Cimento queimado, simplicidade e uma sensação interiorana de aconchego. Essas são algumas das principais características do banheiro público Gruta, em exposição na CASACOR, e que foi projetado pelo arquiteto Paulo Correa. A inspiração para o espaço fica a 151 km de distância de Palmas, em Cristalândia, no sudoeste do estado. Com pouco mais de seis mil habitantes e 70 anos de existência, a cidade é parte importante da história do estado e agora pode ser visitada, de certa forma, na própria Capital.
As cores usadas na pintura e na decoração do espaço, um quadro que simboliza o Rio Tocantins e a beleza de pedras preciosas, em alusão as que foram e seguem sendo extraídas de Cristalândia, além de detalhes, como as cortinas de cabaça de um artesão local, tudo no ambiente foi minuciosamente pensado para valorizar os elementos regionais, segundo Paulo. “A ideia era mostrar um pouco do Tocantins real, que é humilde, mas apaixonante”, afirma. E ele não é o único expositor da mostra a pensar assim.
Entre outros exemplos desse tipo de trabalho, que valoriza a cultura, está a Casa Taquaruçu, do arquiteto Symon Mesquita, que constrói uma atmosfera afetuosa e representativa através de elementos naturais locais, como pedras, madeiras e linho. De modo a criar uma casa de campo tradicional e, ao mesmo tempo, inovadora, perfeita para o distrito de Taquaruçu. Já a casa de aromas projetada pelos arquitetos Fernando Neri e Marcela Cunha cria uma conexão cultural entre os visitantes e o espaço, por meio de texturas naturais e tons que remetem as cores das paisagens tocantinenses. Ideia que combina com a essência da marca representada, que também é local.
A CASACOR, em todas suas edições, tem como característica a valorização dos elementos regionais de cada estado e cidade por onde passa, já que a arquitetura, a decoração e o design são influenciados por fatores geográficos, climáticos e também pelos recursos naturais disponíveis em cada lugar. E esse conceito está ainda mais forte nessa edição, que tem como tema ‘Corpo e morada’, afinal, não há como falar dos locais que habitamos sem trazer os elementos que remetem a isso.
A mostra que segue no Capim Dourado Shopping até o dia 29 de outubro, contempla um espaço de 2.600 metros quadrados, com 25 ambientes para serem visitados. Às terças e quartas são solidárias, todo o público entra com 50% de desconto e o horário de funcionamento da mostra é das 16h às 22h de terça a sábado, e aos domingos e feriados das 15h às 21h. Os ingressos para a CASACOR Tocantins 2023 podem ser adquiridos através do link:
https://appcasacor.com.br/events/tocantins-2023/tickets