Em prévias para a Conferência Nacional de Educação 2024 (Conae), Araguaína sediou, nos dias 31 de outubro e 1° de novembro, a Etapa Regional da Conferência, visando a elaboração de propostas para subsidiar o novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2024/2034. A etapa municipal é a mais importante, porque nela são formuladas as propostas que serão levadas para as fases estadual e nacional.
O evento contou com a participação de representantes dos 16 municípios que compõem a regional de Araguaína. “Essa temática nos leva a refletir e repensar os rumos da Educação, na busca por um sistema cada vez mais fortalecido e que atenda aos anseios da sociedade”, afirmou a secretária da Educação de Araguaína, Elizângela Moura.
Eixos temáticos
Os participantes foram divididos em sete eixos temáticos: o Plano Nacional de Educação como articulador do Sistema Nacional de Educação (SNE); A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social; Educação, Direitos Humanos, Inclusão e Diversidade; Gestão Democrática e educação de qualidade; Valorização de profissionais da Educação; Financiamento público da educação pública; e Educação comprometida com a justiça social.
“Os coordenadores iniciaram com uma breve abordagem de cada eixo, na sequência fizeram o debate para as proposituras, as metas e as estratégias para a gente acrescentar, rejeitar ou até mesmo concordar com as propostas que vieram do texto orientador nacional”, explicou a presidente do Fórum Municipal, Silvínia Pires.
“Esse é o maior eixo da conferência, porque engloba o acesso à Educação de qualidade social a todos os níveis de ensino e a todas as pessoas, independentemente da idade, e em todos os locais. As abordagens foram desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental, Ensino Médio, Universidade e Ensino Técnico. Então, de fato, temos um desafio grande aqui, que é analisar as 11 metas do PME e 104 estratégias”, comentou o superintendente da Educação de Araguaína, Railon Borges, participante do Eixo 2 da Conferência.
A secretária da Educação de Piraquê, Santana Guide, participou do Eixo 6, em que foram discutidos os recursos destinados à Educação. “É um momento bastante produtivo, com muita interação, discutindo e buscando uma Educação de qualidade no nosso país. Abordamos assuntos como a aplicação de recursos na alimentação escolar, livros didáticos, entre outros”, disse.
Cada Eixo discutiu suas metas e estratégias e, na sequência os participantes fizeram a socialização e as propostas de alterações que serão levadas para a etapa estadual.
Encaminhamentos
“O principal desafio é propor ações para 10 anos em um dia, mas eu acredito que todos nós, educadores, iremos tirar proposituras que irão melhorar a Educação. Acredito que esse dia irá nos tirar o máximo para melhorar a Educação desse país”, afirmou a secretária da Educação de Wanderlândia, Ana Célia Macena.
Ao final do evento, foram eleitos os delegados que representarão a regional de Araguaína na etapa estadual da Conae. A conferência permite que estudantes, pais, profissionais da educação, gestores, agentes públicos e da sociedade civil organizada de modo geral participem do desenvolvimento da educação nacional, discutindo os principais temas da educação, da creche à pós-graduação. (Da assessoria de imprensa)