Num vídeo de mais de 5 minutos, o prefeito de Colinas, Josemar Kasarin (UB), com muitos dedos e pisando em ovos, se desculpou pela frase que disse na tribuna da Câmara no dia 3, à vereadora Naiara Miranda (MDB). “Eu, com esse coração cheio de boa intenção, que não tem maldade nenhuma, me dirijo a todas as mulheres, inclusive até à vereadora, se ela se sentiu afetada, porque aqui o que não tem é arrogância e prepotência, tem, sim, competência, capacidade para fazer o que é certo para a nossa cidade de Colinas… Me dirijo a ela [Naiara] pedindo desculpa, milhões de vezes perdão se alguém se sentir ofendido, porque não era essa a ideia do prefeito Kasarin.
MONTAGEM BARATA
Ele disse que o vídeo que circulou com a frase polêmica dirigida à Naiara — “Tu te prepara que aqui a bala pega” — “não passa de uma montagem barata para denegrir a imagem do prefeito azulão”. Para Kasarin, a repercussão dada ao episódio “foi desnecessária”, com “colocações injustas de um vídeo recortado que pessoas maldosas estão divulgando”. “Quem ver e ouvir o vídeo na íntegra sabe que não houve ameaça de forma alguma”, garantiu.
NÃO PASSA DE BRINCADEIRA
O prefeito disse que a frase “não passa de uma brincadeira”. “Como sempre fiz isso no dia a dia, sempre respeitando todos e todas, independente se é homem ou se é mulher. Em especial as mulheres, com as quais eu tenho grande aproximação, um grande respeito”, afirmou.
CAUSOU “ESTRANHEZA”
De toda forma, ele disse que lhe causou “estranheza” o fato de que a vereadora Naiara teria procurado o líder do governo na Câmara, Gildeon Morais (Republicanos), e o vice-presidente da Casa, Jefferson Bandeira Chokito (Republicanos), “querendo novamente estar em sintonia com o prefeito Kasarin, que aquilo não passou de um mal entendido”. “Eu quero ver negar que ela não procurou o líder do governo e não procurou o Jefferson, o vice-presidente da Câmara”, provocou.
FELIZ POR RECONHECER ERRO
Uma das principais aliadas de Kasarin e presidente regional do partido dele, o União Brasil, a senadora Dorinha Seabra Rezende demonstrou ter gostado do pedido de desculpas do prefeito. Em nota, ela disse que ficou “feliz por ele ter pedido desculpas e reconhecido seu erro”. “Kasarin tem se dedicado a implementar políticas públicas que visam não apenas o desenvolvimento econômico e social, mas também a promoção da igualdade de gênero”, garantiu a nota da senadora.
Leia a íntegra:
“A vigilância permanente contra a violência de gênero é uma questão de extrema importância que deve estar na agenda de todos nós. É fundamental que continuemos a combater não apenas os atos de violência física, mas também os ataques e as práticas de diminuição que muitas mulheres enfrentam diariamente.
Acreditamos que a inclusão das mulheres nas decisões que afetam nossas vidas é fundamental para o progresso.
Ksarim reconhece que suas palavras não refletem o respeito e a consideração que devem existir no âmbito político. Fico feliz por ele ter pedido desculpas e reconhecido seu erro.
Ksarim tem se dedicado a implementar políticas públicas que visam não apenas o desenvolvimento econômico e social, mas também a promoção da igualdade de gênero.
É nosso dever promover a educação e a conscientização sobre a igualdade de gênero, não apenas como uma meta, mas como um princípio de justiça e respeito”.
TODO JURÍDICO DO MDB NACIONAL À DISPOSIÇÃO
Quem se manifestou também, mas contra o prefeito e a favor de Naiara, foi o presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP), o partido dela, após ser informado do episódio pelo presidente regional, o deputado federal Alexandre Guimarães. “[Naiara] foi ofendida e ameaçada pelo prefeito da cidade, num gesto de brutalidade que nós não podemos aceitar na política e em lugar nenhum”, afirmou. Baleia contou que, ao ser informado por Guimarães, já entrou em contato com jurídico nacional do MDB e com a presidente do MDB Mulher Nacional, Kátia Lôbo, e colocou toda a estrutura jurídica do partido para defender “o legítimo direito de [Naiara] exercer o seu mandato com todas as liberdades”. “Isso não pode mais acontecer em pleno 2025. É uma vergonha! As mulheres precisam estar em locais de poder, e não podem ser ameaçadas por nada, e nós não vamos nos calar”, sustentou.
GRAVES AMEAÇAS
Marussa Boldrin, deputada federal pelo MDB de Goiás, também se manifestou nas redes sociais. “Não podemos permitir nenhuma tipo de ameaça a nenhuma mulher. Toda a minha solidariedade à vereadora Naiara do Tocantins que sofreu graves ameaças”, escreveu na postagem com o vídeo a seguir:
CLARA VIOLÊNCIA DE GÊNERO
A presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica — Comissão do Tocantins, Gizella Bezerra, também se pronunciou e avaliou que a fala de Kasarin “configura clara violência de gênero”. “Uma prática inaceitável que busca silenciar, deslegitimar e intimidar mulheres que ocupam espaços de poder e decisão”, diz a nota. “Instamos que a Câmara Municipal adote medidas concretas para garantir que episódios como este não se repitam, assegurando que toda mulher parlamentar tenha sua voz respeitada e sua atuação protegida de qualquer forma de violência”, afirma.
