A Secretaria da Educação do Tocantins (Seduc) voltou a ser alvo de críticas de servidores. Mais um vídeo viralizou nas redes sociais e, desta vez, questiona o projeto de formação continuada do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe) para líderes, que será realizado de segunda, 23, a quarta-feira, 25. A mesma profissional que denunciou um déficit de professores na rede estadual, agora condena a programação da pasta para superintendentes, gestores e gerentes.
PRÉ-CARNAVAL DISFARÇADO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
No vídeo, a servidora questiona a agenda organizada pelo governo. “A dona Seduc está promovendo um pré-carnaval disfarçado de formação continuada. Quem são os convidados, digo, convocados, para este grande evento que vai transformar os rumos da educação?”, provocou, ao destacar que apenas superintendentes, gestores e gerentes participarão da programação. “Agora o melhor do Memorando é onde vai acontecer a tal da formação. Este encontrinho vai acontecer no ‘oásis paradisíaco do Tocantins’, é o que está no site da pousada, Águas do Jalapão, em Ponte Alta. Bar, adega, piscina natural, spa, restaurante, hidromassagem”, lista a servidora.
TRABALHO PARA OS PROFESSORES E DESCANSO PARA AS CHEFIAS
A servidora encerrou com questionamentos às prioridades da Secretaria da Educação. “O PCCR [Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração], para melhorar condições de trabalho e a remuneração, tem que ser sustentável; mas o encontrinho disfarçado de formação continuada não é nada sustentável. O que a dona Seduc continua nos ofertando? Sobrecarga de trabalho. Para professores? Mais e mais trabalho. Para as chefias? Dias de descanso na pousada do Jalapão”.
Confira o vídeo: