O 3° Canta Tocantins das Escolas Estaduais definiu os campeões das Superintendências Regionais de Educação (SREs) de Miracema do Tocantins, Porto Nacional e Gurupi. Os estudantes foram selecionados por meio de votação on-line e disputarão a vaga na final estadual, presencialmente, no mês de dezembro, em Araguatins.
A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação é o maior evento de música estudantil tocantinense e busca incentivar a prática do canto e revelar talentos da música, bem como democratizar e ampliar a participação dos estudantes das escolas estaduais em competições musicais.
As disputas on-line são transmitidas no Instagram oficial @canta_tocantins. A seleção ocorre por votação pública virtual no formato de duelos/disputas entre duas ou três escolas, com duração de 24 horas.
Campeões
De Miracema do Tocantins, a campeã na categoria Júnior foi Laysla Gabriela Pereira Guimarães, aluna do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência. Na categoria Silver, a campeã foi Dádiva de Sousa Reis, do Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante, que obteve 1.196 votos.
Em Porto Nacional, a mais bem votada na categoria Júnior foi a estudante Ruth Célia Jorge Rodrigues, da Escola Estadual de Tempo Integral João Pires Querido, com 1.553 votos. Iasmin de Jesus Andrade, do Colégio Doutor Pedro Ludovico Teixeira obteve 1.637 votos e consagrou-se campeã da categoria Silver.
Já na SRE de Gurupi, a dupla Maria Luiza e Mônica Araújo, da Escola Estadual Villa Guaracy, venceu as disputas na categoria Júnior com 2.095 votos. Com 1.536 votos, a melhor da regional na categoria Silver foi Eduarda Gomes Martins Lopes, do Colégio Militar do Estado do Tocantins Presidente Costa e Silva.
Inscrições abertas
A partir desta segunda-feira, 16, é a vez dos estudantes das escolas das SREs de Palmas, Guaraí, Tocantinópolis, Araguatins, Colinas do Tocantins e Dianópolis, se inscreverem. Os alunos têm até o dia 4 de novembro para garantirem a participação na competição.
As inscrições devem ser feitas por meio do e-mail: cantatocantins@seduc.to.gov.br pelas unidades de ensino. Cada escola pode efetivar até duas inscrições, individual ou dupla, podendo ser uma na categoria Júnior (até 14 anos) e/ou outra na categoria Silver (a partir de 15 anos).
Para concorrer, a escola deve enviar vídeo gravado na posição vertical, com a duração de até 1 minuto, cantando à capela da música escolhida (sem auxílio de instrumentos musicais e/ou de recursos tecnológicos para modificar a qualidade vocal) com formato MP4. O vídeo deverá ser nítido, sendo preferencialmente a qualidade do vídeo de, no mínimo, 480p. As músicas inscritas devem ser nacionais, de gêneros variados, não podendo fazer apologia do sexo, ser discriminatória ou ofensiva. Também é vedada a participação de bandas ou grupos musicais.
Além do vídeo, para efetivar a inscrição, a unidade de ensino deve enviar: formulário devidamente preenchido; autorização dos pais ou responsável, quando menor de idade; termo de autorização de uso de imagem e voz; e ainda uma foto digital, na vertical. (Da assessoria de imprensa)