gutierres Torquato (PDT) fez 4.099 votos. Ou seja, o homem tem capital político para colocar à mesa.
CEZINHA EMPOLGADÍSSIMO
Este colunista esteve na Ecopraia da Tartaruga, em Peixe. Que lugar deslumbrante! Foi a primeira de muitas vezes que voltarei. Tudo muito bem organizado, estrutura de primeira qualidade, praia lindíssima e água cristalina. O prefeito Augusto Cezar Pereira dos Santos, o Cezinha (MDB), estava por lá, empolgadíssimo, em defesa da praia, na companhia de sua colega de Gurupi, Josi Nunes, que divulgava com sua equipe o projeto “Todas Fortes na Praia”, contra a importunação às mulheres, numa parceria com o governo do Estado.
ESPOSA DE ZÉ AUGUSTO NO PÁREO
Claro que colunista de folga nunca está totalmente de folga, e sempre dá uma espiadinha no clima político local. Assim, apurei que o ex-prefeito Zé Augusto, derrotado por Cezinha em 2020, por apenas 104 votos, não deve disputar as eleições do ano que vem. Com seu apoio deve concorrer sua esposa e ex-secretária de Saúde Julliana Pinheiro. Segundo aliados do ex-prefeito, o nome de Julliana está bem avaliado e apareceria à frente do atual gestor nas pesquisas.
A PEDIDO DE STIVAL
A ex-secretária integra o PSC, mas deve migrar para o PSB, por orientação do empresário Oswaldo Stival, a quem o grupo de Zé Augusto está ligado. O ex-prefeito de Peixe, inclusive, está na assessoria do deputado Eduardo Fortes.
ESTÁ FAZENDO LINDO
Prefeitas de duas das maiores cidades do Estado, Cinthia Ribeiro (PSDB), de Palmas, e Josi Nunes, de Gurupi, enalteceram a seleção brasileira, que estreou com uma bonita vitória contra o Panamá, na copa do mundo feminina. Cinthia avaliou que a seleção “está fazendo lindo na estreia. “Assim como eu, muitos brasileiros estão na torcida por essas guerreiras”, ressaltou, lembrando em seguida que a prefeitura adotou horários especiais em alguns setores e serviços nos dias de jogos da meninas do Brasil.
GRAÇA E COMPETÊNCIA
Já a prefeita Josi avisou que “Gurupi está feliz com o desempenho de nossa seleção feminina de futebol”. Para ela, o “jogo lindo e sintonizado” de nossas garotas de ouro “demonstra que mulheres são capazes de realizar bem o que desejarem”. “Ouvi dizer que futebol feminino não tem graça. Nossa estreia demonstra que temos graça e competência”, avaliou Josi.
DORINHA EM DESTAQUE
Por falar nelas, outra mulher destaque do Tocantins é a senadora Dorinha Seabra Rezende (UB). O perfil parlamentar dela foi destacado na conta de seu partido, o União Brasil, no Twitter. Segundo a sigla, Dorinha “ergue alto” a bandeira da educação. “Tem sido voz firme na luta por melhorias na qualidade do serviço prestado à população. Com distinção peculiar, trabalha sempre para agregar e promover a cidadania no Brasil”, afirma a conta do UB.