WANDERLEI VOLTA A EMITIR SINAIS
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) voltou a emitir sinais. Semana passada, ao comentar a vitória no TRE-TO contra o candidato derrotado de 2022 senador Irajá (PSD), indicou o que há já havia dito à coluna: que vai concluir seu mandato em 2026 sem renúncia. Agora, no final de semana, sinalizou que pode até apoiar a pré-candidatura a prefeita de Palmas da deputada estadual Janad Valcari (PL), mas sem nenhuma vontade.
NOVO CRITÉRIO
Ao receber em sua chácara em Paranã Janad, o presidente regional do PL, senador Eduardo Gomes; o presidente metropolitano do partido e vice-prefeito da Capital, André Gomes, e o vice-presidente regional do UB, deputado federal Carlos Gaguim, Wanderlei colocou à mesa um critério para definição de apoio que, pelo menos, não tornou público quando decidiu avalizar pré-candidaturas como de Jorge Frederico (Republicanos) em Araguaína — que é a que demonstra mais empolgá-lo –; de Osires Damaso (Republicanos), em Paraíso; de Antônio Andrade (Republicanos), em Porto Nacional; de Fátima Coelho (UB), em Guaraí; de Josemar Kasarin (UB), em Colinas; entre tantas outras. Ou seja, o governador disse que vai decidir se apoia Janad após ouvir sua base política — leia-se: sobretudo deputados estaduais — e administrativa — os secretários do governo.
CHEIRO DE PROTELATÓRIO
O critério tem cheiro de protelatório quando se constata dois fatos: 1º) Janad tem o apoio de 17 deputados estaduais, o que significa ao menos 80% da base palaciana na Assembleia; além de muitos secretários que já estão na pré-campanha dela. 2º) Em Paraíso, a maioria mais do que absoluta da base decidiu apoiar a reeleição do prefeito Celso Morais (MDB), mas Wanderlei preferiu seguir no sentido contrário, com Damaso.
NO BEIÇO
Enfim, tudo caminha para Wanderlei realmente declarar apoio a Janad, porque a base dele já está com ela e do outro lado não tem opções, já que descarta emprestar sua elevada popularidade a Eduardo Siqueira Campos (Podemos), Carlos Amastha (PSB) e Júnior Geo (PSDB). Mas o governador vai sem qualquer vontade e motivação. Meramente protocolar. Ou como a coluna já afirmava há dois anos no caso do ex-presidente Jair Bolsonaro, no segundo turno, no beiço.
INVESTIDA DE ALIADOS DE JANAD
Aliados de Janad iniciaram uma ampla investida contra Eduardo Siqueira Campos, sobre o tempo em que ele era deputado estadual. Querem saber os detalhes da destinação de suas emendas parlamentares. A presidente estadual do Partido da Mulher Brasileira (PMB), Gabrielle Dyovana Garcia da Silva, protocolou ofício na quinta-feira, 25, ao secretário estadual do Planejamento e Orçamento (Seplan), Sergislei Silva e Moura, em que solicita essas informações. Ela pede a destinação específica de cada emenda, incluindo municípios beneficiados e projetos ou áreas atendidas, bem como os valores individuais alocados. Gabrielle justifica o pedido afirmando que “se fundamenta no interesse de garantir a transparência e o acompanhamento das ações realizadas com recursos públicos, bem como para fomentar a participação cidadã no controle social”.
TAMBÉM O AVANTE
Outro que pediu essas mesmas informações à Seplan e à própria Assembleia foi o presidente da comissão provisória do Avante, Patrick Gonçalves Costa, que quer “a relação de todas as emendas parlamentares referentes aos anos de 2021, 2022, 2023 e 2024, de autoria do Deputado JOSÉ EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS, acompanhadas de todas as informações e dados minuciosos relativos a cada uma, individualizada, constando datas, valores e destinações, bem como os dados especificados dos destinatários/beneficiários, sejam municípios/entidades privadas/ demais entes públicos, dentre outros, fornecendo cópias dos contratos, ofícios, processos, e quaisquer outros firmados pelo parlamentar que tenham relação com as emendas parlamentares a ele atreladas, nos períodos especificados”.
REAÇÃO AO CASO DOS BARÕES DA PISADINHA
O pedido dos dois partidos da coligação de Janad — ambos de quinta-feira — foi feito num contravapor à enxurrada de matérias que saiu na imprensa nacional, como UOL e O Globo, sobre o inquérito do Ministério Público Estadual (MPE) para apurar possíveis irregularidades no uso de emendas parlamentares envolvendo Janad e a banda Os Barões da Pisadinha, da qual a deputada é sócia.
AS 5 OPÇÕES DE JOSI
Em Gurupi, cinco nomes agora figuram entre os possíveis vices para a escolha da prefeita Josi Nunes (UB). Pastores Baltazar (Avante) e Jesumar Feitosa (PL) e os empresários Jair Sakai, Adailton Fonseca e Wilson de Sousa, todos dos do PL. A informação é do site Atitude, de Gurupi. Conforme a coluna apurou, Josi vai conversar até esta terça-feira, 30, com os presidentes regionais do PL, senador Eduardo Gomes, do UB, senadora Dorinha Seabra Rezende, e com o vice-presidente da sigla, deputado federal Carlos Gaguim; ainda com o deputado federal Filipe Martins, que tem o comando de fato do Agir no Estado. Após esta conversa, ela, então, definirá seu companheiro de chapa em 2024.
BARCELLOS SE MOVIMENTA
Apesar de não ter sido citado na matéria do Atitude, quem tem se movimentado muito em busca da vaga de vice de Josi é Carlos Barcellos, que foi vice de João Cruz e Alexandre Abdalla, além de Secretário da Habitação na gestão de Laurez Moreira (PDT). Ele esteve nos últimos dias com o governador Wanderlei Barbosa e com o senador Eduardo Gomes discutindo o assunto. Seus aliados garantem que ele poderia fazer a efetiva aproximação de Josi com Wanderlei.
DR. THIAGO SERÁ CONFIRMADO NA SEXTA
O prefeito de Lagoa da Confusão, Thiago Soares Carlos, o Dr. Thiago (UB), fará sua convenção na sexta-feira, 2, às 19 horas, no pátio da Igreja Assembleia de Deus Madureira. Ele conta com o apoio do Republicanos e do governador Wanderlei, além de Progressistas e PL. Esses quatro partidos terão chapas completas de vereadores, com 12 candidatos em cada. O número de cadeiras na Câmara local subiu de 9 para 11.
A MATEMÁTICA PODE PREVALECER
A situação em Lagoa da Confusão parece ser bem confortável para Dr. Thiago. Como Palmas em 2020 — quando foram registradas 12 candidaturas a prefeito –, o que pode prevalecer por lá é a matemática, não a política. É que a corrida sucessória tem neste momento nada menos do que cinco pré-candidatos: além do prefeito, Diogo Cunha (PSD), Ecivaldo Santos (PT), Fidel Costa (DC) e os ex-prefeitos Mauro Ivan (Podemos) e Nelsinho Moreira (MDB).
KAWÊ TAMBÉM COMEMORA
Quem também deve estar comemorando é o prefeito de Formoso do Araguaia, Israel Kawê (PSB). Por lá também quatro pré-candidatos se movimentam pela oposição. Dois que já estavam no páreo há muito tempo, os advogados Ronison Parente (MDB) e Guilherme Gama (Republicanos), além de Evangelista Osiel Martins Bispo, o Mano da Auto Elétrica (PL), e o médico Paulo Marcelo (Progressistas).
FALTA ALGUMA COISA…
Por falar no prefeito Israel Kawê, no convite dele para a convenção, que será realizada no dia 5, falta alguma coisa. A coluna observou, observou e observou… até que descobriu: faltou a foto do presidente regional de seu partido, o PSB, Carlos Amastha. Pelo PSB aparece o deputado estadual Moisemar Marinho, mais próximo do governador Wanderlei do que de Amastha.
RECUO ESTRATÉGICO
O presidente do PL Jovem Tocantins, Luiz Gustavo, anunciou na quinta-feira, 25, que não vai mais disputar vaga de vereador em Palmas. Ele disse que atuará na área da juventude na campanha de Janad Valcari e que trabalhará para fortalecer esse segmento do partido em outros municípios. Luiz Gustavo contou que a decisão foi tomada após conversa com o senador Eduardo Gomes, que destacou a importância de consolidar a presença do PL em mais de 100 municípios do estado. Sobre a decisão, Luiz Gustavo avaliou que, nesse momento, a prioridade estadual, visando 2026, é se dedicar à juventude em todo o Tocantins e, em especial, em Palmas.