As 13 associações militares do Tocantins se reuniram na quarta-feira, 10, para manifestar “apoio incondicional” ao coronel Márcio Barbosa, ex-comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins (PMTO). O evento, realizado no auditório do Hotel 10, em Palmas, destacou a importância de a classe ter um representante, com endosso de apoio unânime das entidades classista, a uma possível candidatura a deputado estadual ou federal nas eleições de 2026. Barbosa é pré-candidato a deputado federal.
HOMENAGEM E PRESENTE
Durante a cerimônia, o ex-comandante foi agraciado com uma placa de homenagem e também recebeu presente de aniversário. As entidades ressaltaram que a gestão de Barbosa marcou “um período de legalidade, moralidade e eficiência”, com avanços significativos na valorização da tropa e modernização da corporação.
QUEDA NA VIOLÊNCIA
Elas destacaram ainda o Atlas da Violência 2025, no qual o Tocantins registrou queda de 30,3% na taxa de homicídios entre 2018 e 2023, com redução de 8,5% apenas em 2022/2023, posicionando o Estado entre os dez mais seguros do País. “Esses resultados são creditados à gestão colaborativa do Coronel Barbosa, que priorizou ações efetivas de combate ao crime e promoção da paz social”, afirmou nota das associações.