A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), anunciou nesta terça-feira, 19, a isenção da cobrança para o sistema de transporte da Taxa de Fiscalização de Transporte (TFT), que abastece a nova Agência de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (ARP). Além disto, a tucana solicitou audiência com o governador Mauro Carlesse (PHS) para pleitear a redução de alíquota do imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) do diesel. As medidas visam impedir um aumento de 6,4% na passagem de ônibus.
LEIA MAIS
— BOM DIA – Uma saída para evitar alta na tarifa do transporte coletivo de Palmas
O possível aumento já havia sido tema de reunião do Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (CMAMTT) realizada na sexta-feira, 15. Membros do colegiado, os vereadores Moisemar Marinho (PDT) e Claudemir Portugal (PRP) defenderam estas mesmas alternativas, isenção do TFT e do ICMS. Presente na audiência, Cinthia Ribeiro se comprometeu a encaminhar a proposta ao governador, o que foi confirmado nesta terça-feira. O deputado estadual Ivory de Lira (PPL) ficou responsável por mediar o assunto.
Também presente, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Palmas (Seturb) se comprometeu, caso as propostas sejam aprovadas, absorver os 2% de aumento proposto, não onerando a tarifa, além de colocar em circulação 20 novos ônibus. Os vereadores justificaram que rejeitam o aumento da tarifa do transporte público devido ao cenário atual de crise financeira, como também, em razão das naturais dificuldades da população em arcar com os custos do acréscimo.