Entre os dias 2 e 4 de junho, a Rede Municipal de Ensino de Araguaína recebeu uma equipe técnica do Instituto Ayrton Senna (IAS), composta por profissionais que realizaram atividades focadas na formação continuada de professores, coordenações e escolas envolvidas na implementação dos programas de correção de fluxo do Instituto como o Se Liga e o Acelera Brasil.
A visita também contou com a entrega de mais um reconhecimento oficial à Prefeitura de Araguaína, destacando as ações realizadas em prol da melhoria da educação básica. Durante o momento, o prefeito Wagner Rodrigues destacou a importância da parceria e os avanços registrados pela rede municipal ao longo dos anos.
“É ótimo estar recebendo, mais uma vez, o prêmio do IAS pela qualidade e responsabilidade de toda a nossa gestão. Nossa equipe de educação faz um trabalho de eficiência, de muito comprometimento com a população. É muito bom ver a alegria de cada uma daquelas crianças que passam por esses programas e são reconhecidas por isso. Araguaína é uma cidade que, de fato, inspira muito em inovação, comprometimento e responsabilidade social”, ressaltou o prefeito.
Além dos encontros formativos com professores, o Instituto realizou visitas técnicas às escolas e turmas participantes dos programas. O objetivo foi realizar uma imersão na realidade das unidades escolares, identificar os principais desafios enfrentados e oferecer apoio para a superação dessas dificuldades. A agenda também incluiu momentos de sugestões para ampliar as aprendizagens e o desenvolvimento das metodologias adotadas nos programas, que em Araguaína têm 99% ou 100% de aproveitamento.
Essas iniciativas conjuntas têm contribuído para a diminuição do percentual de alunos com defasagem escolar e para a evolução dos resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Ao final de cada ano letivo, a rede municipal registra altos índices de aprovação e aceleração dos alunos.
Formação continuada e visitas nas escolas
O tema central da formação foi Educação Integral. Ao longo da semana, foram promovidos diversos momentos para ampliar o aprendizado da equipe que atua diretamente em sala de aula. Além disso, as visitas técnicas às escolas permitiram que a equipe do IAS conversasse com os alunos para compreender melhor a realidade local, possibilitando uma experiência mais imersiva e fundamentada para sugerir estratégias eficazes para os desafios educacionais.
A professora Avanilúcia Tavares está na Rede Municipal há 22 anos e compartilha sua experiência com as formações ofertadas pelo Instituto.
“As capacitações contribuem muito para enriquecer nosso trabalho e nossa prática pedagógica. A cada nova formação promovida pelo Instituto, aprendemos ainda mais e ganhamos mais bagagem para desenvolver nossas atividades. Essa parceria com o Instituto tem sido fundamental para a melhoria do ensino e nossa equipe demonstra muita força. Os bons resultados vêm justamente desse esforço coletivo, de uma equipe unida, que trabalha em prol do desenvolvimento das crianças. E, quando chega o final do ano, conseguimos ver o quanto elas evoluíram”, comenta a professora.
Reconhecimento entregue durante visita ao gabinete
Na visita ao gabinete do prefeito, a equipe do IAS realizou a entrega de uma placa em homenagem à cidade por ser um município que acelera a qualidade da educação, celebrando mais uma etapa da parceria de 24 anos entre o município e o Instituto. O momento evidencia os avanços conquistados por meio dos programas de correção de fluxo escolar.
Estiveram presentes na reunião o prefeito Wagner Rodrigues, representantes do Instituto Ayrton Senna, a secretária municipal da Educação, a coordenadora dos programas de correção de fluxo no município, além de membros da equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação (SEMED).
“Para o IAS, Araguaína é uma grande referência no que diz respeito ao compromisso com a educação. A implementação dos programas aqui acontece de forma brilhante, por causa da coordenação que Araguaína tem e dos seus profissionais engajados. Todas as pessoas estão envolvidas com o mesmo propósito de levar desenvolvimento aos alunos, e isso faz com que essa parceria entre o Instituto e Araguaína seja um sucesso”, ressalta Izabela van Ham Colchete, agente técnica do IAS.
Experiência positiva nas escolas
Na Escola Municipal Zeca Barros, onde o programa Se Liga foi oferecido até o final do ano passado e neste ano foi instituída uma turma do Acelera Brasil, a diretora Odeanes Maria Alves destacou a importância dos programas e da visita do IAS para o desenvolvimento dos alunos.
“Para nós, é um prazer poder receber o Instituto na escola, porque essa visita reforça tudo que vivenciamos e trabalhamos diariamente com os nossos alunos. O que mais se destaca no programa é o impacto que ele tem na vida dessas crianças. Muitas vezes são estudantes desmotivados, que por algum motivo acabaram se perdendo no ensino regular e apresentam muita dificuldade com leitura, escrita e alfabetização. Quando ingressam no programa, conseguem resgatar a vontade e o prazer de estudar e aprender”, disse Odeanes.
A estudante Ana Vitória é um dos exemplos desse avanço. Aos sete anos, ela se mudou para a França, onde passou três anos e foi novamente alfabetizada. Ao retornar ao Brasil, deveria estar no quinto ano, mas foi realocada para o quarto. Atualmente, estuda na turma do Acelera Brasil da Escola Municipal Zeca Barros.
“O Acelera é muito legal. Eu evoluí bastante, porque antes eu não sabia muito sobre divisão de números, e agora entendo bem mais de Matemática. Também melhorei na leitura, porque antes eu quase não lia. A professora é muito legal, ensina bastante e é muito calma. Quando a gente não entende, ela explica de novo, uma, duas ou até três vezes”, comentou a aluna.
Implementação dos programas em Araguaína
Em Araguaína, os programas Acelera Brasil e Se Liga têm sido instrumentos fundamentais para promover avanços educacionais. Por meio de metodologias estratégicas e acompanhamento individualizado, os estudantes recebem suporte para superar suas dificuldades e progredir nos estudos. As equipes pedagógicas realizam atividades que tornam o aprendizado mais atraente e efetivo.
Os dois programas atuam na prevenção da repetência, recuperação da defasagem idade/série e combate ao abandono escolar. Ambos promovem a recomposição de níveis, possibilitando que os alunos avancem para o ano correspondente à sua idade, mesmo que tenham acumulado atrasos desde o início da escolarização. A principal diferença é que o Acelera Brasil trabalha com conteúdos e metodologias voltados para acelerar o aprendizado dos alunos em dois anos ou mais, enquanto o Se Liga foca na alfabetização com as habilidades necessárias para o ano seguinte, embora também possa acelerar os estudantes.
Desde a adoção desses programas, Araguaína atingiu metas expressivas, como 99% a 100% de alfabetização e aceleração escolar em todas as séries, redução da evasão, melhora na frequência escolar e aumento da quantidade de livros lidos pelos estudantes da rede municipal.
Reconhecimento nacional
Em julho do ano passado, Araguaína foi uma das cidades homenageadas durante o Evento de Reconhecimento aos Territórios Parceiros do Instituto Ayrton Senna, realizado em São Paulo. O município recebeu uma premiação por seu compromisso e resultados relevantes na implementação de políticas públicas educacionais, com destaque para o avanço na correção da distorção idade/ano escolar. Ao todo, 80 municípios foram contemplados com placas de homenagem por suas contribuições à educação.
Durante a recente visita do IAS na cidade, Paloma Sanches, analista de canais do Instituto, destacou o esforço do município para o alcance de diversos reconhecimentos.
“Os indicadores educacionais refletem o esforço de todo o município na melhora da qualidade da educação pública. A gente tem uma redução considerável da distorção idade/série em Araguaína, o que é muito bacana. E nós estamos muito felizes de estar aqui com esse grupo de educadoras potentes para ver como de fato as coisas acontecem aqui na ponta. O IAS visa que essa parceria com Araguaína dure muitos anos”, pontua.