Confraternização promovida pelo presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres (Republicanos), na sexta-feira, 27, em Augustinópolis, deu o que falar no final de semana. É que dois importantes convivas, o deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) e o senador Eduardo Gomes (PL), lançaram o nome de Amélio para concorrer ao governo do Tocantins em 2026, na presença do atual titular da principal cadeira do Palácio, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). A confraternização reuniu prefeitos, vereadores e diversas lideranças políticas da região norte do estado.
ESCANTEADA
A questão é o que meio político viu esse lançamento de Amélio como uma espécie de escanteada numa natural pré-candidata governista, a senadora Dorinha Seabra Rezende (UB), que tem mais quatro anos de mandato para além de 2026 e foi a grande vencedora das eleições municipais deste ano, entre todos os maiores líderes tocantinenses. Convidada por Amélio, Dorinha não foi à confraternização por causa de agendas que tinha para Caseara e Miracema.
É O ‘ZAP’
O site Bicoline traz que Gomes classificou Amélio como “uma das figuras centrais para a disputa majoritária de 2026”. “Amélio é o ‘zap’ das eleições de 2026″, garantiu o senador, numa referência à carta mais valiosa do jogo de truco. O site do jornalista Lucas Lima diz que Alexandre Guimarães, que é pré-candidato a senador, disse que Amélio “preenche todos os requisitos, está credenciado por ser firme, por ter a característica de tocantinense e uma história de vida política que fala por si só”. “Ele tem meu apoio para ser governador em 2026”, avisou.
NÃO LANÇOU
À coluna, Gomes disse que não fez o lançamento da pré-candidatura de Amélio, mas reforçou a importância do deputado para o processo de 2026. O senador lembrou que em recente evento em Axixá falou da importância de Dorinha para os municípios, como coordenadora da bancada federal e de sua luta no Senado para não deixar reduzir os recursos do Fundeb. “Ainda é cedo, e nem os que são apontados como candidatos dizem que vão disputar”, pontuou Gomes.
SEM ESCANTEADA
Aliados de Dorinha, contudo, dizem que ela não vê com preocupação o lançamento da pré-candidatura de Amélio, com quem contaram que a senadora tem excelente relação. Avaliaram que não viram como uma “escanteada” em Dorinha a confraternização e o lançamento do deputado estadual para a corrida pelo Palácio. Primeiro porque, para eles, está muito cedo para esse debate. Depois, justamente pelo fato de ela ter sido convidada, mas que não pôde comparecer pelos compromissos em Caseara e Miracema.