MAIS CINCO EXONERADOS
Mais cinco indicados da deputada estadual Vanda Monteiro (UB) foram exonerados pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) no Diário Oficial dessa segunda-feira, 4. Com os de quinta-feira, 31, já são dez indicações de Vanda excluídas do governo. Nenhum outro parlamentar teve aliados exonerados, assim, cresce a sensação de que Vanda pode estar sendo feita de bode expiatório para manter a Assembleia sob disciplina.
REGULAMENTAÇÃO MÍNIMA
O presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), vai se reunir com os deputados estaduais nesta terça-feira, 5, para discutir uma regulamentação mínima para a utilização das emendas parlamentares. A PEC que reajusta de 1,5% para 1,73% a reserva do Orçamento do Estado para elas deve ser aprovada já nesta terça. Amélio quer chegar a um consenso para que não sejam mais destinados recursos para ONGs, o que tem sido alvo de suspeitas em operações policiais. Ele mesmo não tem feito isso, e prefere, por exemplo, destinar recursos para aquisição de ambulâncias pelas prefeituras do Bico.
DISCRIMINAÇÃO MINUCIOSA
Além disso, o presidente pretende dar mais publicidade à utilização das emendas pelos parlamentares. Uma comissão interna começa a discutir, para 2025, um espaço no site da Aleto para discriminar minuciosamente a distribuição de emendas por deputados. Uma excelente notícia.
ACESSO RESTRITO
Contador, especialista em Comércio Exterior e em Políticas Públicas para MPE’s e mestre em Desenvolvimento Regional, Carlos Assis contou num comentário do Bilhete do CT dessa segunda-feira, 4, no Instagram, que, como aluno de mestrado, tentou, em fase de projeto de dissertação, estudar o impacto das emendas parlamentares no desenvolvimento econômico dos municípios. Segundo ele, a primeira barreira é que festas e shows são classificadas como culturais na destinação desses recursos. Isso, avaliou Assis, “já conotava que o objeto do estudo estava desvirtuado”. O segundo obstáculo é que só lhe foi concedido acesso restrito às informações. Assim, desistiu. Como se vê, falta transparência.
SAULO: CONVÊNIO GARANTIU TRANSPORTE EM SUA GESTÃO
Sobre a reclamação de jovens sobre a falta de transporte público para eles virem para as faculdades e outras unidades de ensino de Palmas, o ex-prefeito de Miracema Saulo Milhomem (PDT) contou à coluna que na sua gestão havia um convênio com a associação dos estudantes para essa finalidade. Segundo ele, sua sucessora, Camila Fernandes (Republicanos), acabou com o convênio a partir de quando assumiu, em 2021.
AMASTHA TEVE PAPEL FUNDAMENTAL NA ELEIÇÃO DE EDUARDO
O vereador eleito de Palmas Carlos Amastha foi recebido na manhã dessa segunda-feira, 4, pelo presidente nacional do partido dele, o PSB, Carlos Siqueira, em Brasília. Siqueira afirmou em suas redes sociais que Amastha “desempenhou um papel fundamental ao articular o apoio do partido à candidatura de Eduardo Siqueira Campos, fortalecendo a base do PSB em Palmas e contribuindo para uma vitória expressiva”. O presidente nacional da sigla avaliou que a vitória de Eduardo em Palmas reafirma “o desejo de mudança e progresso para a população” e representa “um momento de renovação e compromisso com o futuro da cidade”.
COMO UTILIZAR O MANDATO
Amastha disse em vídeo após o encontro que a discussão com Carlos Siqueira girou em torno de como utilizar seu mandato de vereador. “Com certeza, temos que dar uma grande dimensão e fazer uma diferença enorme”, afirmou, garantindo que vai ter “as melhores ideias, as melhores propostas de projeto”.
CONVITE DO NOVO CIDADÃO GURUPIENSE
Após receber título de Cidadão Gurupiense na noite dessa segunda-feira, 4, o presidente regional do MDB, deputado federal Alexandre Guimarães, convidou o empresário Cristiano Pisoni, que disputou a Prefeitura de Gurupi pelo PSDB, e o presidente do Sindicato Rural, João Victor Stival, a se filiarem ao partido e, por ele, disputarem as eleições em 2026.
VÍDEO DE GUTIERRES ALIMENTA ESPECULAÇÕES
Um vídeo gravado pelo deputado estadual Gutierres Torquato (PDT) e seus vereadores aliados — Marilis Fernandes (PDT), o eleito Romildo Santos (PDT) e Colemar da Saborelle (Pode) — em que ele garante recursos ainda este ano para a Secretaria Municipal da Saúde da cidade adquirir uma ambulância tipo UTI já está dando o que falar. Nos bastidores já se especula uma aliança dentre os dois grupos — Gutierres/Laurez Moreira e a prefeita Josi Nunes (UB) –, visando as eleições de 2026. Lembrando que eles estiveram em palanques opostos em 2024. O vice-governador Laurez Moreira (PDT) e Gutierres apoiaram a candidatura a prefeito do deputado estadual Eduardo Fortes (PSD).
PRIORIDADE A PACIENTES ONCOLÓGICOS
Num evento na Câmara, à noite, Gutierres pediu à prefeita que a ambulância seja utilizada para pacientes oncológicos, prioritariamente, que precisam se deslocar de Gurupi a Palmas.
SAÚDE COM O GRUPO?
Entre as especulações que rodam por Gurupi, a de que o marido da vereadora Marilis, o ex-vereador Dr. Maurício, possa assumir o comando da Secretaria de Saúde da gestão Josi Nunes.