Se o alvo da resolução da presidente regional do PSDB, Cinthia Ribeiro, foram seus três vereadores na Câmara de Palmas, documento similar do presidente regional do PSD, senador Irajá, mira seus três deputados estaduais: Luciano Oliveira, Eduardo Fortes e Wiston Gomes. De acordo com a resolução, “qualquer composição relativa aos blocos partidários em que o partido for integrante no biênio 2025/2026 deverá ter a aprovação da executiva estadual”.
NULIDADE
O documento ainda alerta: “A não observância que determina esta resolução ocasionará na nulidade de ato realizado pela sua bancada na Assembléia Legislativa do Estado do Tocantins”.
DEPUTADOS DA BASE
Os três deputados são membros da base do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), apesar de Irajá ser o mais ferrenho adversário dele. Contudo, as eleições de 2026, neste último biênio, entra em pauta, o que muda todo o jogo político. Até o ano passado, o PSD formava bloco com os governistas PL e PDT, e ainda com outro partido que não é aliado do Palácio, mas seu deputado, Moisemar Marinho, é, o PSB.