O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, parabenizou Luiz Inácio Lula da Silva por sua eleição como novo chefe de Estado do Brasil neste domingo, 30. O petista obteve 50,8% dos votos e derrotou o atual mandatário, Jair Bolsonaro, que ficou com 49,1%. “Eu envio meus parabéns para Luiz Inácio Lula da Silva por sua eleição para ser o próximo presidente do Brasil após eleições livres, justas e com credibilidade. Estou ansioso para trabalharmos juntos para continuar com a cooperação entre nossos dois países nos próximos meses e anos”, escreveu Biden por meio de um comunicado oficial da Casa Branca.
O rápido reconhecimento da vitória de Lula contrasta com a atitude de Bolsonaro após a eleição do próprio Biden, em novembro de 2020. O brasileiro, aliado do republicano Donald Trump, foi um dos últimos líderes mundiais a enviar a comunicação formal de parabéns.
Além disso, Biden e Bolsonaro tiveram diversos atritos públicos, especialmente, sobre as questões ambientais e a preservação da Amazônia.
Já a relação entre Lula e Biden vem de longa data, pois o norte-americano era vice-presidente dos EUA durante o governo de Barack Obama – que coincidiu com o fim do mandato de Lula entre 2008 e 2010.
O presidente da França, Emmanuel Macron, parabenizou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por sua vitória nas eleições de 2022. “Parabéns, caro Lula, por sua eleição, que dá início a um novo capítulo da história do Brasil”, escreveu o líder francês no Twitter, em português. “Juntos, vamos unir nossas forças para enfrentar os muitos desafios comuns e renovar o vínculo de amizade entre nossos dois países”, acrescentou Macron, que sempre manteve uma relação conturbada com Jair Bolsonaro por causa da Amazônia.
O presidente da França chegou a receber Lula em Paris em novembro de 2021, quando o petista já construía sua candidatura para enfrentar o atual mandatário nas eleições deste ano.
LÍDERES LATINOS
O presidente do Equador, Guillermo Lasso, se manifestou pelas redes sociais pela vitória de Luiz Inácio Lula da Silva como novo presidente do Brasil. “Parabenizo Lula por sua eleição como presidente da República Federativa do Brasil. Na democracia, continuaremos a fortalecer a amizade e a cooperação entre nossos países, por dias melhores para nossos cidadãos. Nossa região continua se integrando na pluralidade”, afirmou.
O mandatário do México, Andrés Manuel López Obrador, também se manifestou pelo Twitter. “Lula venceu, povo abençoado do Brasil. Haverá igualdade e humanismo”, postou com uma foto do petista.
O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, foi mais um a se manifestar pela vitória de Luiz Inácio Lula da Silva “O povo do Brasil falou. Estou ansioso para trabalhar com Lula para fortalecer a parceria entre nossos países, entregar resultados para canadenses e brasileiros e avançar em prioridades compartilhadas – como proteger o meio ambiente. Parabéns, Lula!”, postou em suas redes sociais.
O presidente do Chile, Gabriel Boric, republicou uma postagem da conta oficial de Lula no Twitter e escreveu “Lula. Alegria!”. Também o mandatário da Colômbia, Gustavo Petro, usou o Twitter para escrever um “Viva Lula”.
O chefe de Estado da Argentina, Alberto Fernández, parabenizou o petista e afirmou que “sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje”.
“Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos. Depois de tantas injustiças que você viveu, o povo do Brasil o elegeu e a democracia triunfou. A América Latina sonha”, postou.
Também a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, também usou a rede social para se manifestar. “Hoje mais do que nunca, amor e muita felicidade. Obrigado povo do Brasil. Obrigado, camarada Lula, por devolver alegria e esperança à nossa América do Sul”, postou.