O prefeito de Araguaína, Wagner Rodrigues (UB), foi às suas redes sociais no sábado, 11, para negar boatos de que tenha baixado um decreto para aumentar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) da cidade. O bochicho tomou conta de todas as rodas e grupos de WhatsApp por lá depois do vazamento de um ofício circular do presidente da Câmara, Max Baroli (MDB), convocando os vereadores para uma sessão extraordinária nesta terça-feira, 14, às 9 horas, para deliberar e votar o projeto de lei complementar que “dispõe sobre a autorização para o aumento da base de cálculo do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) por decreto”. “Não tem esse projeto de lei que aumenta o IPTU”, garantiu o prefeito em seu vídeo.
NÃO VAI FAZER ISSO
Segundo ele, sua equipe técnica, equivocadamente, encaminhou à Câmara uma ementa (resumo da matéria) no projeto de lei com a informação de acréscimo no IPTU. “Nós não vamos aumentar IPTU em Araguaína. Eu não fiz esse compromisso com ninguém, e não vou fazer isso com vocês. Podem ter tranquilidade”, assegurou.
ATUALIZAÇÃO DA PLANTA DE VALORES
Wagner explicou ter enviado um projeto de lei que regulamenta a Emenda Constitucional 132, votada no Congresso Nacional em dezembro de 2023. “Não tem nada de aumentar imposto, não tem nada de aumentar IPTU”, reforçou. Segundo o prefeito, a ementa já foi corrigida e o corpo do projeto de lei está correto, tratando somente da atualização ou desvalorização da Planta de Valores. “Sou grato por tudo que vocês fizeram por mim, e acreditaram e acreditam em mim, para que a gente possa continuar fazendo uma cidade boa, uma cidade justa, uma cidade que nos dê muito orgulho para a gente morar”, afirmou.
GRANDE PARTE NÃO VAI PAGAR
O prefeito ressaltou que, na verdade, grande parte da população que pagava IPTU, em 2025 não vai mais ter essa despesa. “E vocês vão ficar sabendo em detalhes disso já agora, a partir de segunda-feira [13]”, avisou Wagner.
Assista: