DECISÃO EM CONJUNTO
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) reuniu a imprensa de todo o Estado na manhã desta sexta-feira, 16, numa confraternização e prestação de contas das ações de sua gestão. Em seu pronunciamento, ele comentou o aumento da alíquota do agronegócio e garantiu que as rodovias prioritárias para receber investimentos com os recursos vindo desse excedente serão definidas por uma comissão formada por representantes do governo e dos produtores rurais.
NÃO É GASTO, MAS INVESTIMENTO
Wanderlei destacou que nem ele, nem o vice-governador eleito Laurez Moreira (PDT) são contra o agronegócios, porque também atuam no setor como produtores rurais. No entanto, avaliou que os caminhões sobrecarregam as rodovias com 70 e até 90 toneladas. Assim, como ocorreu em Mato Grosso, onde alíquota foi a 1,65% (aqui saltou de 0,2% para 1,2%), com esse fundo para o transporte, as estradas poderão ficar trafegáveis e, por isso, esse não será um gasto do segmento, mas um investimento, porque os veículos não serão depreciados na velocidade que ocorre agora, transitando vias precárias.
MAURO MENDES APROVOU
Wanderlei disse que conversou com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (UB), que contou dos avanços advindos da melhoria das estradas com a nova alíquota.
6 PMs POR CIDADE
Wanderlei também informou aos jornalistas que, dos 900 novos policiais militares que se formarão na segunda-feira, 19, seis deles e um veículo serão enviados para cada cidade do Estado. Os municípios maiores receberão mais policiais.
RELAÇÃO GOVERNADOR E VICE
Ficou claro na confraternização com a imprensa que continua excelente a relação de Wanderlei com seu vice eleito Laurez. “Se o Laurez se distancia um pouco de mim, já pergunto o que está acontecendo”, brincou o governdor. Para ele, seu vice “é um pensador de governo” e foi importantíssimo como prefeito de Gurupi.
NÃO ABRE MÃO
Wanderlei disse que Laurez será secretário na próxima gestão, caso queira. “Não vou abrir mão de sua experiência”, ressaltou.
O QUE QUER LAUREZ
À coluna, o vice-governador eleito revelou que não pretende ocupar secretarias, mas que ficará à disposição de Wanderlei para contribuir com a gestão, sempre que for preciso. Laurez disse que pretende visitar todos os municípios e levantar a situação de cada um deles.
LÁZARO COM WAGNER
Com a não reeleição de Tiago Dimas (Podemos), o prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (SD), disse que já conversou com o deputado eleito Lázaro Botelho (PP) para que represente o governo municipal. Mas Wagner contou que também já teve uma conversa também com deputado federal eleito Alexandre Guimarães (Republicanos). Para o prefeito, todos se mostraram com muita vontade de ajudar a cidade.
FORA DE TEMPO
Nessa quinta-feira, 15, o senador Irajá (PSD) foi à tribuna do Senado criticar o governo do Estado, sobre o que chamou de “pacote de maldades” do governador Wanderlei “contra o povo tocantinense”. Ele citou três pontos do tal “pacote”: a reforma da Previdência, o aumento da alíquota para o agro e as duas eleições de mesa diretora da Assembleia numa só data – em 1º de fevereiro -, proposta que deve ser votada dia 22. Contudo, desses três pontos, a reforma da Previdência foi retirada de pauta justamente para ampliar o diálogo com os servidores e a dupla eleição da mesa num só dia está sendo proposta por uma PEC do deputado Ricardo Ayres (Republicanos), não é de autoria do Palácio.
PORTA-VOZ ERRADO
Teve importante líder ruralista que disse à coluna que a Rede Agropecuária Tocantins, formada para congregar as diversas entidades do setor, errou ao colocar o ex-deputado federal César Halum como porta-voz no pedido para que o governador Wanderlei não sancionasse o aumento da alíquota dos produtos destinados à exportação e a criação da taxa de extração mineral. Ambos os pedidos foram solenemente ignorados e Wanderlei sancionou as duas medidas. Halum se tornou persona non grata pelo Palácio desde que desistiu de sua candidatura a deputado federal e saiu atirando na chapa majoritária do governo nas eleições deste ano.
ENCANTADO COM ALCKMIN
O presidente regional do PSB, Carlos Amastha, também participou do Pacto pela Aprendizagem: reunião dos governadores eleitos em prol da Educação Básica, um evento promovido nessa quinta-feira, em Brasília, pelo Todos pela Educação e pela Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com a presença do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB). O vice Laurez representou o governador Wanderlei e o secretário estadual da Educação, Fábio Vaz, também participou. Amastha foi convidado para o evento por Alckmin e está encantado com o vice-presidente, com tem uma relação já de algum tempo.
PRÉ-CANDIDATO EM MIRACEMA
O ex-vereador Jessé Nascimento já avisou ao jornalista Leal Junior que é pré-candidato a prefeito de Miracema nas eleições de 2024. Ele é integrante do grupo dos deputados estadual Ivory de Lira (PCdoB) e federal Ricardo Ayres (Republicanos), ambos majoritários no município nas eleições deste ano. Contudo, segundo Leal Júnior, o grupo já tem outra pré-candidata a prefeita, a ex-vereadora Maria Bala, que disputou o cargo em 2020 pelo PTB e ficou na terceira colocação.
VIRADA DE MESA SURPREENDENTE
Por falar em Miracema, foi surpreendente a virada de mesa na eleição da presidência da Câmara. A prefeita Camila Fernandes (MDB) estava com a vitória certa, com a candidatura do vereador Adão Pedreiro (MDB), mas a discreta articulação de Ivory e do ex-prefeito Saulo Milhomem mudou tudo de uma hora para outra.
ISENÇÃO NO CONCURSO DE BOMBEIROS
A Defensoria Pública do Estado do Tocantins pediu ao Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins nesta sexta-feira para que seja incluída no edital do concurso da corporação a isenção da taxa de inscrição para quem prestou serviços no período eleitoral. O defensor público titular da 17ª Defensoria da Fazenda Pública e Execuções Fiscais de Palmas, Neuton Jardim, que assina o ofício, levou em consideração a Lei nº 4.000, de 30 de agosto de 2022, que dispõe sobre a isenção do pagamento de valores e títulos de inscrições em concursos públicos no Tocantins para os eleitores convocados e nomeados, que tenham prestado serviço eleitoral.
DEZ DIAS DE FÉRIAS
Este colunista inicia um rápido período de férias de dez dias a partir de segunda-feira, 19. Assim, o Em Off não será publicado neste tempo. Retomamos em 1º de janeiro, com a posse de Wanderlei e Lula. Feliz Natal e um 2023 maravilhoso a todo mundo!