O vereador colinense Leandro Coutinho (PSDB) esteve nesta terça-feira, 18, na Câmara de Araguaína. O político quis abordar o episódio em que o prefeito de Colinas do Tocantins, Josemar Kasarin (UB), reage em tom de ameaça ao anúncio de independência da vereadora Naiara Miranda (MDB). Os parlamentares araguainenses foram solidários à emedebista, o que causou reação de Gildeon Morais (Republicanos).
CASO GEROU MAL ESTAR NA CÂMARA DE COLINAS
Leandro Coutinho iniciou o pronunciamento com críticas à postura de Josemar Kasarin e revela que o caso gerou atritos na Câmara de Colinas. “Uma fala infeliz, muito ruim o ataque ao Parlamento e à vereadora. Cada um tem o direito de escolher aquilo que deseja, seja fazer parte da base, oposição ou independente. Devemos respeitar os posicionamentos e saber que os Poderes são independentes. […] Ninguém estava preparado para aquele tipo de ataque. Foi um clima horrível, criou um mal estar dentro do Parlamento”, afirmou.
ARREPENDIMENTO DE GILDEON
O tucano aproveitou a presença no município para revelar que Gildeon Morais se arrependeu das críticas aos vereadores araguainenses por saírem em defesa de Naiara Miranda. “Fala infeliz, mal interpretada. Até pediu desculpas pela forma e o tom”, avisou. Já Leandro Coutinho elogiou os colegas. “Foram falas coerentes, defendendo a questão da vereadora. Todo mundo tem mulheres ao seu redor. Já é uma dificuldade as mulheres quererem entrar na política por este tipo de atitude. Cabe a nós, que já estamos no meio político, dar tudo o suporte e amparo e tratar as mulheres da melhor forma possível”, emendou.
PAU QUE DÁ EM CHICO, DÁ EM FRANCISCO
Em resposta às críticas de Gildeon Morais, o vereador Robert Delmondes (PRD) pediu parte do discurso e destacou que os parlamentares araguainenses colocaram-se em defesa do Poder Legislativo. “Se é mulher ou homem, o Parlamento não pode aceitar. O pau que dá em Chico, dá em Francisco. Não é querer se candidatar em Colinas, Araguaína, Palmas, São Paulo… É respeito. […] Tem que ter empatia. Vereador tem que proteger vereador”, disse. A gravidade do ataque de Josemar Kasarin também foi ressaltada. “Se ele fala isso em qualquer outro local é um crime de ameaça”, emendou. Max Baroli (MDB), Israel da Terezona (UB) e Lucas Campelo (UB) e Ygor Cortez (Podemos) também se manifestaram.
Confira a sessão da Câmara de Araguaína: