WAGNER REPENSOU
O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (SD), e a Câmara chegaram a um entendimento sobre as emendas parlamentares individuais. O gestor havia decidido não pagar os R$ 9,5 milhões por conta da queda da arrecadação e os vereadores reagiram muito mal. O presidente do Legislativo, Marcos Duarte (SD), chegou a enviar ofício pedindo que Wagner revisse a decisão, lembrando que, por serem impositivas, o não pagamento das emendas significaria improbidade administrativa e sugeriu ainda a possibilidade de judicializar a questão.
EMENDAS JÁ ESTÃO SENDO PAGAS
Ficou definido que o prefeito pagará as emendas conforme a disponibilidade de caixa. Inclusive, já estão sendo pagas: já foram liquidadas uma de Geraldo Silva (MDB), para o evento que transformará o distrito de Novo Horizonte em sede de Araguaína; e outra para Ygor Cortez (PV), que destinou verba para a Marcha para Jesus.
NADA DE FOTO E CUMPRIMENTO
Os trabalhos da Câmara de Araguaína foram retomados nessa quarta-feira, 9, e o que chamou a atenção foi a profunda irritação do vereador Flávio Cabanhas (PTB) com o prefeito. A ponto de ele não ter aceitado a posar para foto de todos os parlamentares com Wagner e até se recusado a levantar e cumprimentar o prefeito quando o chefe do Executivo do município chegou no plenário.
WAGNER CUMPRIMENTOU
De toda forma, Wagner, ao discursar, cumprimentou nominalmente Cabanhas, como fez com todos os parlamentares. No início de julho, o petebista teve um atrito com o Executivo depois de ser acusado de entrar em consultórios de uma UPA falando alto e de prejudicar os atendimentos. À Coluna do CT na época, o vereador negou que tenha sido grosseiro, mas admitiu que adotou uma “postura firme”. “É minha prerrogativa”, emendou.
PAPAGAIO DE PIRATA
Outro momento de tensão foi a discussão entre o vereador Soldado Alcivan (PP) com Enoque Neto (Republicanos). Num determinado momento, Alcivan cobrou união em torno de Araguaína e disse que há deputado que nunca mandou recursos para o município. Enoque não gostou do fato de o colega não ter citado qual parlamentar não enviava dinheiro para a cidade. “Se pôs [Alcivan] como papagaio de pirata, simplesmente falando algo que o mandaram falar”, disparou. Segundo ele, todos os deputados têm enviado recursos para Araguaína. “Quando você aponta você tem que dar nome aos bois, tem que falar ‘fulano de tal não traz por isso, por aquilo’ e provar com dados técnicos. Não é simplesmente jogar no ventilador, jogar ao léo e não ter coragem de apontar.”
INCOMPETENTE E ENVERGONHADO
Em outro aparte, quando Enoque falava que o colega deveria procurar as emendas de cada deputado se quisesse conhecê-las, Alcivan também disparou: “Vossa Excelência é tão incompetente que não sabe de nenhuma emenda, cite, por gentiliza!”. A seguir, quando usou a palavra, o vereador do PP alfinetou: “A gente trabalha com dados, e eu não falei o nome de nenhum deputado. Aí alguém citou, e eu simplesmente pedi para citar algumas emendas. Se eu estou com um deputado há muito tempo e não sei uma emenda dele para a minha cidade, eu me sentiria muito envergonhado”. Enoque é ligado ao deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos).
LADO A LADO
Ainda sobre Araguaína, nos dois eventos do governador Wanderlei na cidade na terça-feira, 8, o prefeito Wagner e seu principal adversário local hoje, Jorge Frederico, foram colocados pelo cerimonial do Estado para se sentarem um ao lado do outro. Quem prestou atenção nesse detalhe garante que os dois não se conversaram.
ROGÉRIO FREITAS “PROFETIZOU”
O vereador Rogério Freitas (PSD) previu há uma semana, no dia 3, a visita da Polícia Federal à Capital. Em discurso na tribuna da Câmara, o parlamentar falou da movimentação da corporação pelo Estado em ações envolvendo desvios na educação, para decretar em seguida: “Não tenho dúvidas de que o município de Palmas receberá esta visita também”. Freitas chegou a citar especificamente os contratos de conjuntos [kits] escolares e de transporte escolar, que foram alvo das operações “Segundo Plano” e a “Plano Inserto” nesta quinta-feira, 10. “Havia sido feito de qualquer jeito, às pressas, nas coxas, fabricando a urgência e contratando uma empresa [sobre o transporte] que não tinha competência técnica para a execução deste trabalho. E esse material foi todo entregue nos órgãos de controle e fiscalização e não temos dúvida nenhuma que surtirá efeito”, profetizou.
O HOMEM DA CHAPINHA
Lucas da Lince assumiu nesta quarta-feira, 9, a presidência estadual Democracia Cristã (DC), com Rubem Cézar Fernandes como vice-presidente e Rodrigo Gomes como secretário-geral. Ele disse à coluna que quer fazer de dois a três vereadores em Palmas em 2024. Lucas é experiente na montagem de chapa, conhecido por ser especialista em “chapinhas”, como a que elegeu os deputados estaduais Ivory de Lira (PCdoB) e Eduardo do Dertins (Cidadania) em 2018. Nos bastidores dizem que Lucas venceu figurões até do Palácio para ficar com o comando do DC.
PADEIRINHO VEM AÍ
O vereador Padeirinho (UB) é pré-candidato a prefeito de Wanderlândia. Muito articulado, ele se movimenta com desenvoltura junto à bancada federal e ao governo do Tocantins. Padeirinho tem muita proximidade com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e com os senadores Dorinha Seabra Rezende (UB) e Eduardo Gomes (PL). No ano passado, enquanto a cúpula do município apoiou a candidatura a governador de Irajá (PSD) e de Kátia Abreu (PP) ao Senado, o vereador ficou com Wanderlei e Dorinha. Claro, isso vai contar muito para a pré-candidatura dele em 2024.
INTELIGÊNCIA POLÍTICA DE GAGUIM
O deputado federal Carlos Gaguim (UB) garantiu à coluna que foi ele e a senadora Dorinha que articularam o nome da Universidade da Maturidade (UMA) no Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2023, da Câmara. Ele até enviou vídeo em que o coordenador da UMA, Luiz Sinésio Neto, agradece “a toda inteligência política e articulação política […] do deputado Gaguim, que fez esse movimento de articulação”. O parlamentar disse que são ele e o senador Eduardo Gomes que sempre colocam recursos para a universidade.
AYRES QUEM INDICOU
No material divulgado à imprensa, o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) afirmou que, contudo, a indicação da UMA para o prêmio foi dele.
OPOSIÇÃO EM MONTE SANTO
Em Monte Santo do Tocantins, oposição irá discutir entre seis vereadores e vários líderes políticos do grupo o nome que irá enfrentar a prefeita Nezita Martins Neta, a Nezita (UB), no ano que vem. Entre os membros do grupo cotados para encabeçar a chapa da oposição está o vereador mais votado nas últimas eleições, França Guida (MDB), o vice prefeito Dr. Edvaldo (do UB, mas rompido com Nezita), o ex-prefeito Cleodson Aparecido de Sousa, o Cléo, que governou a cidade por três mandatos; e o líder Ailton Contador. Outro nome da Câmara pode surgir como possibilidade de candidatura.