O final de semana promete muita adrenalina para os araguainenses, atletas locais, regionais e de todo o Brasil, que estão nos últimos preparativos para o evento internacional AJP Tour (Abu Dhabi Jiu Jitsu Pro), que será realizado a partir das 10 horas, no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, nos dias 14 e 15 de outubro, sábado e domingo. A Prefeitura de Araguaína é parceira no torneio e a entrada é gratuita para o público.
O AJP TOUR contará com três categorias principais – Iniciante, Intermediário e Profissional, divididas em 25 faixas etárias masculinas e femininas, sendo abertas para atletas da faixa branca à faixa preta. Há, ainda, a divisão nas modalidades NoGI (termo em inglês usado para definir a prática da arte marcial sem kimono, mas com o uso de roupas adequadas) e Gi (com o uso de kimono).
Dentre os atletas inscritos está Hanna Ribeiro, praticante de jiu-jitsu há 14 anos, faixa preta e professora. Moradora de Salinópolis (PA), ela ocupa o 1º lugar no ranking nacional na modalidade NoGI. O título foi alcançado após a participação no AJP TOUR realizado em Goiânia (GO).
“Minha preparação é diária e sempre intensifico os treinos para as competições. Estou muito feliz em poder participar de mais um grandioso evento que será em Araguaína e minha expectativa é trazer outro ouro para a minha cidade. Também quero parabenizar a prefeitura pelo apoio que está dando a esse grande evento, porque é fundamental para o crescimento da modalidade”, disse Hanna.
Último dia de inscrições
O último dia para os atletas se inscreverem é nesta quarta-feira, 11, por meio site https://www.araguaina.to.gov.br/. “Com as inscrições que devem ser feitas mais próximas do evento, a expectativa é termos 800 atletas inscritos. Além disso, temos ônibus vindo de São Luiz e Belém e participantes de todo o Brasil”, informa o atleta araguainense de Jiu-Jitsu e organizador local do evento, Roniedson Andrade.
Informações técnicas
Para participar, o atleta precisa cumprir o peso da categoria em que se inscreveu. A primeira pesagem oficial inicia na sexta-feira, 13, às 16 horas, com os atletas kids, que correspondem às crianças de 4 a 17 anos, na modalidade Gi.
Quem não conseguir, poderá ir no dia seguinte, sábado, 14, das 7h30 até às 9 horas, tendo em vista que logo após a abertura oficial do evento, às 10 horas, está previsto o início das lutas das categorias Kids.
No sábado, 14, às 16 horas começará a pesagem da categoria Adulto (18 a 29 anos) e Master (atletas com mais de 30 anos). Quem não pesar no sábado poderá fazer jo domingo, das 7h30 às 9 horas. As lutas dessas categorias iniciam às 10 horas.
O Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma será dividido em cinco áreas de lutas oficiais. O torneio contará com mais de 40 profissionais envolvidos, dentre eles uma equipe formada por 10 árbitros.
“Todos são qualificados para intermediar os combates utilizando as regras do AJP e estarão trabalhando para realizar o bom andamento do evento, divididos em diversas funções, como Árbitros, Stafs, Mesários, Staf de premiação, coordenador de Arbitragem, diretor técnico e apoio”, explica o coordenador de Arbitragem da Região Norte da AJP, Hadhames Fernandes.
Saiba mais sobre o torneio
Neste ano, a AJP Tour realizou 12 etapas classificatória em 10 cidades: Guarapari (ES), Fortaleza (CE), Gramado (RS), Balneário Camboriú (SC), Belém (PA), Macapá AP), Rio de Janeiro, Goiânia, São José dos Pinhais (PR) e Brasília. Araguaína será a segunda cidade da região norte do país a ter uma etapa do AJP Tour no ano.
Criado em 2009, o Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro já promoveu mais de 150 eventos em seis continentes com a missão de levar o Jiu-Jitsu ao profissionalismo e fazer de Abu Dhabi a capital mundial do esporte. Atualmente, Tóquio (Japão), Los Angeles (EUA), Rio de Janeiro (Brasil), Abu Dhabi (Emirados Árabes) e Moscou (Rússia) são as cidades-sede da comunidade global do esporte.
Os eventos da AJP são transmitidos ao vivo para mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo em mais de 60 países. Na atual temporada 2022/2023, a previsão é promover mais de 170 campeonatos nacionais, continentais e internacionais. (Da assessoria de imprensa)