O deputado federal Carlos Gaguim (UB) disse à coluna que pretende levar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a preocupação do Tocantins com o estudo para mudança no traçado da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), noticiado pela imprensa nacional. A ideia do Ministério dos Transportes seria tirar o trecho de Barreiras (BA) a Figueirópolis (TO), ligando o município baiano diretamente a Mara Rosa (GO). O caso foi trazido a público em vídeo pelo prefeito da cidade tocantinense, José Fontoura (Republicanos).
MOBILIZAÇÃO GERAL
Gaguim afirmou ainda que vai acionar a bancada federal, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), prefeitos da região, vereadores, empresários e população em geral. “Precisamos de uma grande mobilização dos líderes, com apoio de nossa população, porque essa obra é fundamental para o Estado”, defendeu.
ARTICULAÇÃO COMO GOVERNADOR
O parlamentar disse que foi ele, como governador em 2009 e 2010, quem conseguiu inserir Figueirópolis no traçado da Fiol. “É um absurdo o que estão querendo fazer. É uma obra importante que o Tocantins não pode perder de jeito nenhum. Eu não admito isso”, avisou.
COM LULA NO LANÇAMENTO
O deputado contou ter ido a Ilhéus (BA) na época com o presidente Lula para o lançamento da ferrovia e que ficou dois meses articulando com o Ministério da Infraestrutura essa inclusão de Figueirópolis no traçado.