
Vice-presidente do Senado Federal, o tocantinense Eduardo Gomes (PL) recebeu nessa terça-feira, 18, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em uma sessão solene no Salão Negro do Poder. Durante o encontro, relações históricas e estratégicas entre Brasil e o país lusitano, além do cenário político e econômico global, foram debatidos.
PORTUGAL É PARCEIRO ESTRATÉGICO DO BRASIL
O presidente Marcelo Rebelo de Sousa destacou a importância da parceria entre os dois países e parabenizou Eduardo Gomes por sua recente eleição para a Mesa Diretora do Senado. “Quero saudar Sua Excelência e dizer que Portugal agradece ao Brasil por ter se tornado independente e se transformar nessa grande nação”, afirmou. O mandatário também ressaltou que o País será sempre um parceiro estratégico do Brasil no continente europeu.
UMA HONRA
Além disso, Rebelo de Sousa fez uma ampla análise da conjuntura mundial e enfatizou o papel do Brasil no cenário internacional. O presidente recordou sua experiência como constituinte há 50 anos e refletiu sobre a evolução das constituições ao longo do tempo. Encerrando o encontro, Eduardo Gomes expressou sua admiração e respeito por Portugal, destacando um vínculo pessoal com o país. “É uma honra recebê-lo na casa do povo brasileiro. Tenho um carinho especial por Portugal, onde minha filha atua como professora”, declarou.

COMITIVA
O presidente Marcelo Rebelo de Sousa esteve acompanhado por uma comitiva que incluiu o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos; o chefe da Casa Civil, Fernando Frutuoso de Melo, e outros assessores.
BRAZILIAN REGIONAL MARKET
Ainda na terça-feira, 18, Eduardo Gomes participou como palestrante do evento Brazilian Regional Market, um movimento voltado para o desenvolvimento dos mercados regionais brasileiros. O encontro reuniu agentes públicos e privados para debater oportunidades de negócios e a aplicação de políticas públicas voltadas para as vocações econômicas de cada região do país. “O Brasil possui uma diversidade econômica imensa, com potencialidades distintas em cada região. O desenvolvimento regional depende de um ambiente favorável para negócios, infraestrutura e incentivos adequados. Nosso papel no Congresso é garantir que políticas públicas sejam implementadas para impulsionar esse crescimento de forma sustentável e equilibrada”, afirmou durante a agenda.