MENOS CONTRATADOS E COMISSIONADOS
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) vai realizar um enxugamento de cargos comissionados e contratados para manter o equilíbrio das contas do Estado. Ele já está pedindo que os secretários façam uma avaliação de suas estruturas para definir quantos cargos podem ser cortados.
TEM DEPUTADO QUE NÃO GOSTOU
Essa medida vai incidir na distribuição de cargos entre os deputados estaduais, que, geralmente, indicam os titulares. Até porque o governo terá que atender ainda os parlamentares que estão chegando. Tem deputado, e deputada, com muitos indicados na estrutura do Estado, que não está gostando disso.
IRMÃO DE VANDA SAI…
Já está definido que o irmão da deputada estadual Vanda Monteiro (UB), o empresário Zorivan Monteiro, vai deixar o comando da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). Ele assumiu em junho.
…VALDEREZ ENTRA
Para o lugar de Zorivan já está praticamente acertado que assumirá a deputada estadual Valderez Castelo Branco (Republicanos), que não foi reeleita. Ela era cotada também para a nova Secretaria da Mulher.
FICA COM DORINHA?
Na pasta da Mulher, pessoas próximas do governador descartam a possibilidade de ele indicar a irmã, a professora Berenice Barbosa. Com isso, admitem, crescem as especulações de que a indicação será feita pela senadora eleita Dorinha Seabra Rezende (UB).
SERÁ MESMO NARUBIA
Para a também nova Secretaria Estadual dos Povos Originários e Tradicionais está definido que a titular será mesmo a líder indígena Narubia Werreria, como a coluna antecipou semana passada.
NOVO REPRESENTANTE DO TO
O novo secretário extraordinário de Representação do Estado em Brasília é Carlos Santos Manzini Júnior. Ele, que foi nomeado na sexta-feira, 13, é especialista em orçamento público, marketing e ações governamentais. Por 15 anos foi assessor de Orçamento do Congresso Nacional, e também junto à bancada do Estado.
PANORAMA DO TO A LULA
O senador Irajá (PSD) foi recebido semana passada pelo presidente Lula e contou em suas redes sociais ter apresentado um panorama das áreas do Tocantins que mais precisam de recursos e projetos federais. Irajá disse que apontou para o presidente principalmente a saúde, habitação e infraestrutura urbana. O parlamentar afirmou ter convidado Lula a visitar o Estado.
MUDANÇA NO IBAMA-TO
A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, nomeou na quarta-feira, 11, como superintendente substituto Wallace Rafael Rocha Lopes para o Ibama no Tocantins. Ele é servidor de carreira do órgão e ficará no cargo temporariamente até a definição do titular. Wallace já havia ocupado o cargo, também de forma temporária, em 2019.
CLEITON PINHEIRO COM LULA
O presidente da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Tocantins (NCST-TO), Cleiton Pinheiro, foi um dos convidados para reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na quarta-feira, 18, às 10 horas, no Palácio do Planalto, em Brasília. Em pauta, a discussão sobre o novo salário mínimo de R$ 1.320, que Lula quer negociar com a centrais sindicais.
OS 3 CABOS ELEITORAIS
No grupo de Amélio Cayres (Republicanos), três deputados são vistos como principais cabos eleitorais de Cleiton Cardoso (Republicanos) na eleição para a mesa diretora: Vanda Monteiro, a maior de todas, Jorge Frederico (Republicanos) e Cláudia Lelis (PV).
FATURA LIQUIDADA
Contudo, esses aliados de Cayres insistem que a fatura está liquidada e que seu pré-candidato contará com 17 votos. Para os apoiadores, esse número está completamente consolidado, Cardoso teria, se muito, sete votos e só algo muito forte daqui para o dia 1º para provocar uma reviravolta.
NÃO JOGOU A TOLHA
Mas o opositor de Cayres não jogou a toalha. O grupo de Cleiton Cardoso continua dizendo que esse número de 17 votos do adversário não é verdadeiro. Cardoso se mexeu muito nos últimos dias.
APOSTA NA PARCERIA
Ao receber o presidente da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), José Aníbal, na quarta-feira, 11, o novo diretor superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Tocantins, Rérison Antônio, que está há duas semanas no cargo, disse que aposta na parceria com o governo do Estado, prefeituras, Sistema S e instituições públicas e privadas para vencer o grande desafio da entidade: fortalecer o pequeno negócio, fomentar o empreendedorismo e promover a competitividade das empresas tocantinenses.