O réveillon está chegando e muitas pessoas já começaram a fazer a lista de planos para o próximo ano. Entre os desejos muito frequentes está o de melhorar o lar. Infiltração, problemas elétricos ou hidráulicos e até questões estéticas estão entre os motivos que fazem com que tantas pessoas estejam precisando fazer uma reforma em um cômodo ou até na casa toda. A questão é que, muitas vezes, a reforma vai ficando para depois e nunca sai do papel.
A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) revisou a projeção do setor e a expectativa é de queda de 2,3% nesse ano. Entre as possíveis causas apontadas como responsáveis por esse resultado está a mudança de comportamento do consumidor que, depois da pandemia, deixou de enxergar as reformas como algo urgente, já que não fica mais tanto tempo em casa. Um modo de pensar que pode causar um prejuízo enorme.
O diretor executivo do projeto Reformaí, Felipe Valente, explica a importância de estar sempre cuidando e melhorando a casa em que se vive. “Se há o desejo de reformar é porque algo está incomodando e não tem porque o lugar para onde todo mundo volta para recarregar as energias, descansar e até desenvolver atividades de lazer não ser o mais agradável possível, mas para além disso, tudo que não é resolvido logo tende a se agravar. Uma parede com mofo, por exemplo, pode indicar um grave problema no encanamento da casa e, com o passar do tempo, a estrutura pode ficar comprometida”, alerta.
Ainda segundo o especialista, uma boa reforma sempre pode valorizar o imóvel, se transformando até em um bom investimento. “Quanto você mudou nos últimos 5 anos? Pois é, para se adequar as suas novas necessidades e prioridades, o seu lar também precisa passar por modificações. Então, para que isso vire realidade em 2024, o ideal é já começar a se organizar: faça um bom planejamento do que precisa ser melhorado na sua residência, comece a fazer o orçamento dos materiais e, claro, a alinhar a questão financeira para que a reforma seja possível”, orienta Felipe.
Reformaí
O Reformaí é um movimento em bloco, de todo o setor de materiais de construção, que visa mostrar aos consumidores a importância de priorizarem investimentos em reforma. O especialista em marketing por trás do projeto e CEO da Amora, Gabriel Moreira, enfatiza que o movimento surgido no final de 2022, visa criar uma comunidade de reformadores. “Nosso objetivo, enquanto Amora, é criar uma comunidade de reformadores onde os participantes não apenas saibam usar os produtos das marcas, mas também compreendam que reformar é uma experiência transformadora, aprimorando o bem-estar familiar. Queremos que os membros do Reformaí, ao reformarem, gerem valor para outros que buscam realizar reformas, transformando o movimento em um ecossistema que se alimenta mutuamente”, pontuou. (Da assessoria de imprensa)