A QUEM INTERESSAR POSSA
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) mandou recado claro aos que o pressionam a decidir apoio — ao que parece sobretudo em Palmas. Ao site Gazeta do Cerrado avisou: “Alguns querem antecipar. Não adianta querer antecipar. Meu calendário quem faz sou eu!” A pressão de parte de seus aliados neste momento é para que Wanderlei não espere as convenções de julho e declare já apoio à pré-candidata a prefeita da Capital, a deputada estadual Janad Valcari (PL). Importantes fontes palacianas avisam que há preocupação em especial com o crescimento de Eduardo Siqueira Campos (Podemos).
AS COISAS NÃO ESTÃO BEM
Também à Gazeta do Cerrado, o governador confirmou que as coisas não vão bem entre ele e o vice-governador Laurez Moreira (PDT). Ele não revelou os motivos, o que joga ainda mais lenha no fogo das especulações, que falam em encontros e conversas secretas entre Laurez e os Abreu — Irajá (PSD), inimigo figadal de Wanderlei, e Kátia (Progressistas). Ou seja, pelo menos no que diz respeito à insatisfação do governador com seu vice não é mais especulação, mas fato confirmado pelo próprio.
NÃO PODERIA HAVER CALÚNIA MAIOR
De toda forma, o vice-governador reagiu com indignação na nota que divulgou nessa segunda-feira, 13, sobre o tema. “Não poderia haver calúnia maior que esta”, disparou sobre uma suposta participação sua numa conspiração. “Em nenhum momento tive qualquer contato pessoal ou institucional [com Irajá e Kátia]. Respeito suas trajetórias, mas sempre tivemos inúmeras discordâncias políticas que não me permitem seguir os mesmos pensamentos seus”, afirmou. Laurez Moreira completou a nota reforçando o compromisso com o governador. “Sou homem de boa fé e condutas sérias, que tenho demonstrado ao longo dos meus quase 40 anos de vida pública. O poder pelo poder jamais irá me tirar a dignidade. Reitero o meu compromisso moral com o governador Wanderlei por tudo que construímos e, principalmente, pelo tratamento respeitoso e a valorização que tem demonstrado na minha condição de vice-governador”, ressaltou.
COM IRAJÁ E SEM IRAJÁ
Por falar em Irajá, o senador é pivô de outra briga de bastidores, em Ipueiras. Isso porque adversários de Irisnete Pinto garantem que circulam pelas redes sociais dois convites para o lançamento da pré-candidatura dela, que é filiada ao PSD, do parlamentar. O evento vai ser realizado sábado, 18, às 17 horas, como a coluna informou nessa segunda. Um convite tem apenas as fotos da pré-candidata e de seus apoiadores que são líderes regionais de outras legendas: a prefeita de Palmas e presidente do PSDB, Cinthia Ribeiro, o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) e os estaduais Eduardo Mantoan (PSDB), Júnior Geo (PSDB) e Cleiton Cardoso (Republicanos), além do vereador de Palmas Pedro Cardoso (Republicanos). O segundo convite tem as mesmas personalidades e a foto de Irajá em destaque ao lado de Irisnete. Existem os dois convites ou é montagem dos adversários? Confira:
SEM IRAJÁ
COM IRAJÁ
BASE PALACIANA COM NETO AIRES
O outro pré-candidato a prefeito é o ex-vereador de Porto Nacional Neto Ayres (Progressistas), filho do ex-senador Vicentinho Alves, e conta com o apoio dos governistas Republicanos, de Wanderlei; PDT, do vice-governador Laurez Moreira; do União Brasil, da senadora Dorinha Seabra Rezende; e até do PL, do senador Eduardo Gomes, que foi oposição ao Palácio em 2022. Contudo, pelos nomes palacianos que vão para a campanha de Irisnete, os governistas estarão divididos em Ipueiras.
O MELHOR LÍDER DE GOVERNO
Na sessão conjunta do Congresso Nacional na quinta-feira, 9, o líder do governo Lula no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), não poupou elogios ao senador tocantinense Eduardo Gomes (PL), que ocupou essa mesma função que ele, mas na gestão Jair Bolsonaro (PL). Num aparte, Randolfe se referiu a Gomes da seguinte forma: “O meu querido líder, acho que o melhor líder de governo de todos os tempos que já esteve por este Congresso Nacional, que é o líder Eduardo Gomes”.
COLAR EM WANDERLEI
A pré-campanha do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB), divulgou material à imprensa para confirmar a presença dele da abertura da oficial da Agrotins 2024, nesta quarta-feira, 15, e fez que estão de ressaltar que o gestor vai ao evento “a convite do governador Wanderlei Barbosa”. Como o adversário dele, o deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos), tem o apoio declarado de Wanderlei, parece que Wagner quis colar sua imagem no governador para se mostrar também próximo do chefe do Executivo estadual.
PRIORIDADE PARA A INFRAESTRUTURA
O novo prefeito de Formoso do Araguaia, Felipe Souza (Progressistas), disse à coluna que o foco deste momento de sua gestão é a infraestrutura do município, que classificou como “de calamidade”. Para isso, Felipe iniciou um intenso trabalho de enxugamento das contas, com a redução de secretarias, a exoneração de comissionados e o encerramento de contratos. “Medidas um pouco duras mas necessárias para o andamento da máquina, que está muito sufocada de pessoal”, avaliou o prefeito. Ele disse que outras medidas de redução de despesas serão tomadas para poder fazer “o que o povo mais quer, que é a cidade limpa e organizada”.
RISCO DE BLOQUEIO
Felipe afirmou que a parcela do FPM de Formoso do dia 10 já está na conta e ele e equipe estão trabalhando acerto da folha, que atrasou por causa da crise política desses últimos dias. No entanto, o prefeito disse que há previsão do bloqueio da parcela do fundo do dia 20. “A contabilidade já está fazendo o levantamento para resolver e evitar a retenção do recurso.” Nessa segunda-feira, ele esteve com o deputado federal Vicentinho Júnior, presidente regional do Progressistas, para discutir Formoso.
NILMAR ABALADA COM MORTE DE AMÁLIA BARROS
A presidente do PL Mulher estadual, Nilmar Ruiz, contou à coluna que está abalada com a morte da deputada federal Amália Barros (PL-MT), aos 39 anos, na madrugada de domingo, 12, por conta de um nódulo no pâncreas. Nilmar disse que esteve muito próxima de Amália nos primeiros meses de estruturação do PL Mulher nacional, na chegada da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro como presidente nacional. “Participamos de muitos eventos juntas. Amália era mais do que uma irmã para a Michelle. Todas nós presidentes do PL Mulher nos estados brasileiros estamos inconformadas com o acontecido”, disse. Ela lembra que a deputada contava sua história de superação nos eventos, “mas não imaginávamos que Deus teria um outro propósito na vida dela”.
EXPECTATIVA DA PRESENÇA DE BOLSONARO
Para o Encontro do PL Mulher de Palmas, transferido para os dias 7 e 8 de junho, porcausa do falecimento de Amália, Nilmar Ruiz avisou que as mulheres liberais têm trabalhado para que seja a melhor edição do Brasil. “Assim será também uma homenagem a nossa querida deputada Amália Barros”, ressaltou. Até lá, disse a presidente do PL Mulher Tocantins, a expectativa é de que o ex-presidente Bolsonaro esteja curado e possa participar do evento. Bolsonaro passa por um tratamento de erisipela. “Nós que temos fé em Deus sabemos que muitas vezes fazemos planos diferentes dos Dele. E cabe a nós, somente, curvar aos Seus desígnios e agradecer”, ponderou Nilmar.
ALEX BOTELHO NA CORRIDA SUCESSÓRIA
Além do prefeito José Salomão (PT), do administrador Jailton Bezerra (Republicanos) e do vereador Paulo da Mega (PL), outro garante que também estar na corrida sucessória de Dianópolis é Alex Botelho (PSDB), empresário no ramo da hotelaria e coordenador regional do Sistema “S“. Ele disse à coluna que a cidade precisa de inovação. “Dianópolis precisa, além dos acertos, ser mais dinâmica, com ideias inovadoras, pelas quais os dianopolinos, tanto empresários, a juventude, a terceira idade e o agro, possam sonhar com futuro real e mais próximo”, defendeu.
APOIO TUCANO 100%
Botelho assegurou que o PSDB, através do deputado estadual Eduardo Mantuan e da presidente regional e prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, tem dado 100% de apoio à sua pré-candidatura.