MAIS CINCO EXONERADOS
![](https://clebertoledo.com.br/wp-content/uploads/2024/03/VANDA-MONTEIRO01-1024x748.jpeg)
Mais cinco indicados da deputada estadual Vanda Monteiro (UB) foram exonerados pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) no Diário Oficial dessa segunda-feira, 4. Com os de quinta-feira, 31, já são dez indicações de Vanda excluídas do governo. Nenhum outro parlamentar teve aliados exonerados, assim, cresce a sensação de que Vanda pode estar sendo feita de bode expiatório para manter a Assembleia sob disciplina.
REGULAMENTAÇÃO MÍNIMA
![](https://clebertoledo.com.br/wp-content/uploads/2024/06/AMELIO-GOVERNADOR-EM-EXERCICIO-1024x585.jpg)
O presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos), vai se reunir com os deputados estaduais nesta terça-feira, 5, para discutir uma regulamentação mínima para a utilização das emendas parlamentares. A PEC que reajusta de 1,5% para 1,73% a reserva do Orçamento do Estado para elas deve ser aprovada já nesta terça. Amélio quer chegar a um consenso para que não sejam mais destinados recursos para ONGs, o que tem sido alvo de suspeitas em operações policiais. Ele mesmo não tem feito isso, e prefere, por exemplo, destinar recursos para aquisição de ambulâncias pelas prefeituras do Bico.
DISCRIMINAÇÃO MINUCIOSA
Além disso, o presidente pretende dar mais publicidade à utilização das emendas pelos parlamentares. Uma comissão interna começa a discutir, para 2025, um espaço no site da Aleto para discriminar minuciosamente a distribuição de emendas por deputados. Uma excelente notícia.
ACESSO RESTRITO
![](https://clebertoledo.com.br/wp-content/uploads/2024/11/CARLOS-ASSIS.webp)
Contador, especialista em Comércio Exterior e em Políticas Públicas para MPE’s e mestre em Desenvolvimento Regional, Carlos Assis contou num comentário do Bilhete do CT dessa segunda-feira, 4, no Instagram, que, como aluno de mestrado, tentou, em fase de projeto de dissertação, estudar o impacto das emendas parlamentares no desenvolvimento econômico dos municípios. Segundo ele, a primeira barreira é que festas e shows são classificadas como culturais na destinação desses recursos. Isso, avaliou Assis, “já conotava que o objeto do estudo estava desvirtuado”. O segundo obstáculo é que só lhe foi concedido acesso restrito às informações. Assim, desistiu. Como se vê, falta transparência.
SAULO: CONVÊNIO GARANTIU TRANSPORTE EM SUA GESTÃO
![](https://clebertoledo.com.br/wp-content/uploads/2019/12/Saulo-Milhomem-1024x680.jpg)
Sobre a reclamação de jovens sobre a falta de transporte público para eles virem para as faculdades e outras unidades de ensino de Palmas, o ex-prefeito de Miracema Saulo Milhomem (PDT) contou à coluna que na sua gestão havia um convênio com a associação dos estudantes para essa finalidade. Segundo ele, sua sucessora, Camila Fernandes (Republicanos), acabou com o convênio a partir de quando assumiu, em 2021.
AMASTHA TEVE PAPEL FUNDAMENTAL NA ELEIÇÃO DE EDUARDO
![](https://clebertoledo.com.br/wp-content/uploads/2024/11/CARLOS-SIQUEIRA-AMASTHA.webp)
O vereador eleito de Palmas Carlos Amastha foi recebido na manhã dessa segunda-feira, 4, pelo presidente nacional do partido dele, o PSB, Carlos Siqueira, em Brasília. Siqueira afirmou em suas redes sociais que Amastha “desempenhou um papel fundamental ao articular o apoio do partido à candidatura de Eduardo Siqueira Campos, fortalecendo a base do PSB em Palmas e contribuindo para uma vitória expressiva”. O presidente nacional da sigla avaliou que a vitória de Eduardo em Palmas reafirma “o desejo de mudança e progresso para a população” e representa “um momento de renovação e compromisso com o futuro da cidade”.
COMO UTILIZAR O MANDATO
Amastha disse em vídeo após o encontro que a discussão com Carlos Siqueira girou em torno de como utilizar seu mandato de vereador. “Com certeza, temos que dar uma grande dimensão e fazer uma diferença enorme”, afirmou, garantindo que vai ter “as melhores ideias, as melhores propostas de projeto”.
CONVITE DO NOVO CIDADÃO GURUPIENSE
![](https://clebertoledo.com.br/wp-content/uploads/2024/11/alexandre-cidadao-gurupiense-1024x682.webp)
Após receber título de Cidadão Gurupiense na noite dessa segunda-feira, 4, o presidente regional do MDB, deputado federal Alexandre Guimarães, convidou o empresário Cristiano Pisoni, que disputou a Prefeitura de Gurupi pelo PSDB, e o presidente do Sindicato Rural, João Victor Stival, a se filiarem ao partido e, por ele, disputarem as eleições em 2026.
VÍDEO DE GUTIERRES ALIMENTA ESPECULAÇÕES
Um vídeo gravado pelo deputado estadual Gutierres Torquato (PDT) e seus vereadores aliados — Marilis Fernandes (PDT), o eleito Romildo Santos (PDT) e Colemar da Saborelle (Pode) — em que ele garante recursos ainda este ano para a Secretaria Municipal da Saúde da cidade adquirir uma ambulância tipo UTI já está dando o que falar. Nos bastidores já se especula uma aliança dentre os dois grupos — Gutierres/Laurez Moreira e a prefeita Josi Nunes (UB) –, visando as eleições de 2026. Lembrando que eles estiveram em palanques opostos em 2024. O vice-governador Laurez Moreira (PDT) e Gutierres apoiaram a candidatura a prefeito do deputado estadual Eduardo Fortes (PSD).
PRIORIDADE A PACIENTES ONCOLÓGICOS
Num evento na Câmara, à noite, Gutierres pediu à prefeita que a ambulância seja utilizada para pacientes oncológicos, prioritariamente, que precisam se deslocar de Gurupi a Palmas.
SAÚDE COM O GRUPO?
Entre as especulações que rodam por Gurupi, a de que o marido da vereadora Marilis, o ex-vereador Dr. Maurício, possa assumir o comando da Secretaria de Saúde da gestão Josi Nunes.