WANDERLEI QUER DEFINIÇÃO
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) quer que o senador Eduardo Gomes (PL) defina quem vai apoiar para o Palácio nas eleições de 2026. Os dois conversaram nessas últimas horas, mas o conteúdo, claro, ficou entre quatro paredes. Pelo áudio vazado da senadora Dorinha Seabra Rezende (UB), Wanderlei soube que Gomes conversa com um lado e com outro — lembrando que o pré-candidato do governador é o presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos).
COM DORINHA OU AMÉLIO?
Prefeitos e parlamentares ligados a Gomes e também à Dorinha têm garantido à coluna que o senador vai apoiar a colega dele de Congresso para o governo do Tocantins. Já palacianos contam com Gomes na majoritária de Amélio.
BEM ANTES DO ENCONTRO DO REPUBLICANOS
O Republicanos realizará um encontro estadual em novembro e o Palácio espera que bem antes — o mais rápido possível, dizem — Gomes se posicione na disputa.
AMÉLIO E VICENTINHO CONVERSAM

Amélio Cayres conversou bastante com o pré-candidato a senador e deputado federal Vicentinho Júnior (Progressistas), na residência do congressista em Brasília, na terça-feira, 26. O presidente da Assembleia sempre caminhou muito próximo do governador Siqueira Campos e do ex-senador Vicentinho Alves, pai do parlamentar federal.
HÁ VAGA
O encontro dos dois ocorre num momento em que a federação União Progressista, formada por União Brasil e Progressistas, está se consolidando em torno das pré-candidaturas de Dorinha ao governo e do deputado federal Carlos Gaguim (UB) para o Senado. Ou seja, não haverá espaço ali para Vicentinho Júnior. Como o governador Wanderlei Barbosa não vai renunciar, há vaga no Republicanos de Amélio para o Senado.
2 MIL POLICIAIS PARA O DF

Por falar em Vicentinho Júnior, o portal Metrópoles trouxe que ele se posicionou a favor da nomeação de 2 mil policiais no Distrito Federal. O parlamentar é o relator na Comissão Mista de Orçamento (CMO) do projeto de lei que abre crédito suplementar no orçamento de 2025. A segurança pública da capital do país é custeada com recursos da União e, por isso, quaisquer nomeações precisam do aval da Presidência da República e do Congresso Nacional. Em relatório apresentado nessa quinta-feira, 28, na CMO, Vicentinho votou pela autorização da nomeação de 1.284 policiais militares, 700 policiais civis e 89 bombeiros do Distrito Federal. No documento, o relator citou que a vice-governadora do DF, Celina Leão (PP), informou haver disponibilidade financeira para as nomeações, mas a demanda não havia sido acolhida pelo governo federal em razão de restrições orçamentárias anteriores.
R$ 20 MILHÕES PARA POÇOS SEMI-ARTESIANOS
O senador Irajá (PSD) anunciou nesta semana a destinação de R$ 20 milhões para a construção de poços semi-artesianos completos na zona rural de Palmas. Segundo ele, mais de 400 famílias serão beneficiadas no cinturão verde da Capital. “Esse é mais um passo para fortalecer quem produz, preservar nossas áreas rurais e construir uma Palmas mais justa e sustentável para todos”, afirmou o parlamentar em vídeo ao lado do prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), do secretário de Governo, Sérgio Vieira Marques, o Soró, e do secretário-chefe de Gabinete, Carlos Júnior.
SECA NO ENTORNO
O prefeito Eduardo disse no vídeo que, apesar da riqueza hídrica da Capital, o entorno de Palmas vive uma seca, o que leva os pequenos agricultores a sofrerem com a falta de água e também com incêndios.
Assista:
CINTHIA REÚNE PSDB MULHER

A presidente nacional do PSDB Mulher e ex-prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, reuniu na quarta-feira, 27, em Brasília, lideranças femininas do partido de todo o Brasil para definir estratégias do PSDB Mulher para as eleições de 2026. “Somos um partido em que a força feminina faz a diferença. Esse é um legado que o PSDB construiu com muito orgulho. Fruto do trabalho comprometido de nós mulheres de todas as partes do Brasil”, afirmou a líder tucana.
FORÇA NAS URNAS
Cinthia disse que a proposta do segmento é “mostrar essa força nas urnas, na próxima eleição, com candidaturas para deputada estadual, deputada federal, senadora e governadora”. “Temos representatividade eleitoral e um trabalho que nos dá o potencial necessário para ampliar nossa participação no cenário político”, garantiu Cinthia.
RODAR O BRASIL
O PSDB Mulher vai rodar o Brasil com encontros regionais para consolidar o movimento feminino nos estados e promover um amplo projeto de capacitação de pré-candidatas. “Queremos preparar nossas pré-candidatas, oferecendo a elas o que há de melhor no mercado para que possam disputar as eleições do ano que vem com chances reais de vitória”, explicou Cinthia.
INSPEÇÃO EM PRISÕES DO TO

Membro titular do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária do Ministério da Justiça, a ex-senadora Kátia Abreu encaminhou ofício ao presidente desse colegiado, André Garcia, solicitando inspeção nas unidades prisionais do Tocantins. A solicitação tem como fundamento o Relatório Final Consolidado da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, resultado de inspeções realizadas entre junho e julho pela entidade em dez estabelecimentos prisionais do Estado e que revela, ressalta Kátia, “um quadro alarmante de superlotação, infraestrutura precária, déficit de efetivo, falhas na prestação de serviços básicos e violações reiteradas de direitos fundamentais, em afronta à Constituição Federal, à Lei de Execução Penal (Lei nº 7.210/84) e a tratados internacionais de direitos humanos”.
ENVIO DE EQUIPE TÉCNICA
Assim, a ex-senadora pede que, “diante da gravidade dos fatos constatados”, o conselho encaminhe equipe técnica para verificação in loco da realidade carcerária tocantinense, especialmente nas unidades indicadas no relatório da OAB-TO. “Reitero a importância de uma atuação célere e efetiva do CNPCP, não apenas como medida de fiscalização, mas também como instrumento de defesa da dignidade humana e de fortalecimento do sistema penitenciário nacional”, conclui Kátia.