Os diretores das escolas da rede municipal de ensino de Palmas que atuaram até este mês estão numa espécie de limbo e não sabem como proceder. Isso porque a prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) nomeou na sexta-feira, 27, os candidatos de sua preferência para o cargo, após a eleição do dia 18, mas não exonerou os atuais titulares. Inclusive, não se sabe como ficam os novos diretores com cargos na estrutura da Secretaria da Educação de Palmas (Semed), que também não foram exonerados para assumir o novo posto.
DIRETORA DE ESCOLA E SECRETÁRIA DA SEMED
Casa de Cícera Ribeiro Ferreira Mota Soares, atual secretária executiva da pasta. Cinthia a preferiu para a dirigir a Escola Municipal Monteiro Lobato, apesar de ela ter obtido somente 24 votos contra 69 para o escolhido pela comunidade, Antônio José. No entanto, Cícera continua nomeada como secretária executiva da Semed.
PASSA O BASTÃO OU AGUARDA
O tema foi debatido no grupo de WathsApp de diretores das escolas, a que a coluna teve acesso. Os “ex-diretores em atividade” não sabem se já passam o bastão para os escolhidos pela prefeita ou se aguardam primeiro suas exonerações. Vários desses diretores manifestaram a mesma preocupação no grupo.
LEIA MAIS
- Escolha dos menos votados para diretor de escolas de Palmas revolta alunos, pais e professores; Cinthia preferiu nomes que obtiveram 4, 5 e até 7 votos
- Em meio a críticas por escolha de diretores derrotados e com baixa votação, Cinthia diz que eleição escolar foi “marco para a gestão e a democracia”
- RAMON FLAUBERT MACEDO | Escolha de diretores em Palmas: comunidade votou, mas prefeita decidiu diferente