A fala do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) estava incompleta no trecho do vídeo divulgado nas redes sociais, da agenda em Buriti do Tocantins, no sábado, 31, em que ele comentou as pré-candidaturas ao governo da senadora Dorinha Seabra Rezende (UB) e do presidente da Assembleia, Amélio Cayres (Republicanos). O início, cortado no trecho divulgado, Wanderlei afirma taxativamente: “O Amélio é o nosso nome, e quando digo ‘o nosso nome’ é o nome do Republicanos”.
UNIDOS EM 2026
Depois, o governador complementa: “A senadora [Dorinha] é do União Brasil”. Então, contemporiza: “Os dois são da nossa base”. A seguir, Wanderlei projeta que o grupo seguirá unido nas urnas, como ocorreu em 2022: “Ela é líder do União Brasil, ele [Amélio], junto comigo, é líder do Republicanos, e nós vamos nos juntar na hora certa, se Deus quiser”.
MELHOR NOME SERÁ O CANDIDATO
A expectativa de Wanderlei é que o melhor nome seja o candidato a governador do grupo palaciano: “Se a senadora estiver melhor para ser governadora é ela; se o Amélio estiver, ela vai ter o entendimento de que [o candidato] é o Amélio… Esses são os dois pré-candidatos [pelos quais] eu tenho, assim, um grande respeito, uma grande consideração”.
COMO EM 2022
Então, o governador lembrou da campanha de 2022 para voltar a falar de 2026: “Saí em todos os lugares pedindo voto [a Dorinha] para ser a minha senadora. Se ela for [a candidata] a governadora da nossa base, vou andar em todos os lugares junto com ela da mesma forma. Se o Amélio for o candidato, ela vai e eu vou andar também. E peço a Deus que isto aconteça”, disse.