Desde sua criação em 2002, o Feirão do Imposto se tornou um marco na disseminação da informação tributária de forma acessível à população brasileira. Com o objetivo principal de conscientizar, capacitar e gerar um impacto significativo na sociedade, o evento que ocorre anualmente destaca a alta carga tributária que contribuintes e empresas enfrentam no país.
No Tocantins, o Feirão do Imposto começou nesta quarta, 1º, e seguirá até dia 25, oferecendo uma oportunidade única para a sociedade local se engajar nesse importante diálogo sobre tributação e desenvolvimento econômico. O evento promete ser um espaço de aprendizado, reflexão e engajamento cívico, visando construir uma sociedade mais consciente e participativa na busca por uma carga tributária justa e eficiente.
Monnyelle Rodrigues, presidente da Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores do Tocantins (AJEE-TO), relata que a cada edição, o Feirão do Imposto aborda um tema específico, visando ampliar o entendimento sobre questões tributárias e suas implicações na economia e no cotidiano dos cidadãos. Em 2024, o foco recai sobre a difícil realidade enfrentada pelos brasileiros devido ao elevado percentual de impostos sobre o consumo. Além disso, destaca-se a complexa cadeia de repasses tributários que as empresas enfrentam, desde a produção até o consumidor final, evidenciando a necessidade de buscar uma carga tributária mais equilibrada para o setor empresarial.
“Nesse ano vamos unir forças com outras entidades, conselhos, sindicatos e empresas para gerar impacto para toda a cadeia de contribuição. Queremos que empresários e consumidores estejam cada vez mais conscientes de quais são os tributos que pagamos. Além disso, iremos ser propositivos ao legislativo, iremos protocolar propostas de melhorias ao ecossistema tributário empresarial nos segmentos da indústria, comércio, serviço e tecnologia. Unidos podemos desenvolver o Tocantins através de projetos como o Feirão do Imposto e torná-lo cada vez mais propício ao empreendedorismo”, destaca.
Um dos pontos cruciais abordados nesta edição é a importância de compreender o funcionamento dos impostos estaduais e a análise de custo-benefício das compras realizadas em outros estados. Muitas vezes, a aparente economia ao adquirir produtos de fora pode ser neutralizada pelos tributos adicionais ou pela falta de investimento no desenvolvimento local.
Os participantes do Feirão são convidados a refletir sobre quanto realmente pagariam por produtos e serviços se não fossem os impostos federais, estaduais e municipais embutidos em suas despesas diárias. “Atualmente, estima-se que o brasileiro dedique cerca de 150 dias por ano apenas para pagar impostos, evidenciando a relevância do debate sobre a eficiência e a transparência do sistema tributário. E esse ano já temos ações previstas de café com empresários, palestras em universidades, capacitações, podcasts e muito mais. Já estão apoiando nossa iniciativa entidades como, Sebrae, CRC, CRA, CDL, ATOS, ADAT, UFT, FAPTO, ACIPA, SINDESTO e muitas outras. Podemos afirmar que esse ano o Feirão do Imposto promete ter entregas concretas que irão impactar positivamente toda a sociedade tocantinense”, finaliza a presidente da AJEE Tocantins, Monnyelle Rodrigues.