O Diário Oficial de Palmas publicado na noite de quinta-feira, 5, trouxe uma série de vetos do prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) a Autógrafos de Lei aprovados pela Câmara de Vereadores. O Paço barrou textos que previam a instituição dos Programas de Equoterapia e de Apoio Psicológico a Crianças Vítimas de Acidentes, além do uso de drone para pulverização de agentes biológicos no combate ao Aedes aegypti, todos por invasão de competência do Poder Executivo. Entretanto, o destaque fica para a decisão do gestor de impedir uma homenagem ao próprio filho, Gabriel Marques Siqueira Campos, que faleceu em 2011 aos 12 anos de idade.
INOPORTUNO NESTE MOMENTO
O Projeto de Lei do vereador Manoel Bonfim aprovado pela Câmara previa dar o nome de Gabriel Marques Siqueira Campos ao Paço da Capital. Na mensagem ao Poder Legislativa, o prefeito prestou “os mais sinceros agradecimentos”, mas entendeu não haver motivos para alterar o atual nome do prédio, Teotônio Segurado. “Apesar de reconhecer a nobreza da homenagem ao meu filho, Gabriel Marques Siqueira Campos, falecido em 2011, entendo que a iniciativa de atribuir seu nome à sede do Poder Executivo Municipal, do qual sou o atual titular, revela-se inoportuna neste momento”, avaliou o gestor.
JUSTA HOMENAGEM A TEOTÔNIO SEGURADO
Eduardo Siqueira Campos também fez questão de destacar a relevância do atual homenageado no Paço. “O que o conecta diretamente a Palmas foi a sua incansável defesa pela emancipação do Norte goiano. Em 1821, como desembargador, chegou a proclamar um governo autônomo para a região, um movimento separatista pioneiro, que demonstrou sua visão e determinação. Foi neste contexto que Joaquim Teotônio Segurado fundou, no século XIX, a vila de São João da Palma, idealizada para ser a sede da Comarca do Norte e, posteriormente, deu origem ao nome da nossa Capital”, escreve o prefeito, que completa: “Por tais razões, entendo que o atual nome do Paço Municipal deve ser mantido como justa homenagem a Joaquim Teotônio Segurado”.
VETO TAMBÉM AOS BUSTOS DOS PAIS NA PRAÇA DO BOSQUE
Antes disto, Eduardo Siqueira Campos já havia vetado o Autógrafo de Lei que previa a instalação de bustos da mãe e do pai, dona Aureny e o ex-governador Siqueira Campos, na Praça do Bosque. O projeto é da vereadora Delma Freitas (Progresistas) e o veto foi publicado na quarta-feira, 4, em Diário Oficial. “Embora o valor da homenagem e a importância histórica sejam inequívocos, entendo que a proposição legislativa, neste momento, não se mostra oportuna, haja vista o vínculo familiar das personalidades homenageadas com o atual Chefe do Poder Executivo”, resume. O gestor ainda destaca que ambos já receberam homenagens dando o nome a bairros da Capital, à ponte que liga a cidade ao distrito de Luzimangues e à sede do Poder Executivo do Estado.