Estudantes da Escola SESI de Referência de Araguaína se destacaram durante a fase regional do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League Challenge (FLL) realizado no último final de semana, 15 e16 de fevereiro, em São Luís (MA). Os resultados garantiram a classificação para a etapa nacional da competição, denominado Festival SESI de Robótica, que acontece em março em Brasília (DF).
Duas equipes tocantinenses participaram do torneio, a Tucuna FLL na categoria First Lego League no Brasil e a equipe Tucuna na categoria F1 in Schools. Entre as mais de 100 equipes da categoria de FLL, a Tucuna FLL ficou em 1º lugar geral o que rendeu a classificação direta para a etapa nacional.
A diretora da Escola SESI Araguaína, Carmelita Cavalcante, relata a felicidade pela classificação para o nacional e reforça a importância da robótica na formação dos estudantes. “A robótica vai muito além da competição, ela desenvolve criatividade, trabalho em equipe e prepara nossos jovens para os desafios do futuro. Estamos muito orgulhosos dessa conquista e do impacto transformador que a robótica tem na vida de cada um deles”, relatou a diretora.
A estudante Lys Oliveira, da equipe FLL, falou da conquista pela primeira vez da vaga no nacional. “Era um sonho que parecia distante, mas conquistamos e essa vitória nos ensinou uma grande lição! Aprendemos que as coisas boas acontecem quando menos esperamos, mas também quando decidimos acreditar sem medo”, disse a estudante.
A equipe Tucuna F1, que já estava com a vaga na etapa nacional garantida, participou do torneio regional no Maranhão para testar o carro e avaliar o desempenho na pista, mas foram além: alcançaram o primeiro lugar nas subcategorias Projeto Social, Apresentação Verbal e Mata-Mata.
“Nossa equipe superou desafios, aprimorou habilidades e mostrou grande espírito de inovação. A conquista dos três troféus foi um reconhecimento do nosso esforço, mas o maior ganho foi o aprendizado e a evolução ao longo da competição. Essa jornada reforçou a importância do trabalho em equipe, da persistência e da paixão pela tecnologia,” pontuou o estudante competidor da F1 in Schools, João Pedro Meneses.
O superintendente do SESI no Tocantins, Fernando Wirthmann, falou das classificações e do quanto é importante o incentivo e comprometimento de todos. “O desempenho dos nossos estudantes no Torneio Regional de Robótica nos deixa muito orgulhosos. Esse alcance é resposta de um trabalho coletivo de todo o SESI e da Federação das Indústrias (FIETO), com apoio do presidente Roberto Pires. Agora, estamos prontos para a etapa nacional com nossas equipes de Araguaína e Gurupi e temos a certeza que vamos representar de forma muito honrosa o Tocantins em Brasília agora no mês de março”, pontuou.
O superintendente do SESI Maranhão, anfitrião do Torneio Regional, enalteceu a presença do Tocantins e pontuou o que tem por trás dos ótimos resultados das duas equipes. “Os resultados demonstram o comprometimento do superintendente Fernando Wirthmann e de toda a gestão superior do SESI Tocantins, com a qualidade da educação, com os programas de educação tecnológica e robótica, o que vem colocando o estado como um dos protagonistas no Brasil nessas modalidades”, disse Diogo Lima superintendente do SESI no MA.
O Torneio
Durante dois dias o Torneio SESI de Robótica First LEGO League Challenge, Regional Maranhão, realizado em São Luís, reuniu mais de 6 mil pessoas, sendo 1500 competidores divididos entre 102 equipes na modalidade FLL e 20 equipes de F1 in Schools.
Os estudantes dos 10 estados presentes na etapa regional competiram entre si e colocaram em prática a temporada “Submerged”, que tem como proposta incentivar soluções para problemas ambientais, como poluição marinha e preservação dos habitats oceânicos.
Pódio First LEGO League Challenge (FLL)
Champion’s Award – Tucuna FLL (TO): classificada para o nacional (1º lugar Geral)
Pódio F1 in Schools- Subcategorias
Melhor Apresentação verbal – Tucuna (TO)
Melhor Projeto Social – Tucuna (TO)
Mata-mata- Tucuna (TO)
Conheça a equipe Tucuna FLL:
Estudantes competidores: Lys Oliveira, Valentina Vasconcelos, João Pedro Costa, Gustavo Melo, Ricardo Luz e Ana Clara Arcanjo
Técnicos: professor Marcelo Wanderley de Almeida Santos
Conheça a equipe Tucuna F1 in Schools
Estudantes competidores: João Pedro Menezes, Isabel Aschidamini, Ana Clara Balbi e Lucca Sandes
Técnicos: professor Elver Pereira Santana das Chagas