ATÉ O FIM
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) está disposto a ir até o fim para descobrir o responsável pela invasão a seu Instagram com perfis falsos. Ele já fez o registro da ocorrência na Delegacia de Crimes Cibernéticos. Conforme a coluna apurou, os investigadores já puxaram o fio da meada e garantem que não será difícil chegar aos responsáveis. Quando divulgou o caso, no domingo, 10, Wanderlei já havia dito que, “diante dos ataques diários” que ele diz sofrer, “não fica difícil imaginar de onde vem” a invasão.
MISSÃO NA COSTA RICA
Comitiva do Tocantins vai realizar uma missão internacional na Costa Rica entre os dias 21 e 27 de outubro, com foco no desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo. Seguirão os secretários Berenice Barbosa (Mulher), Beto Lima (Indústria, Comércio e Serviços), Hercy Filho (Turismo), Marcelo Lelis (Meio Ambiente e Recursos Hídricos) e Narúbia Werreria (Povos Originários e Tradicionais). Também vão Fernanda Tainã Alves de Lima Castro, superintendente de Operações Turísticas e Projetos Estratégicos, da Secretaria do Turismo; Geanny Carlos de Almeida Pinheiro, gerente de Desenvolvimento de Exportação, e Vinicius Oliveira Pimenta, superintendente de Desenvolvimento Econômico, esses dois últimos da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços.
SEM ÔNUS
Sem ônus para o Estado, também vão para a Costa Rica Itelvino Pisoni, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio); e Marcelo Perim, presidente do Conselho Empresarial de Turismo (Cetur), órgão da Fecomércio.
UM PRA LÁ E OUTRO PRA CÁ
Em Porto Nacional, uma nomeação feita pelo prefeito Ronivon Maciel (PSD) foi tida como prova cabal do rompimento dele com o vice-prefeito Joaquim do Luzimangues (PSD). Ronivon exonerou o secretário interino de Desenvolvimento Distrital (pasta que responde por Luzimangues), Fabrício Machado da Silva, ligado ao deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos), e colocou no lugar Nassa Élida (PTB), suplente de vereadora e adversária política de Joaquim no distrito.
PRIMO JÁ HAVIA SIDO EXONERADO
Fabrício já vinha ocupando um cargo que pertencia a Nicki Lauder de Barros Carvalho, nada menos do que primo de Joaquim. Assim, em Porto, o distanciamento entre prefeito e vice já tido como irreversível.
NÃO É ADVERSÁRIA
Já Nassa negou à coluna que seja adversária de Joaquim, a quem definiu como “uma pessoa bacana e que tem trabalhado muito por Luzimangues”. A nova secretária afirmou que conta com o apoio de Joaquim “para desenvolver em bom trabalho para o distrito e para Porto Nacional”. “Estou chegando para somar”, avisou.
O NOME DE GUTIERRES EM FORMOSO
O deputado estadual Gutierres Torquato (PDT) já tem seu pré-candidato a prefeito em Formoso do Araguaia: é o advogado Guilherme Gama, que, no ano passado, disputou uma vaga na Assembleia e ficou de suplente do PDT.
PDT E PALÁCIO DIVIDIDOS EM FORMOSO?
Com isso, o partido presidido pelo vice-governador Laurez Moreira pode estar fora do palanque de Wanderlei em Formoso. Isso porque se diz na cidade que o governador vai apoiar a reeleição do prefeito Heno Rodrigues (PTB), que é muito ligado à deputada estadual Cláudia Lelis (PV).
SEPARADOS NA CAVALGADA
Inclusive, na cavalgada que houve sábado, 9, em Formoso, os diferentes palanques já podiam ser distinguidos. Na linha de frente estava o prefeito Heno e a deputada Cláudia Lélis e, bem atrás, a comitiva de Gutierres com Guilherme Gama.
APOIO À FLÁVIA DO LEITOA
Ainda na região sul, o governador Wanderlei esteve na sexta-feira, 8, em Crixás. Ele almoçou na casa da prefeita Ana Flávia Monteiro, a Flávia do Leitoa (SD), e teria garantido apoio à reeleição dela. Wanderlei ainda se solidarizou com a prefeita pelas agressões que ela alega ter sofrido na cavalgada da cidade no dia 2. Reforçando o que a coluna já informou: a esposa do suposto agressor negou e disse que eles é que foram vítima da prefeita, do marido dela e outras pessoas próximas.
TOM LYRA COM O 4º LIVRO PRONTO
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Emprego de Palmas, Tom Lyra, faz os últimos preparativos para o lançamento de seu quarto livro, “A Subida: Travessia do Rio Araguaia”. Tom conta a emocionante expedição que fez pelas águas do rio, partindo de Araguacema, “em busca de algo além do que os olhos podem ver”, rumo à aldeia Fontoura, dos Karajás, na Ilha do Bananal. “Uma viagem mística e fascinante”, diz o escritor na apresentação do livro. Tom Lyra é autor de “O poeta”, “Entendendo óptica” e “Questão de óptica”. “Mas nenhum me transformou e mexeu comigo tanto quanto esse”, revelou à coluna sobre “A Subida: Travessia do Araguaia”. Estou curioso.
“A NOIVA” EM ARAGUAÍNA
Por falar em livro, nesta quinta-feira, 14, lanço “A noiva e outros contos políticos” em Araguaína. Será no Campelo Via Lago, às 19 horas. O evento conta com o apoio da comunicadora Cícera Maria, da Academia de Letras de Araguaína (Acalanto) e do Grupo Campelo. A todos eles, meus agradecimentos.