CANDIDATO É AMÉLIO
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) chamou o deputado estadual Cleiton Cardoso (Republicanos) para uma conversa nessa terça-feira, 18. Wanderlei colocou ao parlamentar que a candidatura de Amélio Cayres (Republicanos) para presidente da Assembleia já se consolidou e não há nada mais que possa mudar. Nas contas dos próprios palacianos, Amélio tem em torno de 17 votos contra no máximo 7 para Cleiton.
CHAPA ÚNICA
Agora tudo caminha para chapa única. A discussão só passa neste momento pelo espaço que Cleiton ocupará, uma vez que é fiel aliado do governador e precisará ser acomodado.
DE OLHO NO PAÇO
Deputados estaduais garantiram à coluna que o Palácio pode ficar sossegado com a colega deles Janad Valcari (PL). Dizem que ela não quer saber de mesa diretora da Assembleia. O projeto é mesmo disputar a Prefeitura de Palmas ano que vem.
SERÁ SEMPRE CHAMADA
A conversa dessa terça-feira foi extremamente amistosa entre o vice-governador Laurez Moreira (PDT) e a prefeita de Gurupi, Josi Nunes (UB). A pesada campanha das eleições municipais de Gurupi, quando Laurez apoiou o hoje deputado estadual eleito Gutierres Torquato (PDT), caiu no esquecimento. Tanto que o vice-governador disse que Josi sempre será chamada a discutir com o governo quando os assuntos forem relacionados a Gurupi. Isso é política de gente grande e com “P” assim, maiúsculo.
RECIPROCIDADE
Laurez já havia dito à coluna que pretende ter um bom relacionamento com Josi e, em Gurupi, os aliados da prefeita garantem que, no que depender dela, também.
MAIS UM PRÉ-CANDIDATO
Outro pré-candidato a presidente da União dos Vereadores do Tocantins (Uvet) é Cirilo Douglas (UB), de Miracema. Outros nomes que já tentam construir candidatura são o presidente da Câmara de Caseara, Cleber Cavalcante, o Clebinho (UB); Jair Souza, o Jair do Povo (Pros), de Gurupi; o presidente da Câmara de Araguatins, Miguel do Cajueiro (UB); Enoque Neto (UB), de Araguaína; e Adiel Leal (PTB), de Palmeirante.
PTB SOB NOVA DIREÇÃO
Ainda sobre a troca de comando do PTB do Tocantins, o partido tem uma vereadora em Palmas, a professora Iolanda Castro, prima do governador Wanderlei. Ela e o ex-vereador Diogo Fernandes, que acabou de perder o comando regional da legenda, estarão conduzindo a montagem da chapa de candidatos à Câmara da Capital em 2024. A informação é do novo presidente regional do PTB, Walter Viana. Sobre presidência da comissão metropolitana, contudo, Viana disse que não está definida.
ZUM-ZUM-ZUM RONDA O MDB
Começa um zum-zum-zum vindo de Brasília que pode haver mudança também no comando do MDB do Tocantins. Alguns interessados — de mandato — estão se movimentando junto à executiva nacional. Com a derrota eleitoral do presidente regional, Marcelo Miranda, que não conseguiu vaga de deputado estadual, e a não reeleição da deputada federal Dulce Miranda, a casal ficou fragilizado, e o olho de alguns cresceu.
3 REPRESENTANTES DO TO
O presidente da Força Sindical e da Federação do Sindicato dos Servidores Públicos (Fesserto), Carlão Oliveira, é outro sindicalista que também participou da reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, em Brasília, na manhã desta quarta-feira, 18. Além dele, Além estiveram lá o presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Tocantins (NCST-TO), Cleiton Pinheiro, e o secretário-geral da seção Tocantins da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Luciano Lucas Silveira. Em pauta, a discussão sobre o novo salário mínimo de R$ 1.320, que Lula quer negociar com a centrais.
CRIME AMBIENTAL
A equipe de fiscalização ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) que atua dentro do Parque Estadual do Cantão (PEC) recolheu e apreendeu mais de 1,1 mil metros de redes de emalhar de diversas malhas e 80 boias de capturar quelônios (tartaruga da Amazônia), no Rio Preto, próximo à cidade de Santa Maria das Barreiras (PA). Segundo o órgão, como as redes são lançadas na água para serem recolhidas depois, a equipe de fiscalização não conseguiu flagrar nenhum infrator e por isso ninguém foi autuado.