Após horas de tentativas de negociações, nenhum dos 11 vereadores rebelados cedeu e o vereador Max Baroli (MDB) foi eleito presidente da Câmara de Araguaína já no final da noite dessa segunda-feira, 1º. Uma das maiores viradas das eleições de mesa do Estado, até horas antes todos davam como certa a vitória do vereador Marcos Duarte (PSD), que presidia o Legislativo local até terça-feira, 31. Foram 11 votos para Baroli e 8 para Duarte.
HÁ 30 DIAS
Na verdade, antes mesmo das eleições municipais de outubro, já se comentava que Duarte seria reconduzido ao cargo. Contudo, há cerca de 30 dias começou a operação para colocar uma outra candidatura a presidente da Câmara, envolvendo importantes políticos da cidade aliados do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).
TROCAR MEMBROS DA CHAPA SEM COMUNICAR
Segundo alguns dos envolvidos na articulação, a certeza era tão grande da vitória de Duarte que o grupo dele chegou a trocar membros da chapa sem sequer comunicar ao colega preterido, como foi o caso de Israel da Terezona (UB). Da mesma forma teria ocorrido com o estreante Vilarindo do Eucalipto (PSD). “Passavam por cima de tudo, sem dar a mínima satisfação a ninguém”, disse um dos articuladores desses 11.
NEM PREFEITO, NEM MÃE
Então, veio a surpresa já no final da tarde dessa segunda, quando a informação da virada de mesa foi antecipada pela coluna Em Off. Os vereadores rebelados chegaram numa van no Ginásio Pedro Quaresma, na Via Lago, onde ocorreu a posse dos vereadores e do prefeito Wagner Rodrigues (UB), já com o nome de Max Baroli definido para a presidência. Eles se trancaram no gabinete de Flávio Cabanhas (PDT) e só saíram de lá para ir ao plenário votar, por volta das 22h30. Nos bastidores, dizem que não aceitaram sequer receber o prefeito Wagner, nem Terezona, a mãe de Israel.
BASE DE WAGNER E ARTICULAÇÃO DE PALACIANOS
Max é também estreante, eleito em outubro com 1.510 votos na base aliada do prefeito Wagner Rodrigues. A mesa eleita nessa segunda é toda de vereadores governistas, mas a articulação contou alguns dos principais nomes do Palácio, que não querem aparecer, porém, participaram desde os primeiros minutos da movimentação.
Confira como ficou a mesa da Câmara de Araguaína:
• Presidente: Max Baroli (MDB)
• 1º Vice-Presidente: Israel da Terezona (União Brasil)
• 2º Vice-Presidente: Ygor Cortez (Podemos)
• 1º Secretário: Wilson Carvalho (PRD)
• 2º Secretário: Diego da Apa (MDB)
• Suplente: Vilarindo do Eucalipto (PSD)