DIPLOMAÇÃO NA SEXTA
O governador reeleito Wanderlei Barbosa (Republicanos) e seu vice, Laurez Moreira (PSB), serão diplomados na sexta-feira, 16, às 16 horas, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), bem como a senadora eleita Dorinha Seabra Rezende (UB), os oito deputados federais e os 24 estaduais. Suplentes não participarão da solenidade de sexta.
VOTAÇÃO HISTÓRICA
Há pouco mais de um ano no comando do Estado, Wanderlei foi reeleito em 2 de outubro com 58,14% dos votos válidos, um total de 481.496 votos, a maior votação já obtida por um governador tocantinense, uma diferença de 295.135 votos em relação ao segundo colocado, Ronaldo Dimas (PL). O recorde anterior havia sido do ex-governador Mauro Carlesse (Agir), com 404.484 votos, em 2018.
RECORDE TAMBÉM DE DORINHA
Dorinha também bateu recorde em números absolutos, com 395.408 votos, ou 50,42% dos votos válidos.
EM DIANÓPOLIS
Sexta-feira, 9, foi dia de eleição de mesa diretora de muitas câmaras pelo Estado. Em Dianópolis, o vereador Manin do Zorra (PL), oposição ao prefeito José Salomão (PT), foi reeleito, derrotando o parlamentar da base Bilzan França (Republicanos). Como vice-presidente ficou Paulo da Mega (Podemos), como primeiro secretário; Bira (Republicanos), segundo secretário, André Cavalari (Patriota); e, como membro, Gena Ferreira (Patriota).
5 ABSTENÇÕES
O curioso da eleição da Câmara dianopolina é que o resultado foi de 6 votos para Manin e 5 abstenções. Isso porque os membros da chapa governista de Bilzan se levantaram e saíram da sessão, dizendo-se insatisfeitos com a condução dos trabalhos. Nos bastidores do Legislativo ainda se conta que o vereador Júnior do Alface, do partido de Salomão, o PT, votou em Manin, contrariando o Paço.
EM MIRANORTE
Em Miranorte, o atual presidente, Ci Bandeira (MDB), decidiu não disputar e o eleito para comandar o Legislativo local foi o vereador Bruno Lustosa (Pode). Antônia Braga (UB) ficou de vice-presidente; Bandeira de primeiro secretário e Janiel Monteiro (PTB) de segundo secretário.
EM GUARAÍ
Em Guaraí, o presidente Gleidson Bueno (UB) também foi reeleito, com 10 dos 11 votos da Casa. Conforme o site Guaraí Notícias, o vereador Ricardo Gauchim (PDT), até então o candidato concorrente, não compareceu à sessão e não apresentou sua chapa. Gleidson é o primeiro presidente reeleito dentro da mesma legislatura. Para vice foi eleito Nilo Farinha (PV); para primeiro secretário, Marcelão (UB); para segundo secretário, Tarcísio Ramos (PDT); e, para tesoureiro, Bonfim (UB).
EM NAZARÉ
Em Nazaré, o vereador Rui Marinho do Egito (MDB) — na foto, à dir. — , da base do prefeito Clayton Paulo (PTB), foi eleito presidente da Câmara. O apoio da ex-prefeita Elvira foi fundamental para a vitória. Com o grupo dela, Clayton recompôs sua base, já que, no decorrer do ano passado, o vereador Lourivaldo Torres (MDB), eleito junto com o prefeito e pai do vice-prefeito, deixou o governo.