SEM AUTOFAGIA
O governador Wanderlei Barbosa afirmou que não ter ido atrás de prefeitos para filiar ao partido presidido por ele, o Republicanos. É o contrário, garantiu o Wanderlei à coluna. Prefeitos que têm pedido para ingressar na legenda. Como a coluna informou na segunda-feira, 25, a presidente regional e o vice-presidente do União Brasil, respectivamente, a senadora Dorinha Seabra Rezende e o deputado federal Carlos Gaguim, não foram à festa de filiações do Republicanos na sexta-feira, 22, por acharem que o Palácio fez autofagia, ou seja, foi para cima de prefeitos de partidos da base para ganhar gordura eleitoral. Wanderlei negou a prática da autofagia.
SEM CIÚMES
Ele disse ter carinho por Dorinha e Gaguim que os consideram muito importantes para o estado. E ressaltou que não tem ciúmes quando vê líderes até de oposição ingressando no união Brasil, como foi o caso do prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues. O governador lembrou também que o partido da senadora e do deputado tem outros nomes que não são da base palaciana, como o caso da prefeita de Gurupi, Josi Nunes. Wanderlei afirmou que o mesmo ocorre com o próprio Progressistas, do deputado federal Vicentinho Júnior, como no caso do pré-candidato a prefeito de Almas e atual vice, Neri Xavier, enquanto o nome do governo para a disputa lá é o do jornalista Goianyr Barbosa (Republicanos). “Não tenho ciúmes”, avisou.
NÃO QUER SUPER PARTIDO
O governador explicou que não quer criar um “super partido”, mas uma legenda com menos densidade, porém, mais consistente.
AINDA NÃO FOI, MAS VAI PARA O UB
O prefeito de Porto Nacional, Ronivon Marciel, continua filiado ao PSD. Pelo menos pelos próximos dias. Ele mantém firme as tratativas com União Brasil, e a tendência é de que realmente ingresse no partido da senadora Dorinha, contudo, como a coluna informou esta semana, pelas mãos de Gaguim. Mas o prefeito tem vários convites de partidos, como MDB, o PSDB e até do PT.
APOIO OFICIAL DE WANDERLEI
O deputado estadual Eduardo Fortes (PSD) afirmou em suas redes sociais que, em visita ao Palácio, recebeu oficialmente o apoio do governador Wanderlei à sua pré-candidatura a prefeito de Gurupi. “Um gesto que reforça o nosso compromisso em trabalhar pelo bem da população”, avaliou o parlamentar.
Ver essa foto no Instagram
É O CAMINHO
Num vídeo gravado por Fortes, Wanderlei não fala diretamente da pré-candidatura do deputado, mas deixa claro em suas palavras que este é o caminho: “Sei do seu comprometimento com o Tocantins, com a região sul e com Gurupi. Vamos continuar trabalhando juntos para melhorar o nosso estado e melhorar nossas cidades. Nós sabemos o quanto você é um cidadão relevante para a cidade de Gurupi. Conte conosco, conte com nosso governo e conte com a nossa parceria”, afirma o governador. Assista:
PSDB COM DAMASO EM PARAÍSO
O PSDB, da prefeita Cinthia Ribeiro, vai apoiar a pré-candidatura do secretário extraordinário da Governadoria, Osires Damaso, em Paraíso. Inclusive, uma das importantes aliadas Damaso nesta pré-campanha, a ex-vereadora Vanessa Alencar, acabou de anunciar a filiação ao PSDB.
GIPÃO “HERDA” ESPAÇO DE MARCUS NO GRUPO DE WAGNER
Em Araguaína, nas rodas de política, o que se fala é que o deputado estadual Aldair Costa, o Gipão (PL), é o grande herdeiro do espaço deixado por seu colega de Assembleia Legislativa Marcus Marcelo (PL) no grupo do prefeito Wagner Rodrigues. Enquanto Marcos foi para a campanha do pré-candidato e deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos), Gipão dará apoio à reeleição de Wagner.
DERTINS NO PRD, MAS EM 2026
O deputado estadual Eduardo do Dertins deve deixar o Cidadania na janela partidária de 2026 para ingressar no PRD, que surgiu da fusão de PTB e Patriota. Inclusive, o comando do novo partido já é dele no Tocantins, ainda que o presidente regional seja o advogado Walter Viana. Segundo aliados de Dertins, o que o levará a deixar o Cidadania é a federação com o PSDB, que impõe limitações a seu poder de articulação. O deputado está na sigla desde que era PPS. Ele ingressou nela ao sair do PP, em 2005, para seguir o então governador Marcelo Miranda (MDB) no rompimento da União do Tocantins.
DR. CARRASCO VAI BUSCAR VAGA NA CÂMARA
O delegado da Polícia Civil Adriano Carrasco será candidato a vereador em Guaraí ao lado da pré-candidatura a prefeito do secretário extraordinário de Ações Estratégicas do governo do Tocantins, Saboinha Júnior (Republicanos). Há 11 anos na corporação, dr. Carrasco vai disputar vaga na Câmara também pelo Republicanos.
Ver essa foto no Instagram
PELO PODEMOS
A ex-prefeita de Guaraí Lires Ferneda (ex-PSD) se filiou ao Podemos do ex-deputado federal Tiago Dimas e confirmou que o médico Alan Carlos (PSDB) será seu candidato a vice. O anúncio foi feito na noite dessa terça-feira, 26, em evento na residência de Lires.
A “PANELINHA” PARA FRITAR
Uma das falas que chamou atenção dos presentes durante o evento de filiação, como registrou o site Guaraí Notícias, foi a do ex-prefeito e esposo de Lires, Genésio Ferneda. Sem citar o nome da atual prefeita Fátima Coelho (UB), antiga aliada de primeira ordem, porém mandando o recado direto para quem quisesse ouvir, o político disse que gestão pública não deve ser formada por “panelinhas” e disparou que “panelas também servem para fritar”.
EXPERIMENTOU EM 2022
Sobre “fritar”, Ferneda experimentou esse processo em 2022, quando, sem apoio de Fátima, se viu obrigado a retirar sua candidatura a deputado estadual.