O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais encontrou neste domingo, 9, os corpos de mais três pessoas que estavam desaparecidas após o acidente em Capitólio (MG). Agora são dez os mortos no acidente ocorrido nesse sábado, 8, que envolveu a queda de parte de um cânion sobre lanchas que passeavam pelo lago de Furnas. São 31 feridos. Não há mais nenhum desaparecido.
Quatro embarcações foram atingidas, das quais duas afundaram, e 31 pessoas ficaram feridas. Sete pessoas que morreram e os três desaparecidos estavam todos na mesma lancha. Segundo os bombeiros, 23 vítimas foram atendidas e liberadas na Santa Casa de Capitólio. Duas pessoas com fraturas expostas estão em atendimento na Santa Casa de Piumhi e outras quatro, com ferimentos leves, estão na Santa Casa de São José da Barra. A Santa Casa de Passos recebeu dois pacientes.
A Marinha auxiliou o Corpo de Bombeiros com equipes de Busca e Salvamento (SAR). Um inquérito será instaurado para apurar o incidente.
Por meio de seu perfil no Twitter, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, se pronunciou sobre o acidente: “Sofremos hoje a dor de uma tragédia em nosso Estado, devido às fortes chuvas, que provocaram o desprendimento de um paredão de pedras no lago de Furnas, em Capitólio. O governo de Minas está presente desde os primeiros momentos através da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros”.
O governador interino do Tocantins, Wanderlei Barbosa (sem partido) também se manifestou sobre a tragédia e alertou sobre os riscos nas áreas de inundações e alagamentos. “A atenção precisa ser redobrada em áreas de encostas, morros e com enxurradas. Meus sentimentos e solidariedade às vítimas e familiares da tragédia nos Cânions do Lago Furnas”, afirmou Wanderlei. (Com informações da Agência Brasil e Folha de S.Paulo)
O acidente:
Grupo chegou a pedir para turistas deixarem proximidades do local do acidente:
Sábado muito triste em Capitólio-MG. Devido às fortes chuvas em quase todo o País, alertamos a todos que evitem áreas de inundações e risco de alagamentos, e a atenção precisa ser redobrada em áreas de encostas, morros e com enxurradas.
Meus sentimentos e solidariedade às vítimas e familiares da tragédia nos Cânions do Lago Furnas. Estamos em oração, pedindo a Deus que ampare a todos! Nosso respeito às equipes que trabalham no resgate. Deus os abençoe.
Wanderlei Barbosa
Governador em exercício do Estado do Tocantins